• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Como é feita a decocção em microcervejarias?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Reaction score
471
Alguém sabe como funciona o método de decocção em microcervejarias?
Sempre tive essa curiosidade.

Alguém sabe como funciona o método de decocção em microcervejarias?
Sempre tive essa curiosidade.

Acho que ninguém faz. Não sei nem se a urquell ainda é feita assim.

Era feito por causa dum esquema do cálcio da água, que hoje é tratada como quiser, e pra facilitar o controle das rampas e repetibilidade.

@Guenther , sabe me dizer como é feita a decocção em microcervejarias? Se é feita e etc?

tomazela,

Cervejaria tem bomba que bombeia grão+líquido junto. O mosto com bagaço. A partir disso fica simples de entender as transferências... Fora isso é o cozimento de uma porção do mosto em outra panela, mais ou menos como ocorre em casa.

Tem alguma coisa pra ler aqui:
http://realbeer.com/spencer/FAQ/decoction.html

E algumas descrições básicas de equipamento, junto com informações gerais aqui:
http://www.czechminibreweries.com/why-brew-czech-beer-in-the-original-czech-czech-brewery/

tomazela,

Cervejaria tem bomba que bombeia grão+líquido junto. O mosto com bagaço. A partir disso fica simples de entender as transferências... Fora isso é o cozimento de uma porção do mosto em outra panela, mais ou menos como ocorre em casa.

Tem alguma coisa pra ler aqui:
http://realbeer.com/spencer/FAQ/decoction.html

E algumas descrições básicas de equipamento, junto com informações gerais aqui:
http://www.czechminibreweries.com/why-brew-czech-beer-in-the-original-czech-czech-brewery/

Entendi...No caso teria que ter uma tina exclusiva para isso?

Deve ser por isso que poucas fazem...

Pra ser sincero eu não sei, teria que dar uma pesquisada e ver como são os equipamentos dessas cervejarias mais tradicionais, com decocção. Provavelmente sim, se for o caso de uma cervejaria que só use esse método.

Muitos sistemas 'modernos' de microcervejarias tem panela de mosturação e lauter separadas, onde o mosto com bagaço é totalmente bombeado pro lauter no final da mosturação. É provavel que até dê pra fazer decocção nesse tipo de equipamento, com algumas alterações mínimas de equipamento e processo...

Pra ser sincero eu não sei, teria que dar uma pesquisada e ver como são os equipamentos dessas cervejarias mais tradicionais, com decocção. Provavelmente sim, se for o caso de uma cervejaria que só use esse método.

Muitos sistemas 'modernos' de microcervejarias tem panela de mosturação e lauter separadas, onde o mosto com bagaço é totalmente bombeado pro lauter no final da mosturação. É provavel que até dê pra fazer decocção nesse tipo de equipamento, com algumas alterações mínimas de equipamento e processo...

Entendi...

Legal...Eu tenho curiosidade em saber como funciona, pois os sistemas tradicionais, não parecem disponibilizar essa opção, que na minha percepção traz um sabor e aroma bem diferenciado na cerveja.

Eu visitei a Bamberg e esqueci de perguntar se fazem decocção nas brejas deles =(

Como são bem fiéis aos estilos alemães...pode ser que façam...Mas sei lá...é só uma Artesanal ficar conhecida que vem uma gigante, compra, derruba o preço e consequentemente acaba diminuindo também a qualidade...

A Baden Baden por exemplo é uma cerveja badalada, que na minha opinião é bem razoável...me desculpem os fãs...kkk

Algumas tem tina exclusiva pra decocção, outras fazem com a de fervura e bombeiam de volta.

Somos em três cervejeiros e fazemos decocção sempre que podemos...

Os resultados são impressionantes... A cerveja fica muito mais "brilhante", cristalina, sem contar que realmente ressalta o sabor do malte.

[ ]'s
Seben

Back