• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cilindro de Co2 chinês, regulagem para carbonatação forçada.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Paiakan,

Qual seria a alternativa correta então? Todo cilindro de gás que eu conheço é ligado diretamente em um regulador de pressão, quando se quer reduzi-la. Inclusive aquele que vc usa na cozinha pra alimentar seu fogão.
Como eu disse há mais de uma conexão possível. Tratando-se de cervejeiro artesanal e DIY é sempre complicado falar em "alternativa correta" porque sempre tem alguém que já fez diferente e teve sucesso.

E apesar de eu não usar botijão de gás para o fogão a ideia é um pouco diferente já que não precisamos realizar nenhum ajuste de pressão para utilizá-lo. MAS se eu tivesse que utilizar um botijão desses hoje eu daria um jeito de instalar pelo menos uma válvula de segurança.
Num cilindro de CO2 normal com um regulador normal, se o regulador estiver no máximo de pressão vc também pode explodir um barril.
Sem dúvida. Por isso minha sugestão é adotar a mesma sistemática, independente do tamanho do cilindro.

Para mim não faz diferença se o cilindro é um de 6 kg ou um de Paintball de 20 oz. A minha sugestão é no sentido de sempre utilizar a combinação regulador/manômetro para pressão do cilindo (alta pressão) + regulador/manômetro da linha (baixa pressão), além da válvula de segurança, não importa o cilindro.

É muito simples, na dúvida é só regular pra zero a pressão e depois ir aumentando até marcar a pressão desejada, ou abrir o cilindro antes de conectar no postmix, assim marca a pressão da linha sem estar injetando..
É simples, mas estes reguladores de pressão geralmente tem operação inversa. O regulador da pressão no cilindro gira no sentido anti-horário para abrir/liberar a pressão enquanto o regulador da pressão na linha gira no horário para liberar a pressão. Basta um descuido, uma cerveja a mais pra confundir.

Concordo plenamente que se deve ter muito cuidado com cilindro, pressão, etc. Mas também temos que viabilizar as coisas e isso pode ser feito entendendo o funcionamento do equipamento e utilizando as peças corretas.
Enfim, em resumo se sob condições normais utilizamos a combinação abaixo para cilindros grandes, a minha sugestão desde o início do tópico é no sentido de criar algo similar para cilindros de Paintball.

regulador-alta-presso-nitrognio-50kgfcm2-ou-750psi-D_NQ_NP_489511-MLB20594036559_022016-O.jpg

Mas é apenas a minha sugestão levando em conta principalmente as dúvidas e certa insegurança com que o pessoal estava abordando o assunto.

Para mim não faz diferença se o cilindro é um de 6 kg ou um de Paintball de 20 oz. A minha sugestão é no sentido de sempre utilizar a combinação regulador/manômetro para pressão do cilindo (alta pressão) + regulador/manômetro da linha (baixa pressão), além da válvula de segurança, não importa o cilindro.

Paiakan,

Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

Abraço

Colocar um registro a mais pode ter uma conveniência adicional de poder fechá-lo evitando que um curioso faça cagada mexendo no regulador de saída.

Porém, se você está servindo e ambos estão abertos o erro citado de abrir o regulador mais do que deveria acarretará na mesma pressão no barril, causando a mesma "insegurança", com ou sem esse primeiro registro.

Enfim, fica a critério de cada um. Quando chegar o meu eu vou usar da forma mais simples possível e, em caso de achar que o registro do regulador é muito fácil de uma criança/um curioso mexer, ai eu coloco uma válvula on/off antes. A única ressalva pra mim é essa: como é um registro e não um parafuso, pode ficar muito fácil de outra pessoa mexer.

Paiakan,

Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

Abraço

O primeiro manômetro não é apenas um manômetro, é um registro também, sem ajuste fino (tipo on/off, similar ao ABL dos cilindros grandes).

Edit: falo do que o OP comprou, não desta última foto.

Paiakan,

Abraço
Oi Tiago, trabalhei por 20 anos com a grandeza Pressão. Fique tranquilo que sei o que um manômetro faz.

Escrevi regulador/manômetro porque só vejo o sentido de existir um regulador de pressão se conectado a ele estiver um manômetro que indique a pressão para qual o regulador de pressão ajustou.

E sobre o que você falou quanto ao fato de não existir um regulador da pressão do cilindro eu discordo porque a válvula ABL (embora não seja projetada para este fim) permite controlar primária e primitivamente a pressão liberada para o regulador + manômetro de baixa pressão. Embora, repito, esta válvula não foi projetada para este fim.

E no cilindro que o muanis comprou estes dois dispositivos (regulador de pressão ou válvula + manômetro) compõem uma peça única.

Fala galera, as discussões se encerraram mas eu gostaria de saber do pessoal que estava montando. Como ficou?
Gostei muito da deia de usar um cilindro de Paintball, mas mesmo após ler esse tópico ainda não entendi qual seríamos esquema ideal.
Queria usar esse sistema para aqueles Growler Inox e também para Postmix

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Já adquiri um cilindro desses pretos pequenos, pra um projeto com mais mobilidade pra servir chope. Vou acompanhar o tópico pra ver as ideias, mas já serviu bastante pra ver como vou usar.

Latest posts

Back