• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Climática para maturação/fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroBrew1

Active Member
Reaction score
18
Alguém já utilizou climática de padaria para fermentar e maturar? O painel indica temperaturas programáveis de até 50°C, é bem espaçosa e tem prateleiras para empilhar.
Seria necessário um termômetro medindo a temperatura dentro do fermentador?
Já vi algumas fitas que podem ser coladas no balde, mas qual seria a forma mais eficiente?
O consumo de energia também me preocupa, pretendo fermentar uma ale à 20 ~ 25°C. A utilização da resistência da climática consumiria muito ou não, por ser uma temperatura próxima à ambiente?
uploadfromtaptalk1437421054177.jpg

Pedro, é importante que o termômetro fique em contato com o balde sim. Claro que usar um controle assim é melhor que fermentar sem nenhum controle.
O motivo é que a temperatura do fermentador varia muito com a fase/vigorosidade da fermentação, então a diferença entre o fermentador e o ambiente não se mantém. Tecnicamente, você também pode comprar um termômetro que seja do mesmo tipo utilizado neste aparelho (não sei te dizer qual seria) e substituir temporariamente.

Sobre o consumo, se este aparelho utiliza um compressor, provavelmente não vai ser muito diferente de um freezer.

Pedro, geralmetne usamos um poço de aço inox dentro dos fermentadores, o tal poço termométrico. Uma alternativa é colocar o sensor do termostato grudado no balde plástico usando isopor para isolar. Eu já fiz os dois, prefiro o poço pela praticidade.

Sobre a fermentação, o que nos interessa é a temperatura do liquido, e não do ambiente. Pensando nessa linha, a climática trará os mesmos benefícios de uma geladeira ou freezer.

Se está pensando em fermentar mais de um lote ao mesmo tempo nesse equipamento, esqueça, pois como eu disse, dificilmente vai conseguir controlar a temperatura com precisão em dois fermentadores.

Para maturar várias levas/garrafas, funciona legal, já que a maturação não é tão exigente assim..

Abraços,

Pedro, geralmetne usamos um poço de aço inox dentro dos fermentadores, o tal poço termométrico. Uma alternativa é colocar o sensor do termostato grudado no balde plástico usando isopor para isolar. Eu já fiz os dois, prefiro o poço pela praticidade.

Sobre a fermentação, o que nos interessa é a temperatura do liquido, e não do ambiente. Pensando nessa linha, a climática trará os mesmos benefícios de uma geladeira ou freezer.

Se está pensando em fermentar mais de um lote ao mesmo tempo nesse equipamento, esqueça, pois como eu disse, dificilmente vai conseguir controlar a temperatura com precisão em dois fermentadores.

Para maturar várias levas/garrafas, funciona legal, já que a maturação não é tão exigente assim..

Abraços,

Foi o que eu temia... então a temperatura a ser controlada é a do líquido, mas, teoricamente, a temperatura do líquido não ficaria propicia a igualar à temperatura externa (de dentro da climática) visto que ela não altera muito quando "setada" à temperatura desejada?

Vi também que tem muita gente que não controla a temperatura de fermentação rigorosamente, partindo desse princípio estava acreditando que sairia coisa boa só de controlar a temperatura dentro da climática, sim, colocando mais de um balde para fermentar ao mesmo tempo.

Foi o que eu temia... então a temperatura a ser controlada é a do líquido, mas, teoricamente, a temperatura do líquido não ficaria propicia a igualar à temperatura externa (de dentro da climática) visto que ela não altera muito quando "setada" à temperatura desejada?

Vi também que tem muita gente que não controla a temperatura de fermentação rigorosamente, partindo desse princípio estava acreditando que sairia coisa boa só de controlar a temperatura dentro da climática, sim, colocando mais de um balde para fermentar ao mesmo tempo.

Fermentação é uma reação exotérmica, conduzida por organismos vivos, então a temperatura da cerveja pode estar 2 ou 4 graus acima da temperatura ambiente que você configurou para digamos, 18 graus.

Então, você pode ter uma climática ajustada para, digamos, 16 graus e usar um tic com aqueles tapetes para repteis para aquecer as levas, ou qualquer outra gambiarra do tipo, ou comprar duas geladeiras usadas.

Depende do que você procura, sua sensibilidade sensorial e da sua disponibilidade para 'engenhar' soluções.

Abraços,

O pior cenário pode ser considerado não controlar a temperatura e o melhor cenário controlar precisamente a temperatura do líquido sendo fermentado. Nesse caso controlar a temperatura ambiente dos baldes fica em um meio termo entre esses dois. Não é o melhor cenário para produzir as melhores cervejas possíveis, mas pode ser uma opção razoável caso você deseje fazer várias ao mesmo tempo.

Back