• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Comprar chiller maior que o necessário pro futuro...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Reaction score
138
Fala Galera!

Minha empolgação com as brejas caseira só cresce! Aí vocês é que sofrem com minhas perguntas e solicitações de ajuda... Prometo retribuir no futuro quando tiver alguma experiência, rs.

Então, minhas questão é bem essa do título e to inseguro, precisando da ajuda de vocês. Tenho duas opões de compra de chiller de alumínio usado. Um de 7,5m, certinho pra minhas levas de 10 litros (panela n.30, 19 litros) e tem um outro chiller quase mesmo preço, maior, de 16m, também a venda.

Que vocês acham? Vou no de 16 metros pra, se eu quiser aumentar a produção, eu já tenha um maior que dê conta?

Outra: perco ou ganho eficiência por ele ser maior? Ou não faz diferença?

É isso, grande abraço.

Fala Galera!

Minha empolgação com as brejas caseira só cresce! Aí vocês é que sofrem com minhas perguntas e solicitações de ajuda... Prometo retribuir no futuro quando tiver alguma experiência, rs.

Então, minhas questão é bem essa do título e to inseguro, precisando da ajuda de vocês. Tenho duas opões de compra de chiller de alumínio usado. Um de 7,5m, certinho pra minhas levas de 10 litros (panela n.30, 19 litros) e tem um outro chiller quase mesmo preço, maior, de 16m, também a venda.

Que vocês acham? Vou no de 16 metros pra, se eu quiser aumentar a produção, eu já tenha um maior que dê conta?

Outra: perco ou ganho eficiência por ele ser maior? Ou não faz diferença?

É isso, grande abraço.
O maior, sem dúvida, já que a diferença de preço é pouca. Suas levas de 10 litros irão resfriar mais rápido devido a uma maior superfície de contato.

Opa Cleber, beleza meu velho? Obrigado pela resposta!

Só mais uma coisinha: pedi ao cara que ta vendendo pra medir esse maior de 16m e ele me disse que ele tem menor diâmetro que o outro chiller pequeno (é o mesmo vendedor), além disso o maior mede uns 50cm de altura. Minha panela mede menos que 30cm. Ou seja, metade dele vai ficar fora do mosto... E aí, vou mesmo no maior?

Valeu.

Opa Cleber, beleza meu velho? Obrigado pela resposta!

Só mais uma coisinha: pedi ao cara que ta vendendo pra medir esse maior de 16m e ele me disse que ele tem menor diâmetro que o outro chiller pequeno (é o mesmo vendedor), além disso o maior mede uns 50cm de altura. Minha panela mede menos que 30cm. Ou seja, metade dele vai ficar fora do mosto... E aí, vou mesmo no maior?

Valeu.
Veja, se o comprimento do tubo que ficar submerso for, por exemplo, de pelo menos 7,5m, que é a medida do outro chiller, então você no mínimo terá a mesma eficiência, sendo assim será um item a menos pra você substituir quando quiser aumentar sua produção.

A parte que fica pra fora realmente vai ser "inútil" a princípio, pois não vai te dar ganho no tempo de resfriamento (não está em contato com o mosto).
Mas lembre-se que você mesmo pode aumentar o diâmetro dele, basta ir abrindo o chiller, para caber melhor na sua panela.

Mas sendo o mesmo preço (o que é estranho) vai fundo...

Mas sendo o mesmo preço (o que é estranho) vai fundo...

Isso aí, Markel! Com a ajuda de você e Cleber decidi. Vou mesmo fundo no maior.
Obrigado a vocês dois.
Grande abraço.

Isso aí, Markel! Com a ajuda de você e Cleber decidi. Vou mesmo fundo no maior.
Obrigado a vocês dois.
Grande abraço.

Uma outra opção para você é comprar aqueles tubos de cobre ou alumínio e você mesmo montar seu próprio chiller.

É muito fácil de enrolar o tubo...

Uma outra opção para você é comprar aqueles tubos de cobre ou alumínio e você mesmo montar seu próprio chiller.

É muito fácil de enrolar o tubo...

Verdade, tomazela. Pensei nisso. Mas acaba que o preço que to comprando os chillers usados fica igual ou mais barato que comprar os tubos de alumínio aqui em BH.

A propósito: olhei os preços numa loja aqui, deu que 1kg de tubo de alumínio 1/2 polegada dá mais ou menos 5,30m dele. Eles só vendem no quilo, que custa 43 reais. Aí é muuuuito melhor comprar o usado. Acho que consigo negociar o usado de 16m por 50 conto, saca?

Mas valeu a dica, de todo jeito.

Back