Também não ceio que uma FG de 1027 se deva apenas à temperatura de mosturação.
Mas tenho outra dúvida...
Se por algum motivo uma mosturação não é feita satisfatoriamente e resta muito amido que não foi convertido em açúcar, será que esse amido influencia a OG/FG?
Se influenciar, então uma cerveja com amido não convertido terá uma FG alta, mesmo tendo consumido todo o açúcar disponível?
P.S. Não estou dizendo que foi o caso, é mais uma curiosidade mesmo.
Se 1: Influenciaria apenas na FG. Não influenciaria na OG, pq o amido se quebra em açúcares, mas o somatório do "peso" desses materiais se mantém o mesmo, nada some ou se soma.
Se 2: Sim, isso é possível. Inclusive alguém aqui no fórum sugeriu como uma das maneiras de aumentar o corpo da cerva, realizar uma mostura com conversão enzimática incompleta. Não sei o resultado prático disso, mas faz sentido.
Interessante!
Mas qual será o impacto dessa conversão incompleta no sabor/aroma da cerveja pronta?
Interessante!
Mas qual será o impacto dessa conversão incompleta no sabor/aroma da cerveja pronta?
Nunca usei conversão incompleta, mas não consigo pensar em nenhum caso onde eu queira aplicá-la propositalmente. Há outros métodos mais práticos para se trabalhar o corpo da cerveja.