• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

CO2 preso no fermentador ?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guiher40

New Member
Reaction score
0
Olá, estou na minha 3ª Brassagem e assim como na segunda,após 20h da inoculção ainda não havia nenhuma ação no Airlock. Porém, quando dei uma mexida no fermentador (movimentos circulares, cuidando pro liquido do airlock não entrar no fermentador) começou a borbulhar. Isso é normal ? O CO2 pode estar sendo preso ? Será que o Krausen estava prendendo o CO2 ?
Além disso, fiz certo em dar uma mexida ? Ou devia ter aguardado mais ?
Informações:
OG: 1.056
Temp de Inoculação: 18°C
Temp de Fermentação: 19°C
Quantidade de mosto: 4,5L
Quantidade de fermento: 5g - Safale US-05
Fermento rehidratado: Sim.

Olá, estou na minha 3ª Brassagem e assim como na segunda,após 20h da inoculção ainda não havia nenhuma ação no Airlock. Porém, quando dei uma mexida no fermentador (movimentos circulares, cuidando pro liquido do airlock não entrar no fermentador) começou a borbulhar. Isso é normal ? O CO2 pode estar sendo preso ? Será que o Krausen estava prendendo o CO2 ?
Além disso, fiz certo em dar uma mexida ? Ou devia ter aguardado mais ?
Informações:
OG: 1.056
Temp de Inoculação: 18°C
Temp de Fermentação: 19°C
Quantidade de mosto: 4,5L
Quantidade de fermento: 5g - Safale US-05
Fermento rehidratado: Sim.

Atividade no airlock não é parâmetro. Deixa td quieto e espera o fermento fazer seu oapel. Se quer monitorar, vai medindo com um densimetro. Sei que pra 4,5 l qq vol faz diferença, mas é a melhor forma de avaliar. Se tem Krausen é pq tem atividade do fermento....

Sugestão:
1) paciência
2) desapego e monitorar a atenuação. Com mini-densimetro vc perde pouco e acompanha de perto.

Espero ter ajudado!

Atividade no airlock não é parâmetro. Deixa td quieto e espera o fermento fazer seu oapel. Se quer monitorar, vai medindo com um densimetro. Sei que pra 4,5 l qq vol faz diferença, mas é a melhor forma de avaliar. Se tem Krausen é pq tem atividade do fermento....

Sugestão:
1) paciência
2) desapego e monitorar a atenuação. Com mini-densimetro vc perde pouco e acompanha de perto.

Espero ter ajudado!
Obrigado amigo ! Realmente, acho que foi mais ansiedade mesmo ...
Atenuando legal agora, já esta a 1.016, comecei aumentar a temperatura para fermentação secundária agora !
Obrigado ! Abraço e boas cervas !

Enviado de meu LG-H840 usando Tapatalk

Latest posts

Back