• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Clarificação com Gelatina - Carboy

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Reaction score
128
Recentemente consegui um achado: um garrafão de vidro de 25L.

Estou utilizando ele pela primeira vez, e gostaria de saber do pessoal com experiência em usar gelatina, se ela teria efeito sem fazer aquele leve redemoinho. Já que a entrada é por um gargalo, fica impossível fazê-lo e distribuir a gelatina pela superfície. Será que funcionaria simplesmente despejando em um ponto da superfície sem redemoinho?

Estou utilizando ele pela primeira vez, e gostaria de saber do pessoal com experiência em usar gelatina, se ela teria efeito sem fazer aquele leve redemoinho. Já que a entrada é por um gargalo, fica impossível fazê-lo e distribuir a gelatina pela superfície. Será que funcionaria simplesmente despejando em um ponto da superfície sem redemoinho?

Leve redemoinho? Onde? Quando? Come com garfo ou colher?!

Brincadeiras a parte, eu não faço breve redemoinho algum. Eu abro o fermentador, jogo a gelatina com a maior calma do mundo pra não agitar o liquido, fecho o fermentador e pronto.

PS: Carboy de vidro, 25 litros, pesado pra #@$@#%$... Sugiro fortemente comprar/fazer aquelas alças de segurança que os gringos tanto amam.

Leve redemoinho? Onde? Quando? Come com garfo ou colher?!

Brincadeiras a parte, eu não faço breve redemoinho algum. Eu abro o fermentador, jogo a gelatina com a maior calma do mundo pra não agitar o liquido, fecho o fermentador e pronto.

PS: Carboy de vidro, 25 litros, pesado pra #@$@#%$... Sugiro fortemente comprar/fazer aquelas alças de segurança que os gringos tanto amam.

Valeu jalexandre! Farei o teste com a gelatina então.

Realmente é pesado para caralho! Já encomendei aquelas alças dos gringos. Apesar do risco, está sendo muito legal fermentar nele, acompanhar todo o processo visualmente é lindo! E outra vantagem - não terei mais a paranóia de biofilme que tenho nos fermentadores plásticos. Já adaptei uma escova para limpá-lo, somado a um molho em soda cáustica vai manter ele livre sempre novo em folha.

Muito bom! Também sou louco num fermentador de vidro.
Só uma dúvida, você vai fazer a retirada da cerveja por cima com auto-sifão?

Muito bom! Também sou louco num fermentador de vidro.
Só uma dúvida, você vai fazer a retirada da cerveja por cima com auto-sifão?

Nem fala! To louco pra arrumar mais para fermentar mais brejas.

Pra retirar só com sifonamento mesmo, o que já fazia nos plásticos também.

Uso bombonas plásticas e, como o jalexandre, não ligo para distribuir por toda a superfície ou misturar. O resultado é exatamente o mesmo.

Se o líquido tiver muito longe da boca do fermentador e vc achar que a queda será muito grande e forte, ao invés de só verter a solução de gelatina vc pode escoar ela por alguma coisa (sanitizada), tipo um bastão de vidro ou o cabo da colher de cerveja dependendo de como ela for.

Abraço

Só pra atualizar, o resultado realmente foi o mesmo de quando espalhava pela superfície. Obrigado pela ajuda.

Back