• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Segui esse manual da gelatina do guenther. Minha belgianblond fermentou 7 dias agora, sem purgar o fermento, coloquei a gelatina na bombona e a pus na geladeira pra maturar. Por quantos dias eu posso deixar maturando com a gelatina?

Uns 2 ou 3 dias pelo menos, o tempo máximo é indefinido...
Mas deixa entender, vc colocou a gelatina antes de gelar a cerveja?

Para quem quer usar gelatina e dry hop, qual se faz primeiro?

Para quem quer usar gelatina e dry hop, qual se faz primeiro?

O dry hopping é mais eficiente na secundária. Após isso, você gela e faz a clarificação com gelatina. Até porque se fosse fazer o contrário, a clarificação que foi feita com a gelatina poderia ficar prejudicada pela massa de lúpulo do dry-hopping.

Uns 2 ou 3 dias pelo menos, o tempo máximo é indefinido...
Mas deixa entender, vc colocou a gelatina antes de gelar a cerveja?

Sim, a cerva tava fermentando na temperatura ambiente. Eu devia ter posto a cerva pra gelar primeiro pra depois colocar a gelatina?

Sim, a cerva tava fermentando na temperatura ambiente. Eu devia ter posto a cerva pra gelar primeiro pra depois colocar a gelatina?

Sim... pra que ela formasse um filme sólido logo que entrasse em contato com a cerveja e carregasse a levedura pra baixo. Volte na primeira mensagem do tópico, é o 1º passo...

Mas ok, não quer dizer que não vá funcionar, talvez funcione...

Blz... vou colocar gelar hj...domingo coloco a gelatina e dia 09 engarrafar... ai posto o resultado... obrigado

Sim... pra que ela formasse um filme sólido logo que entrasse em contato com a cerveja e carregasse a levedura pra baixo. Volte na primeira mensagem do tópico, é o 1º passo...

Mas ok, não quer dizer que não vá funcionar, talvez funcione...

E se eu fizer o procedimento de novo agora q a cerveja ta gelada??

E se eu fizer o procedimento de novo agora q a cerveja ta gelada??

Acho que não tem problema... Ou vc pode deixar assim mesmo e ver como fica. Como a gente sempre gela a cerveja pra colocar a gelatina, não temos dados do quão efetiva ela é colocando na cerveja quente...

Tem como clarificar com gelatina em temperatura ambiente ou necessariamente precisa reduzir a temperatura a perto de 0 grau?

Muito obrigado!
Abraços!

Falha minha, Bagualas, não tinha visto.

Bem, de qualquer forma, vou ver se tento um dia pra ver o que acontece, acho que na pior das hipóteses não acontece nada (ou estraga completamente a cerveja).

Assim que eu testar posto aqui.

Abraços!

Pessoal engarrafei a minha domingo. Ficou show, mas cuidado para não mexer o fermentador,

Botei a gelatina na cerveja em temp ambiente o resultado nao foi bom, a cerva continuou turva. Minha receita usei 5kg pilsen, 250 trigo, 250 aveia. Usei meio tablete de whirfloc pra uma leva de 19L.

O resultado a frio não tem comparação... é muito mais eficaz.

Bom dia moçada,

Nunca tinha utilizado tal tecnica, testei em 2 estilos:

German Pilsner = ficou quase 100% cristalina, deixei apenas 48h mas ficou show de bola.

Procedimento da German = após a fermentação deixei 2 dias em 0ºC para decantar o fermento e turvar ao maximo, purguei o fermento para lavagem, transferi para um balde e ja adicionei a gelatina, e deixei 2 dias. Fiz carbonatação forçada entao não notei diferença.

Belgian Blond Ale com aveia (200g) = ficou cristalina, porém num nivel menor, ficou muito bonita, acredito que dentro do estilo dela, mas talvez pelas proteinas da aveia, não ficou tão cristal como ficariam outras receitas sem a mesma.

Procedimento da Blond = a unica diferença foi que deixei 5 dias com a gelatina pelo fato de naturalmente ja ser mais turva. Carbonatação com 7.5g de açúcar em temperatura ambiente, em 5 dias ja chegou na carbonatação ideal mesmo eu deixando 5 dias de gelatina. Talvez pelo fato de ter utilizado WLP500 que é uma levedura de média-baixa floculação, ainda tenha permanecido uma quantidade suficiente de celulas na breja para fazer a refermentação.

Impressões:

Pra nós cervejeiros caseiros é uma técnica muito boa, facil de fazer e esteticamente traz otimos resultados.

minhas experiencias com a gelatina não foram boas, minha penúltima leva de lager carbonatou bem já com uns 6 dias já dava pra beber e tudo, mas esta ultima que usei gelatina já fazem 7 dias e nem sinal de gás, digo nada mesmo, nadinha, to ficando preocupado nunca tinha me acontecido isso, será que foi a gelatina? se for acabei de perder 45 lts de ceva...

só utilizei uma vez, 12 gramas para 20 litros, segui passo a passo as informações do Guenther e em 15 dias minhas garrafas estavam com carbonatação perfeita e cristalinas.
Pretendo usar sempre.

na minha opinião gelatina funciona mto melhor para carbonatação forçada.

ai já não sei mas ta ai o meu próximo investimento, chega de priming e depósito de levedura, a cerveja fica cristalina sem a gelatina, mas nem todo mundo que toma é cuidadoso como a gente, nos tratamos as cevas como crianças, o povo põe deitada, agita ai já era...

minhas experiencias com a gelatina não foram boas, minha penúltima leva de lager carbonatou bem já com uns 6 dias já dava pra beber e tudo, mas esta ultima que usei gelatina já fazem 7 dias e nem sinal de gás, digo nada mesmo, nadinha, to ficando preocupado nunca tinha me acontecido isso, será que foi a gelatina? se for acabei de perder 45 lts de ceva...

Olha deko, a minha na garrafa pegou normal, como disse logo a cima, a unica coisa que nao me agradou muito foi que a retenção da espuma foi baixa, mesmo utilizando aveia e fazendo repouso proteico, agora nao sei se foi por causa da gelatina ou algum errinho na minha brassagem. Vou tentar fazer de novo porem com menos dias de gelatina e ver se foi isso que interferiu. Só pra constar, voce deixou quantos dias na gelatina

Relaxa man,vai carbonatar, eu faço com a gelatina e independente de ser com ou sem gelatina, sempre deixo pelo menos 14 dias carbonatando, é o ideal,não tenha pressa! rss
Quanto a retenção da espuma, ta perfeita. Apesar que por ser uma IPA ajuda.

Essa foi a ultima que fiz. uma American IPA

Attachments

• IPA.jpg
    IPA.jpg
    52.8 KB
  • AIPA.jpg
    AIPA.jpg
    92.3 KB
  • IPA 1.jpg
    IPA 1.jpg
    166.2 KB
  • AIPA1.jpg
    AIPA1.jpg
    59.7 KB
Olha deko, a minha na garrafa pegou normal, como disse logo a cima, a unica coisa que nao me agradou muito foi que a retenção da espuma foi baixa, mesmo utilizando aveia e fazendo repouso proteico, agora nao sei se foi por causa da gelatina ou algum errinho na minha brassagem. Vou tentar fazer de novo porem com menos dias de gelatina e ver se foi isso que interferiu. Só pra constar, voce deixou quantos dias na gelatina

Deixei 2 dias a 0 grau, abri uma ontem em temperatura ambiente e tinha um pouco de gás vou dar mais uns dias para ela, mas não uso mais gelatina, fica igual sem usar.

Relaxa man,vai carbonatar, eu faço com a gelatina e independente de ser com ou sem gelatina, sempre deixo pelo menos 14 dias carbonatando, é o ideal,não tenha pressa! rss
Quanto a retenção da espuma, ta perfeita. Apesar que por ser uma IPA ajuda.

Essa foi a ultima que fiz. uma American IPA

Bah que linda parabéns, que creme hein, fiz uma munik dunkel com essa cor, show

olha ai a minha Golden ale, fico show....sem gelatina

Attachments

• 10565035_252678684929974_4377061675347440539_n.jpg
    10565035_252678684929974_4377061675347440539_n.jpg
    83.9 KB

Tem q ter calma, tá fazendo uns dias frios aí, espera 4 semanas, se não tiver nenhum sinal de carbonatação, ainda assim não é motivo de desespero ou jogar tudo fora. Nesse caso, abra as garrafas e adicione um pouquinho de levedura.

olha ai a minha Golden ale, fico show....sem gelatina

Linda mesmo!

Com gelatina fica muito cristalina, essa IPA eu fiz com 5kg Pale Ale 2-Row, 4kg de Vienna e 1Kg de melanoidina, 350gr de Galaxy (entre lupalagem a quente e dry hopping), com essa combinação consegui uma característica que gostei e que foge um tanto do estilo, sabor do malte, mas pela alta concentração de lupulo conseguir deixa-la, tanto com sabor muito forte de lúpulo, quanto de malte.

Attachments

• IPA.jpg
    IPA.jpg
    80.7 KB
Minha IPA fiz com galaxy tbm leomatos.

Utilizei gelatina após o dry hopping e foi incrível o resultado. O precipitado ficou muito compacto, uma massa de lúpulo e fermento bem denso no fundo, e o líquido bem cristalino.
Estava na dúvida se o lúpulo resultaria em muita turbidez.... mas com a gelatina levou tudo p baixo.

Show de bola! Semelhante a tua leomatos, um pouco mais escura mas cristalina tbm!

Deixei 2 dias a 0 grau, abri uma ontem em temperatura ambiente e tinha um pouco de gás vou dar mais uns dias para ela, mas não uso mais gelatina, fica igual sem usar.

Como assim fica igual, ela nao cristalizou?

Não percebi diferença entre usar gelatina e não usar, isso nesta pilsem que fiz, já é a 4 fez que repito a receita e só nesta usei gelatina e não percebi diferença.

Se ficou igual... é pq usou gelatina errado. Com gelatina tu podes terminar a fermentação secundária, aplicar gelatina, e 2 dias depois ela tá cristal. Pra conseguir o mesmo sem gelatina, teria que esperar VÁRIAS semanas ou mais de mês com ela gelada.

Abraço,

Status
Not open for further replies.
Back