• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Como "matar" um fermento S-04

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Uma outra forma de matar as leveduras e eventuais microorganismos é fazendo o processo de pasteurização.

Algumas microcervejarias pasteurizam aquecendo a garrafa a 60c por 30 minutos

Eu particularmente nunca fiz.

Também não ceio que uma FG de 1027 se deva apenas à temperatura de mosturação.

Mas tenho outra dúvida...

Se por algum motivo uma mosturação não é feita satisfatoriamente e resta muito amido que não foi convertido em açúcar, será que esse amido influencia a OG/FG?

Se influenciar, então uma cerveja com amido não convertido terá uma FG alta, mesmo tendo consumido todo o açúcar disponível?

P.S. Não estou dizendo que foi o caso, é mais uma curiosidade mesmo.

Também não ceio que uma FG de 1027 se deva apenas à temperatura de mosturação.

Mas tenho outra dúvida...

Se por algum motivo uma mosturação não é feita satisfatoriamente e resta muito amido que não foi convertido em açúcar, será que esse amido influencia a OG/FG?

Se influenciar, então uma cerveja com amido não convertido terá uma FG alta, mesmo tendo consumido todo o açúcar disponível?

P.S. Não estou dizendo que foi o caso, é mais uma curiosidade mesmo.

Se 1: Influenciaria apenas na FG. Não influenciaria na OG, pq o amido se quebra em açúcares, mas o somatório do "peso" desses materiais se mantém o mesmo, nada some ou se soma.

Se 2: Sim, isso é possível. Inclusive alguém aqui no fórum sugeriu como uma das maneiras de aumentar o corpo da cerva, realizar uma mostura com conversão enzimática incompleta. Não sei o resultado prático disso, mas faz sentido.

Se 1: Influenciaria apenas na FG. Não influenciaria na OG, pq o amido se quebra em açúcares, mas o somatório do "peso" desses materiais se mantém o mesmo, nada some ou se soma.

Se 2: Sim, isso é possível. Inclusive alguém aqui no fórum sugeriu como uma das maneiras de aumentar o corpo da cerva, realizar uma mostura com conversão enzimática incompleta. Não sei o resultado prático disso, mas faz sentido.

Interessante!

Mas qual será o impacto dessa conversão incompleta no sabor/aroma da cerveja pronta?

Provei hoje a cerveja que está em fase de maturação há 3 dias. Tá muito amarga e sem gosto. Não curti. Será que ela vai ganhar sabor ainda?

Interessante!

Mas qual será o impacto dessa conversão incompleta no sabor/aroma da cerveja pronta?

Imagino que aumente o corpo.

É como colocar maizena no mingau pra engrossar o danado. Se botar de mais, fica indigerível. Assim como cervejas com excesso de dextrinas ficam bem pesadas.

Nunca usei conversão incompleta, mas não consigo pensar em nenhum caso onde eu queira aplicá-la propositalmente. Há outros métodos mais práticos para se trabalhar o corpo da cerveja.

Abraços.

Nunca usei conversão incompleta, mas não consigo pensar em nenhum caso onde eu queira aplicá-la propositalmente. Há outros métodos mais práticos para se trabalhar o corpo da cerveja.

Eu, pensando com bom senso, acredito que a conversão incompleta não deve ser mesmo uma boa prática. Pesquisando mais um pouco descobri que os resultados na cerveja pronta não são bons - aroma de mosto, grão cozido...

Obrigado!

olha, lendo esse topico aqui e assim como muitos que escreveram aqui também participaram do topico anterior de nosso amigo acredito que realmente ta faltando muito paciência nessa receita ai...

@gxgx nao vai jogar fora coisa nenhuma essa leva, agora que fez tudo isso vai até o final e depois vai compartilhar conosco aqui o resultado. Fazer cerveja em casa além de ser um hobby é também uma forma de estudo que aprendemos com nossos erros e acertos.
Por tudo que ele realatou até agora sinceramente nao acredito que se ele esperar mais uma ou 2 semanas ainda corra risco de explosão, após muito fortemente que pode estar sim tendo uma medição equivocada, se ele adicionou mais fermento ali e a densidade continua a mesma algo errado não está certo...

enfim, como velocidade aqui pra fazer outra leva deve ser o objetivo do amigo, espero mais umas 2 semanas e depois faça a transferência seguida de prime e envaze.

Até lá leitura e pesquisa...muitas questões que você colocou ali são facilmente respondidas inclusive em videos pela internet.

Back