davipetry_BR
Well-Known Member
- Reaction score
- 7
Guenther, o uso da gelatina impossibilita a reutilização da levedura? Ou fazendo a lavagem da lama eu consigo separar a gelatina com as demais "sujeiras" da lama?
Se ficou igual... é pq usou gelatina errado. Com gelatina tu podes terminar a fermentação secundária, aplicar gelatina, e 2 dias depois ela tá cristal. Pra conseguir o mesmo sem gelatina, teria que esperar VÁRIAS semanas ou mais de mês com ela gelada.
Abraço,
Guenther, bom dia!
cara, to com uma red ale fermentando ja a 3 semanas, iniciou a 17° durante 8 dias e baixei o máximo que meu freezer possibilita, sem desligar o termostato original.
Hoje vou passar pra outro fermentador, pra iniciar a ultima maturação e quero daqui a uns 5 dias usar o método de clarificação com a gelatina.
Porem se eu não desligar o termostato original do freezer (um desses de refrigerante com porta de vidro) ele chega no máximo a 4 graus. você acha que consigo atingir bons resultados com essa temperatura máxima? ou devo mesmo inativar o termostato e deixar somente o tic 17 ligado a 0° ?
Outra duvida só por curiosidade, poderia usar a gelatina logo depois da fermentação, sem tirar o fermento?
Abração e muito obrigado a tds do grupo!
Oi alangomes,
Não sei se vc já fez, mas se fez considere não fazer nas próximas levas a troca de fermentador, o contato com o ar não é condição ideal pra cerveja. Pode adicionar gelatina no mesmo em que fermentou sem problema algum. 4ºC resolve, talvez demore uns 2 ou 3 dias a mais só...
abraço!
Tiago,
uma dúvida, eu vou usar a partir de agora um ferm. cônico, a gelatina consigo purgar tranquilo ou ela pode entupir? Ou não preciso purgar e posso fazer o primming direto e engarrafar?
valeu.
A gelatina tem resultado melhor que o Biofine?
Obrigado Tiago, mas não entendi pq seria mais prático o uso da gelatina?
Vc usa biofine já?
sim, e não tive dificuldades.
queria saber se o uso da gelatina é mais eficiente que o biofine.
Alguém ja usou gelatina em galao de agua mineral?
Fermento no galão e na hora de envasar transfiro pra um balde com o primming.
Comprei gelatina no Lamas, veio reembalada. Como não vai ser fervido nem sanitizado, não teria risco de contaminação? E o que sobrou no pacote, não tem mais risco ainda de contaminar até a hora que for usar?
E um duvida porque compra gelatina do lamas? Tem em qualquer supermercado.
Comprei gelatina no Lamas, veio reembalada. Como não vai ser fervido nem sanitizado, não teria risco de contaminação? E o que sobrou no pacote, não tem mais risco ainda de contaminar até a hora que for usar?