To com problema de espaço na geladeira.e ajudaria muito se pudesse deixar o cilindro pra carbonatar e servir dentro dela deitado, mas não sei se pode
Na verdade faz diferença por que o co2 em cilindros é um gás liquefeito... Se seu cilindro possuir cifao pra captação vc pode não conseguir extrair todo o gás do cilindro.
De onde vc tirou essa informação?
Pelo diagrama de fases do CO2, a 30°c precisaria comprimir a 70atm, que equivale a quase 1030psi. Embora os manômetros dos cilindros tenham essa pressão na escala, nunca vi atingi-la.
https://d2vlcm61l7u1fs.cloudfront.net/media/654/654abc63-5ebf-4f33-9507-c38acd719f38/phpAsNMSr.png
A pressão de de trabalho de um cilindro de CO2 é na faixa de 126kgf/cm², logo ela é quase o dobro dos 70atm que vc se referiu, algo em torno de 121atm, o que faz com que ele seja liquefeito sim!
Interessante! e vc tem alguma fonte pra essa informaçao? Nao que eu esteja duvidando de vc de graça, mas tenho dois cilindros, de 2,5kg e 9kg. De todas as vezes que enchi eles (e ja fiz em locais diferentes), nenhuma delas ele voltou com uma pressao dessas. Por isso minha informaçao de que nesses cilindros, o CO2 nao chega a ficar liquido, portanto nao teria problema deixa-lo deitado.
Abraço
De acordo com esse tópico do hbt.com, a indicação também é de que não se use na horizontal, devido ao CO2 estar liquefeito, como citado.
http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=113475
Isso desperta ainda mais meu interesse pelo tópico, já que nunca percebi o CO2 liquefeito no tanque (como se percebe ao sacudir um botijão de GLP), nem pelos números do regulador, num cilindro recém cheio.
Interessante as informações
Mas e ai pode ou não pode usar deitado, não sei se tem sifão dentro
@Tiago Na parte superior do seu cilindro tem algumas inscrições, se vc conseguir tirar uma foto deles, eu te explico onde achar esses dados.
Poder, pode, mas vc não vai estar usando o CO2 por completo. O que vc vai estar retirando do cilindro em geral é excesso de pressão e não o gás em sí. Pra saber se tem sifão ou não só abrindo o cilindro mesmo... Na dúvida do cilindro ter ou não sifão trabalhe sempre na vertical.
Blz, deitado não vou usar então
Agora, ele meio inclinado de uma forma que fique mais pra em pé doque deitado deve dar certo independente do sifão ?
Inclinado pra mim já ajuda a não terque subir tanto a prateleira do freezer