• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Começo do início do princípio de tudo...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferpudomg

New Member
Reaction score
1
Boa Tarde pessoal!
Meu nome é Leandro, tenho 30 anos e sou do Sul de Minas Gerais.
Até então, desde meus 13 anos, sou apenas um consumidor em excesso de cervejas populares (Sempre em abundância e de qualquer marca).
A partir de agora mudei o perfil.
Vou de "Quantidade" para "Qualidade" e com isso, interessei em eu mesmo produzir minha cerveja.
Tenho lido muita coisa na internet, algumas claras e outras confusas.
E graças a Deus achei vocês aqui, e espero que possam estar sempre comigo.
Gostaria de auxílio, para que eu comece a produzir minha própria cerveja, óbvio que inicialmente em pequena quantidade, e de baixo custo, para que aos poucos eu vai desenvolvendo a técnica e investindo.
Já adianto que moro em apartamento pequeno e disponho de pouco espaço, por isso, inicialmente gostaria de produzir pouco, e quem sabe pra frente, eu possa produzir em outro local (Não para venda, apenas consumo).
O que me indicam ?
Por onde começo ?
Até então meu paladar conhece apenas as cervejas populares, como Skol, Antarctica, Brahma, Kaiser... Gostaria de uma cerveja mais encorpada e saborosa.
Qual minimo a começar a produzir? 2 Litros? 5 Litros ?
Não disponho de muita coisa para investir inicialmente.

Conto com vocês!:mug:

Boa Tarde pessoal!
Até então, desde meus 13 anos, sou apenas um consumidor em excesso de cervejas populares (Sempre em abundância e de qualquer marca).
Vou de "Quantidade" para "Qualidade" e com isso, interessei em eu mesmo produzir minha cerveja.
Gostaria de auxílio, para que eu comece a produzir minha própria cerveja, óbvio que inicialmente em pequena quantidade, e de baixo custo, para que aos poucos eu vai desenvolvendo a técnica e investindo.
Já adianto que moro em apartamento pequeno e disponho de pouco espaço, por isso, inicialmente gostaria de produzir pouco, e quem sabe pra frente, eu possa produzir em outro local (Não para venda, apenas consumo).
O que me indicam ?
Por onde começo ?
Até então meu paladar conhece apenas as cervejas populares, como Skol, Antarctica, Brahma, Kaiser... Gostaria de uma cerveja mais encorpada e saborosa.

Bom, particularmente lhe indico estudar sobre BIAB (brew in a bag), precisa pouco espaço. Acho que 5L muito pouco, pelo menos 10L pra começar, pois os custos não tem tanta diferença entre 5 e 10.

Compre uma panela, compre tecido voil ou musseline, um balde fermentador completo ou um galão de água adaptado, um mini densímetro e tá pronto pra comprar os insumos pra fazer sua primeira cerveja.

qual estilo começar? qualquer um. Importante começar certo, com controle de temperatura, com um software bom (Beersmith grande maioria usa), anote a receita, temperatura, tempos, etc. Faça uma receita simples com um malte e um lúpulo, usando levedura seca, sem complicação. Algumas coisas que estão escritas por aí você só vai entender depois de testar na prática.

Mas claro que tens muito estudo aí pela frente.

Abraço.

Boa Tarde pessoal!
O que me indicam ?
Por onde começo ?

Dae, cara, muito bem-vindo.

Concordo que o método BIAB (Brew In A Bag), que consiste em cozinhar o malte dentro de um saco de voal (tecido) que vai dentro da panela é o mais prático, rápido, barato e que ocupa menos espaço.
Claro que existem prós e contras, mas isso você ainda vai pesquisar.
Eu possuo 02 panelas de 17,5l, uma para mosturação (cozimento do grão) e lavagem dos grãos e uma para fervura.
Com essas 2 panelas, eu consigo levar 13l de cerveja para o fermentador, o que me rende uns 12,5l de cerveja bebível.
Com apenas 1 dessas panelas e utilizando o método BIAB, eu conseguiria levar para o fermentador em torno de 10l, me rendendo uns 9,5l de cerveja bebível. (Menos cerva mas menos espaço requerido).
Talvez seja algo parecido que você está procurado (talvez).

Sobre controle de temperatura.
É muito importante sim, ter uma geladeira/freezer com controlador de temperatura para fazer sua cerva fermentar redondinha.
Mas não ter controle de temperatura não inviabiliza, necessariamente, você fazer cerveja.
Fiz até hoje 10 levas, todas fermentando à temperatura ambiente, e ficaram bem boas. (Mas moro em SC, não em MG). Claro que poderiam ficar melhor com controle de temperatura, mas o que quero dizer é que você não deve deixar de fazer cerveja por não ter como controlar a temperatura da fermentação.
Você consegue encontrar algum canto mais fresco dentro do seu apartamento?

Voltando ao assunto das panelas.
Você pode usar o fogão de casa, mas essa panela minha que falei, tem um problema: Ela é muito pequena para eu conseguir colocá-la sobre 2 bocas do fogão, e muito grande para apenas 1 boca dar conta legal da fervura. A fervura fica meio fraquinha, então o ideal seria um fogareiro, ou usar uma panela menor, ou uma panela maior que caiba sobre mais de 1 boca do fogão.

O que você provavelmente irá precisar para começar, que considero vital:
- 1 panela (melhor se for com torneira)
- 1 saco de voal (bag)
- fogão ou fogareiro
- chiller de imersão, para resfriamento (ou enfiar a panela dentro de uma bacia grande com gelo, mas o chiller é melhor)
- 1 balde fermentador com torneira (melhor se forem 2, pra você transferir a cerva para o segundo balde para fazer o envase)
- 1 airlock (sifão com água que vai na tampa do fermentador para borbulhar o CO2 produzido pra fora)
- 1 densímetro com proveta
- 1 termômetro cervejeiro
- 1 arrolhador (desnecessário de vc conseguir garrafas do tipo flip-top)
- garrafas
- tampinhas (desnecessário de vc conseguir garrafas do tipo flip-top)
- algum sanitizante para passar nas garrafas, tampinhas, balde, colher (iodophor, ácido peracético ou álcool 70);
- borrifador para espalhar o sanitizante (opcional, mas bem útil)

Espero ter ajudado.

Abraço!

Antes de qualquer coisa:

Leia o How To Brew do John Palmer para ter uma noção do processo completo. Se não puder comprar o livro, leia a versão gratis no site dele. (só procurar no google)

Após ter uma noção das etapas, comece a definir o equipamento que melhor lhe atenderá.

Qualquer coisa, pergunte.

Voltando ao assunto das panelas.
Você pode usar o fogão de casa, mas essa panela minha que falei, tem um problema: Ela é muito pequena para eu conseguir colocá-la sobre 2 bocas do fogão, e muito grande para apenas 1 boca dar conta legal da fervura. A fervura fica meio fraquinha, então o ideal seria um fogareiro, ou usar uma panela menor, ou uma panela maior que caiba sobre mais de 1 boca do fogão.

Já considerou o uso de resistências elétricas?

Alguém podia me mandar fotos detalhadas? To pensando em confeccionar as panelas e o que mais der pra fazer...

Alguém podia me mandar fotos detalhadas? To pensando em confeccionar as panelas e o que mais der pra fazer...
Se você usar um sifao de inox, não precisa nem de válvula.

E resistência, só procurar no google como colocar. Não tem segredo, são dois furos, aperta e corre pro abraço.

Durante meu primeiro ano no hobby, usei só sifão de inox e bag, e uma caixa térmica pra fermentar.

Bombas, válvulas, e freezer chegaram todos depois.

Bem vindo ao fórum!

Bom, eu comecei há 3 semanas com o básico: panela de 15l, voil, termômetro, balde e moedor, fiz uma APA e nesse final de semana vou envasar. Já comprei outros equipamentos pra melhorar o processo e o resultado (densímetro), então meu conselho é não esperar muito, podes ir fazendo cerveja com o que tu tem, até porque tua primeira brassagem vai ser um pouco "conturbada", com várias dúvidas, e aí quando tu tiver com teus equipamentos certos, já vai estar mais adaptado ao processo, melhorando a qualidade e o rendimento.

bom amigo, acho que a grande maioria falou aqui da parte do produzir e notei ali no teu primeiro post algo sobre "consumir" se eu entendi direito vc nunca provou uma cerveja artesal? ou especial fora as populares é isso?

se sim acho que o primeiro passo é você procurar alguma loja e comprar alguns rotulos para provar antes de pensar em fazer assim você ja identifica aquilo que mais te agrada.
Digo isso porque por experiência própria o gosto é algo muito variado, por exemplo eu provei outro dia uma IPA que é extremamente popular no mundo artesanal e nao curti. Meu caminho de entrada foi sem dúvida por cervejas de trigo.

Enfim, prove alguma coisa nova! Até porque o "mais encorpado" pra você pode ser um termo bem subjetivo que vai de uma pilsen puro malte até uma stout!
Como falei eu curto muito cerveja de trigo Wiess...se quiser esta como sugestão, acredito que seja um estilo menos amargo que é o que geralmente afugenta o pessoal

Back