Como controlar a quantidade de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardocardoso

Active Member
Joined
May 30, 2017
Messages
31
Reaction score
1
Colegas,
Tenho certa dificuldade na medição da água durante o processo de fabricação da cerveja. Como os senhores medem, de forma precisa, a quantidade de água que está na panela, no fermentador e no maturador?

Sei que precisamos corrigir a quantidade de água para que se alcance o volume final para o envase, mas me perco nesse ponto.

Gostaria que compartilhassem a experiência de vcs.

abs.
 
Na panela, régua.

A partir dai não meço mais.

Meu balde de envase (que estou agora aposentando), era marcado a caneta de litro em litro (trabalho manual)

Como não faço comercialmente e não tenho o compromisso de repetir precisamente minhas receitas, não dou assim tanta importância para isto, um litro a mais ou a menos não é a diferença.

Tenho todas as medidas dos meus equipamentos e já sei exatamente quanto de água preciso para o resultado final esperado (os 19l envasados do post mix), fazendo pequenos ajustes para a quantidade de malte usado (perda das panelas, fermentador, evaporação, contração ao esfriar e absorção dos grãos).

Para acertar a quantidade/volume de envase tens que fazer a conta do fim para o início. Partir do volume de envase e somar todas as perdas.
 
Fala, Eduardo. Medir é fácil, tem adesivos a venda para praticamente todo tipo de balde, além de calculadoras on line; e na panela é só usar régua como Jean falou com as mesmas calculadoras on line. Prever e corrigir é mais complicado um pouco, tem vários vídeos bons explicando métodos com resultado bem aceitável, mas pra acertar mesmo você vai precisar medir a eficiência do teu processo, rola uma variação conforme o equipamento, temperatura local, processo... É importante ter esses dados a mão porque usar as mesmas quantidades de insumos pra fazer 20 ou 30 litros vai dar duas cervejas bem diferentes, para ter uma certa previsibilidade, vc precisa estar com o rendimento bem afiado.

Um site que ajuda muito é o Brewers Friend, nele você encontra várias calculadoras (https://www.brewersfriend.com/stats/), além de ter uma página específica para você colocar teu processo/receita (https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator). Se você preencher tudo direitinho, pode ir ajustando depois a eficiência até que o resultado que ele previu bata com o que você apurou. Aí, tendo a eficiência do teu processo, depois vai ficar bem mais fácil prever o resultado.

Tem uma informação nesse controle do Brewers Friend muito útil para o que você quer, é a densidade que o teu mosto precisar ir para a fervura. Vamos supor que você veja no site que precisa ter 10º Plato no começo de fervura. Nesse caso é só ir medindo e acrescentando a água de lavagem até que a mistura toda fique com 10º, chegou nisso você para de transferir. No caso contrário, de você ter colocado toda a água de lavagem e a mistura ainda estiver com 11º, por exemplo, pode adicionar água fervida até diluir a mistura para 10º. Isso vai melhorar muito a previsibilidade do teu resultado final. O único cuidado que precisa ter no começo, enquanto não tiver ajustado a tua eficiência, é medir a quantidade de mosto com uma régua assim que o plato estiver ok para ver se a litragem bateu com a tua previsão, se ficar muito diferente vai precisar ajustar na hora a lupulagem.
 
Eu enchi minhas panelas de inox com água, e a cada 5 litros eu marquei com um cotonete embebido em vinagre e sal com um fio de eliminador de pilha no algodão do cotonete e o outro fio na panela. Eu meço o volume e a densidade durante todo o processo, procuro montar a receita configurando a eficiência do meu equipamento um pouco abaixo por que fica mais fácil adicionar água que ferver por mais tempo. Eu uso o site brewersfriends pra calcular a quantidade de água.
 
Eu enchi minhas panelas de inox com água, e a cada 5 litros eu marquei com um cotonete embebido em vinagre e sal com um fio de eliminador de pilha no algodão do cotonete e o outro fio na panela. Eu meço o volume e a densidade durante todo o processo, procuro montar a receita configurando a eficiência do meu equipamento um pouco abaixo por que fica mais fácil adicionar água que ferver por mais tempo. Eu uso o site brewersfriends pra calcular a quantidade de água.

Hein ?!?
 
Fantástico, amigos. Eu estava pensando em régua msm. Juntando todas as infos, vejo que poderei ter maior controle sobre a minha brassagem. Hj é feito meio no "olhometro" e já me surpreendi (negativamente) com levas de 12 a 15 litros, longe dos 19 esperados.

abs.
 
Essa é a de fervura, marquei de 10 em 10L, a de água que marquei de 5 em 5l
IMG_20180909_203743.jpg
 
Back
Top