Como fazer whirlpool com bomba?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Eae camaradas! Estou montando meu equipamento pra 80 litros e fiquei com dúvida em como fazer o whirlpool com bomba. Onde devem ficar as conexões de entrada (whirlpool) e saída (pescador)? Como devo conectar esses tubos nas válvulas? Sempre vejo fotos de tubos entortados pra essas conexões, mas um simples cotovelo virado pro lado com um espigão não dá conta? Obrigado desde já! :mug:
Obs: a bomba que utilizarei tem uma vazão média de 27 litros por minuto!
 
Eae camaradas! Estou montando meu equipamento pra 80 litros e fiquei com dúvida em como fazer o whirlpool com bomba. Onde devem ficar as conexões de entrada (whirlpool) e saída (pescador)? Como devo conectar esses tubos nas válvulas? Sempre vejo fotos de tubos entortados pra essas conexões, mas um simples cotovelo virado pro lado com um espigão não dá conta? Obrigado desde já! :mug:
Obs: a bomba que utilizarei tem uma vazão média de 27 litros por minuto!
Sim, um cotovelo e um espigão resolve.

Eu particularmente ainda coloco um pedaço de 10cm de mangueira de silicone pra ficar exatamente no angulo da parede.

Abraço,
 
Sim, um cotovelo e um espigão resolve.

Eu particularmente ainda coloco um pedaço de 10cm de mangueira de silicone pra ficar exatamente no angulo da parede.

Abraço,

Valeu Guenther!! Vou fazer isso então! Essa técnica serve tanto pro whirlpool do RIMS quanto da fervura, né? A que altura devo colocar a válvula de entrada no whirlpool da fervura?
 
Eae camaradas! Estou montando meu equipamento pra 80 litros e fiquei com dúvida em como fazer o whirlpool com bomba. Onde devem ficar as conexões de entrada (whirlpool) e saída (pescador)? Como devo conectar esses tubos nas válvulas? Sempre vejo fotos de tubos entortados pra essas conexões, mas um simples cotovelo virado pro lado com um espigão não dá conta? Obrigado desde já! :mug:
Obs: a bomba que utilizarei tem uma vazão média de 27 litros por minuto!

Qual a vantagem disso tudo com relação ao Whirlpool tradicional com a pá cervejeira?
 
Qual a vantagem disso tudo com relação ao Whirlpool tradicional com a pá cervejeira?

No meu caso isso significa que junto com o chiller que coloco faltando 10 minutos de fervura, vai acoplada ao chiller também a tampa da panela, então na hora de finalizar a fervura e começar o resfriamento do mosto, eu fecho bem a tampa, lacro a panela e só abro de novo depois que todo o mosto esteja já dentro do fermentador, resfriado e evitando assim oxigenação e possivel contaminação.
 
Qual a vantagem disso tudo com relação ao Whirlpool tradicional com a pá cervejeira?

A vantagem é que podemos realizar um whirlpool mais eficiente com maiores volumes, além de, se ligarmos o whirlpool no final da fervura, posso sanitizar a bomba que será utilizada pra transfegar o mosto e o chiller de contra fluxo. Meu plano é iniciar o whirlpool nos últimos 15 minutos da fervura pra santizar o equipamento, baixar pra uns 50º recirculando em whirlpool, deixar descansar um 10 minutos e transfegar pro fermentador resfriando pra 20º, o que será possível por utilizar um chiller normal mergulhado no gelo em série com o contra fluxo.
 
A vantagem é que podemos realizar um whirlpool mais eficiente com maiores volumes, além de, se ligarmos o whirlpool no final da fervura, posso sanitizar a bomba que será utilizada pra transfegar o mosto e o chiller de contra fluxo. Meu plano é iniciar o whirlpool nos últimos 15 minutos da fervura pra santizar o equipamento, baixar pra uns 50º recirculando em whirlpool, deixar descansar um 10 minutos e transfegar pro fermentador resfriando pra 20º, o que será possível por utilizar um chiller normal mergulhado no gelo em série com o contra fluxo.

Legal...

Que bomba vocês usam?
 
Vou comprar essas férias uma bomba italiana de auto sucção, a NOVAX 20B, mas a March e a Chugger são mais usadas!
O ideal para produção é bomba centrífuga de rotor aberto, não de auto-sucção, assim você não corre riscos caso haja algum entupimento ou mau uso (restrição indevida).

Abraço,
 
O ideal para produção é bomba centrífuga de rotor aberto, não de auto-sucção, assim você não corre riscos caso haja algum entupimento ou mau uso (restrição indevida).

Abraço,

Gunther, o que seria essa restrição indevida? Havia pensado em comprar essa NOVAX 20B na Europa por é muito mais barata que uma Chugger, você não acha que vale à pena?
 
Comentaram em colocar a bomba durante a fervura para sanitizá-la.

Primeiro, a fervura faz entrar ar no caminho até o retorno. Isso é um problema? Alguma forma de contornar?

Segundo, o simples movimento pelo caminho até o retorno vai fazer abaixar um pouco a temperatura. É confiável, mesmo assim, que isso irá sanitizar o caminho (mangueira, bombas, conexões) até o retorno?

Obrigado.
 
A questão da sanitização não seria melhor passar iodofor ou peracetico pela tubulação e a bomba por uns 15min e dai fazer as conexoes para o whirlpool?

[ ]'s

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 
A questão da sanitização não seria melhor passar iodofor ou peracetico pela tubulação e a bomba por uns 15min e dai fazer as conexoes para o whirlpool?

[ ]'s

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
Desde meu último comentário já fiz alguns testes e, respondendo o que eu questionei, a fervura não gera ar no caminho da bomba e a temperatura, embora caia um pouco (mais por causa do chiller que coloco do que pelo Whirlpool), logo retorna à fervura.

Lavo bem, guardo sanitizado, mas não sanitizo antes de fazer isso. Além disso, se fosse sanitizar, uma passada já seria suficiente, desde que previamente bem limpo.
 
Desde meu último comentário já fiz alguns testes e, respondendo o que eu questionei, a fervura não gera ar no caminho da bomba e a temperatura, embora caia um pouco (mais por causa do chiller que coloco do que pelo Whirlpool), logo retorna à fervura.

Lavo bem, guardo sanitizado, mas não sanitizo antes de fazer isso. Além disso, se fosse sanitizar, uma passada já seria suficiente, desde que previamente bem limpo.
Recircular mosto fervendo é uma maneira muito utilizada, mas não é substituto de sanitização comum.

Se fosse algo como deixar fervendo dentro do mosto, tudo bem, mas simplesmente recircular não é garantia.

Ou seja, antes de começar a brassagem, sanitize a bomba e a tubulação, e depois... recircule, já que alguma bactéria advinda do malte/mosturação pode ser se alojado ali durante a mosturação (caso você utilize-a para isso antes da fervura).

Abraço,
 
Recircular mosto fervendo é uma maneira muito utilizada, mas não é substituto de sanitização comum.

Se fosse algo como deixar fervendo dentro do mosto, tudo bem, mas simplesmente recircular não é garantia.

Ou seja, antes de começar a brassagem, sanitize a bomba e a tubulação, e depois... recircule, já que alguma bactéria advinda do malte/mosturação pode ser se alojado ali durante a mosturação (caso você utilize-a para isso antes da fervura).

Abraço,
Na verdade eu parei de sanitizar (uma brassagem sem) depois dessa sua resposta: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5134051

Havia perguntado exatamente a mesma coisa hehehe.
 
Na verdade eu parei de sanitizar (uma brassagem sem) depois dessa sua resposta: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5134051

Havia perguntado exatamente a mesma coisa hehehe.
Equívoco meu, devo ter lido na correria e me atrelei ao fato que você falou "junto com o chiller de imersão", então levei em consideração só isso.

Tanto que na resposta, eu falei, "se ferveu 10 minutos, tá sanitizado", e a única coisa que vc ferveu de fato, foi o chiller.

Se eu estivesse falando da bomba e mangueira, eu teria descrito algo como "recircular mosto fervendo".

Desculpe.

Abraço,
 
Sim, um cotovelo e um espigão resolve.

Eu particularmente ainda coloco um pedaço de 10cm de mangueira de silicone pra ficar exatamente no angulo da parede.

Abraço,

Guenther, para o retorno do mosto, qual a melhor localização para fixar o cotovelo/espigão?

Penso que fazendo angulo de 90° em relação a válvula da panela e o mais próximo do nível do mosto (limiar entre mosto e "headspace" da panela) é um bom ponto, estou certo?

[ ] 's
 
Guenther, para o retorno do mosto, qual a melhor localização para fixar o cotovelo/espigão?

Penso que fazendo angulo de 90° em relação a válvula da panela e o mais próximo do nível do mosto (limiar entre mosto e "headspace" da panela) é um bom ponto, estou certo?

[ ] 's
No fundo ou quase isso. Tudo depende da potência da bomba, mas no geral, é isso.

O principal fator que faz as partículas migrarem para o meio da panela é o diferencial de pressão hidrostática, já que a coluna d'água é maior perto da parede do que no centro (peno cone de água formado, a altura do líquido é maior na parte de fora que no centro), e há também a ajuda da movimentação do líquido perto da parede junto com o fundo da panela, que faz as partículas ficarem constantemente em suspensão, e a pressão hidrostática faz o resto.

Ou seja.... a pressão hidrostática é como se fosse uma "correnteza" indo pro centro da panela... se as partículas estão em suspensão, elas tendem a ir pra zona de menor pressão (o centro, pela menor altura de líquido). Chegando lá, elas afundam.

Abraço,
 
Dada a potencia da bomba (aquelas chinesas de 24V) e o volume das minhas levas (apenas 20L), com base na tua explicação, acredito que qualquer altura é suficiente.. mas vou seguir tua recomendação de furar mais proximo ao fundo.
Eu vi muito tópico na versão americana do fórum onde os cervejeiros colocam o retorno mais no meio da panela e por isso me surgiu a dúvida.

Valeu pela dica!

[ ] 's
 
No fundo ou quase isso. Tudo depende da potência da bomba, mas no geral, é isso.

O principal fator que faz as partículas migrarem para o meio da panela é o diferencial de pressão hidrostática, já que a coluna d'água é maior perto da parede do que no centro (peno cone de água formado, a altura do líquido é maior na parte de fora que no centro), e há também a ajuda da movimentação do líquido perto da parede junto com o fundo da panela, que faz as partículas ficarem constantemente em suspensão, e a pressão hidrostática faz o resto.

Ou seja.... a pressão hidrostática é como se fosse uma "correnteza" indo pro centro da panela... se as partículas estão em suspensão, elas tendem a ir pra zona de menor pressão (o centro, pela menor altura de líquido). Chegando lá, elas afundam.

Abraço,

Estou avaliando uma forma de melhorar o meu processo de resfriamento.

Como eu sou muito fã do Chiller de imersão, devido à facilidade de limpeza e sanitização, estou querendo fazer o seguinte:

- Comprar 30 metros de tubo de alumínio de 3/8, sem tratamento térmico para que seja maleável.
- Fazer a serpentina com o diâmetro do tamanho da panela (um pouco menor, obviamente)

Dessa forma eu poderia fazer o Whirlpool com a pá cervejeira mesmo, pois o chiller ficaria praticamente colado na parede da panela...

Alguém utiliza esse método?

Acredito que seria bastante eficiente e prático, pois não precisaria da bomba recirculando...
 
Estou avaliando uma forma de melhorar o meu processo de resfriamento.



Como eu sou muito fã do Chiller de imersão, devido à facilidade de limpeza e sanitização, estou querendo fazer o seguinte:



- Comprar 30 metros de tubo de alumínio de 3/8, sem tratamento térmico para que seja maleável.

- Fazer a serpentina com o diâmetro do tamanho da panela (um pouco menor, obviamente)



Dessa forma eu poderia fazer o Whirlpool com a pá cervejeira mesmo, pois o chiller ficaria praticamente colado na parede da panela...



Alguém utiliza esse método?



Acredito que seria bastante eficiente e prático, pois não precisaria da bomba recirculando...



Nesse método acredito que ficará muito trub "preso" ao chiller. Não sei se é o ideal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Nesse método acredito que ficará muito trub "preso" ao chiller. Não sei se é o ideal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Certo, mas que mal tem em ficar trub "preso" no Chiller?

E, com um chiller de imersão comum já não fica?
 
Certo, mas que mal tem em ficar trub "preso" no Chiller?



E, com um chiller de imersão comum já não fica?



Nesse caso ficaria trub muito próximo do registro da panela. Mas se você já conta com isso, segue em frente



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sabado tive uma primeira experiencia fazendo whirlpool com bomba e resfriamento ao mesmo tempo.

Havia feito aguns testes antes com agua e pensei que o chiller iria atrapalhar bastante o movimento do whirlpool, mas achei bem satisfatorio.
O receio maior era pelo fato de ser uma panela pequena no.38 e o chiller com o diametro um pouco grande, mas mesmo assim era notavel o movimento do whirlpool dentro da panela.

O resultado na fervura do mosto foi um conezinho de trub que nas outras levas eu nao havia conseguido.
O resfriamento tambem se tornou mais eficiente, consegui resfriar 20L em 15 minutos que ao meu ver é um bom tempo. Usei agua da torneira para ir de ~100C para 40C e depois troquei para a bomba circulando agua com gelo da panela de lavagem, esta agua estava a aproximadamente 0.5C.

Resumindo, meu processo melhorou significativamente com as tecnicas de whirlpool e resfriamento utilizando bomba.

Abaixo algumas fotos do resultado. Obviamente nao é dos cones de trub mais bonitos, mas na minha evolucao cervejeira achei bem satisfatorio.

[ ] `s
 

Attachments

  • 20161022_234543 (576x1024).jpg
    20161022_234543 (576x1024).jpg
    372.1 KB · Views: 179
  • 20161022_235016 (1024x575).jpg
    20161022_235016 (1024x575).jpg
    366.8 KB · Views: 165
  • 20161022_235021 (1024x576).jpg
    20161022_235021 (1024x576).jpg
    314.7 KB · Views: 161
Equívoco meu, devo ter lido na correria e me atrelei ao fato que você falou "junto com o chiller de imersão", então levei em consideração só isso.

Tanto que na resposta, eu falei, "se ferveu 10 minutos, tá sanitizado", e a única coisa que vc ferveu de fato, foi o chiller.

Se eu estivesse falando da bomba e mangueira, eu teria descrito algo como "recircular mosto fervendo".

Desculpe.

Abraço,

@Guenther, agora fiquei na duvida. Chiller de contra-fluxo, recirculando uns 10-15 min antes do fim da fervura, sanitiza ou não?

Sds,

Fabiano da Mata
 
@Guenther, agora fiquei na duvida. Chiller de contra-fluxo, recirculando uns 10-15 min antes do fim da fervura, sanitiza ou não?

Sds,

Fabiano da Mata

Recircular mosto fervendo, na minha opinião, não é suficiente porque o líquido baixa a temperatura ao passar pelo chiller.

Muita gente faz isso, mas na minha visão isso não substitui sanitização química normal.

Abraço,
 
Pessoal, vou partir para uma nova panela de fervura, dessa vez para levas de 60L e estou pesquisando um pouco melhor sobre entrada/saída do mosto para whirlpool com bomba e por fim a transferencia para o fermentador.

Pesquisando no homebrewtalk.com americano vi que o pessoal coloca o pescador (pickup tube) para extrair o máximo de mosto o possível, alguns ficam insatisfeitos quando o volume morto é maior que poucos "cups" (237ml).. pois bem, meu volume morto costumava ser algo entre 2L e 3L. Lembro que na época que fiz a furação a recomendação era "2 ou 3cm acima do fundo da panela pois precisa deixar espaço morto para o trub".

Me corrijam se estiver errado, com o uso do pescador (pickup tube) voltado para o fundo ou fundo/parede da panela serve para melhor extração do mosto (mais volume) com menos trub?
Pré requisito para carregar menos trub usando o pescador é executar um bom whirlpool decantando a maior parte da sujeira para o centro da panela (cone de trub)?

A minha idéia de pescador é algo bem simples, tipo este cotovelo voltado para baixo:

stainlesselbow.jpg


Estou indo na direção certa?

[ ] 's
 

Latest posts

Back
Top