• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Como montar meu Herms

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
Olá pessoal faço cerveja há uns 4 anos, tenho um sistema de 3 panelas para brassagens de 50lt, tenho pesquisado bastante sobre o sistema HERMS, li bastante coisas por aqui, mas mesmo assim estou como muitas duvidas ainda. Minha intenção é montar um sistema com panelas de 160lt, minhas duvidas são as seguintes:
-Qual o tamanho ideal da panela HLT, sabendo que a MLT e a de fervura serão de 160lt?
-Qual o tamanho e bitola ideal para a serpentina da panela HLT?
- Uma resistência de 9000w consegue ferver um mosto de aproximadamente 150lt? Sei da regra de 1000w para cada 10lt, porém recebi uma informação de um técnico da BeerMax que me disse que na pratica 9000w aguentaria.
Me desculpe os moderadores se eu estiver quebrando alguma regra do forum, sou novo por aqui e essa é minha primeira postagem.
Grato!

Bem vindo ao Fórum.

1° Não há um tamanho ideal, mas a ideia é ter uma boa margem acima de 160 litros, já que está é usada como água de lastro.
2° 1/2 pol. já seria o suficiente, eu não usaria a serpentina dentro da HLT. Usaria em uma panela menor quase do tamanho da serpentina, assim seria mais fácil controlar a temperatura e mais rápido para alcançar a temperatura desejada.
3º 9000w pode aguentar, mas será intensa? Talvez tenha que ferver por mais tempo para atingir o FG.

Bem vindo ao Fórum.

1° Não há um tamanho ideal, mas a ideia é ter uma boa margem acima de 160 litros, já que está é usada como água de lastro.
2° 1/2 pol. já seria o suficiente, eu não usaria a serpentina dentro da HLT. Usaria em uma panela menor quase do tamanho da serpentina, assim seria mais fácil controlar a temperatura e mais rápido para alcançar a temperatura desejada.
3º 9000w pode aguentar, mas será intensa? Talvez tenha que ferver por mais tempo para atingir o FG.
Mas a panela H.L.T não deve ter a serpentina dentro necessariamente?
Qual resistência vc recomendaria então?

Você está se baseando no site The Electric Brewery? É assim que o projeto deles usa a serpentina, mas veja pelo lado prático, o que é mais fácil, rápido controlar e chegar a temperatura desejada: uma panela de 200 litros ou uma de 10 litros? No HLT você terá que ter água filtrada para usar na lavagem de grãos ou para adicionar na fervura para correção de OG/FG. Já usando uma panela menor somente para a serpentina pode usar água direto da rede. Outra situação vai ser o dimensionamento da resistência para a HLT.
Para fervura usaria no minimo 15000 w ou o que você pode fazer é usar mais de uma resistência na panela, começa usando uma de 9000 w se achar que não está fervendo o suficiente só instalar mais uma.

Você está se baseando no site The Electric Brewery? É assim que o projeto deles usa a serpentina, mas veja pelo lado prático, o que é mais fácil, rápido controlar e chegar a temperatura desejada: uma panela de 200 litros ou uma de 10 litros? No HLT você terá que ter água filtrada para usar na lavagem de grãos ou para adicionar na fervura para correção de OG/FG. Já usando uma panela menor somente para a serpentina pode usar água direto da rede. Outra situação vai ser o dimensionamento da resistência para a HLT.
Para fervura usaria no minimo 15000 w ou o que você pode fazer é usar mais de uma resistência na panela, começa usando uma de 9000 w se achar que não está fervendo o suficiente só instalar mais uma.
Estou me baseando nesse projeto, mas se tiver que usar uma quarta panela apenas para a serpentina, qual tamanho teria que ter essa panela para conseguir manter o mosto recirculando na temperatura ideal?lembrando que meu projeto é para 150l.
Sobre a resistência ja quero realmente instalar uma mais forte, pois se tiver que acrescentar futuramente, creio eu que deverá ter mudanças em fiações e outros componentes elétricos.

Attachments

• HERMS.png
    HERMS.png
    142.7 KB
Esse é o esquema que estou imaginando, aceito sugestões!

Attachments

• Imagem 1.png
    Imagem 1.png
    29.8 KB
  • Imagem 2.png
    Imagem 2.png
    79 KB
  • Imagem 3.png
    Imagem 3.png
    73.7 KB
  • Imagem 4.png
    Imagem 4.png