• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Chiller placas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Mais por curiosidade do que qualquer outra coisa... o que vocês fazem com a solução de soda que sobra? Como é feito o descarte? Não pode ser jogado no ralo normal, certo?

Mais por curiosidade do que qualquer outra coisa... o que vocês fazem com a solução de soda que sobra? Como é feito o descarte? Não pode ser jogado no ralo normal, certo?

É... bom, o correto seria neutralizar ela antes de jogar no ralo, embora não seja prática comum. Veja a quantidade de soda que usam pra desentupir canos, acaba indo direto...

Não sei, mas quando a quantidade é pouca, provavelmente ela acaba reagindo com o material orgânico disponível antes de chegar na rede de esgoto, se existir rede...

Cara o que exatamente tu quer remover?

Em geral o mais recomendado pra limpeza de sujeira orgânica são soluções alcalinas. O ácido é bom pra remoção de impurezas minerais. Normalmente é assim que acontece a associação, base pra limpeza de orgânicos e ácido pra limpeza dos minerais que a limpeza anterior deixou.

Seguinte, andei emprestando alguns equipamentos, entre eles, bombas, mangueiras e chiller, que a princípio voltaram limpos, porém não parecem tão limpos assim. Quando me refiro aos biofilmes, falo da sujeira orgânica visualmente imperceptível, neste caso acho que o Dersana Max deve resolver. Mas como não tenho capacidade de visualizar internamente o chiller e temendo a possibilidade de resíduos minerais que possam servir de "apoio" aos microorganismos contaminantes, penso em usar eventualmente detergentes ácidos. Era isso. Alguma sugestão?

Obrigado.

Seguinte, andei emprestando alguns equipamentos, entre eles, bombas, mangueiras e chiller, que a princípio voltaram limpos, porém não parecem tão limpos assim. Quando me refiro aos biofilmes, falo da sujeira orgânica visualmente imperceptível, neste caso acho que o Dersana Max deve resolver. Mas como não tenho capacidade de visualizar internamente o chiller e temendo a possibilidade de resíduos minerais que possam servir de "apoio" aos microorganismos contaminantes, penso em usar eventualmente detergentes ácidos. Era isso. Alguma sugestão?

Obrigado.

Entendi... Bom, eu acho que se tu remover a sujeira orgânica com soda caustica a quente e depois fizer enxague a quente, provavelmente não vai ter problema... não sei se possíveis resíduos minerais resultantes dessa limpeza poderiam ser foco de contaminação, mas se tu quiser ter certeza de que eliminou isso também, eu acho que recomendaria usar um ácido fosfórico... não sei se um ácido acético em concentração de vinagre seria o suficiente pra isso, talvez até seja, teria que dar uma googleada...

Abraço

Minhas dúvidas, li todo o post e ficaram somente algumas dúvidas.

1 - Posso descartar a solução de soda no encanamento que leva a caixa de gordura da minha casa? Sendo assim já ajudava na limpeza da mesma!

2 - Depois de lavar bem, posso deixar uma solução de iodophor por quanto tempo dentro?

3 - Caso não venha a usar iodophor, posso sanitizar com pac200 e deixar esse chiller no congelador ou não precisa?

Obrigado a todos.

Minhas dúvidas, li todo o post e ficaram somente algumas dúvidas.

1 - Posso descartar a solução de soda no encanamento que leva a caixa de gordura da minha casa? Sendo assim já ajudava na limpeza da mesma!

2 - Depois de lavar bem, posso deixar uma solução de iodophor por quanto tempo dentro?

3 - Caso não venha a usar iodophor, posso sanitizar com pac200 e deixar esse chiller no congelador ou não precisa?

Obrigado a todos.

Olha, pode descartar, mas não exagera na quantidade nem na concentração, porque soda + gordura = sabão, soda demais poderia entupir a caixa de gordura. Até hoje não tive problemas com isso...

Se quiser, vc pode deixar iodofor lá dentro, mas isso não vai te ajudar muito, pq o iodofor logo perde seu poder sanitizante e vc vai ter que sanitizar ele de qualquer maneira antes de usar. O iodofor nao tem nenhum poder desincrustante ou limpante que ajudaria a soltar qualquer tipo de sujeira residual...

Não entendi a ideia de deixar o chiiller no congelador...

Olha, pode descartar, mas não exagera na quantidade nem na concentração, porque soda + gordura = sabão, soda demais poderia entupir a caixa de gordura. Até hoje não tive problemas com isso...

Se quiser, vc pode deixar iodofor lá dentro, mas isso não vai te ajudar muito, pq o iodofor logo perde seu poder sanitizante e vc vai ter que sanitizar ele de qualquer maneira antes de usar. O iodofor nao tem nenhum poder desincrustante ou limpante que ajudaria a soltar qualquer tipo de sujeira residual...

Não entendi a ideia de deixar o chiiller no congelador...

A idéia do congelador eu li neste post!!! Acho mais prudente então, lavar bem com soda quente, depois passar bastante agua quente e guardar. Antes de utilizar dar aquela sanitizada básica no menino!!

Valew!

...Se quiser, vc pode deixar iodofor lá dentro, mas isso não vai te ajudar muito, pq o iodofor logo perde seu poder sanitizante...

Tiago,

Quer dizer que se eu faço uma solução de iodofor/água, guardo em um recipiente, após pouco tempo essa solução não tem mais poder sanitizante? Tem certeza?

Costumo colocar em um borrifador estas soluções e ir utilizando sempre que preciso fazer alguma coisa no fermentador... então estou correndo enorme risco de contaminar a leva, procede?

Abraço!

Tiago,

Quer dizer que se eu faço uma solução de iodofor/água, guardo em um recipiente, após pouco tempo essa solução não tem mais poder sanitizante? Tem certeza?

Costumo colocar em um borrifador estas soluções e ir utilizando sempre que preciso fazer alguma coisa no fermentador... então estou correndo enorme risco de contaminar a leva, procede?

Abraço!

Não é tão pouco tempo assim que dura, mas tem uma validade sim e ela diminui de acordo com o aumento de temperatura. Um indicativo é a cor do iodofor, quando a solução perde a cor, vc pode dar ela por vencida.

Eu também misturo no borrifador e uso até acabar, dura bastante, mas guardo na geladeira...

Abraço

Tiago,

Abraço!
Eu sempre faço um novo quando vou sanitizar algo, e o motivo é bem simples: eu tenho alguma forma de testar se o sanitizante ainda está ok? Não... seria só na fé, então.... eu sempre faço um novo.

Abraço,

Boa tarde pessoal,

como todos sabem aqui em Sampa a crise hídrica ta pegando forte, então tenho pensado em alternativas para gastar menos água e tive 2 idéias ...

Abraços,
Galhardo

Attachments

• chiller-placas_1.jpg
    chiller-placas_1.jpg
    197.3 KB
O princípio é normal, utilizado em qualquer cervejaria... a questão é que vais precisar de um volume de água BEM grande pra conseguir resfriar somente por recirculação.... é só fazer as contas com os diferenciais de temperatura... a matemática pra isso não é complicada.

Abraço,

Muito legal Galhardo...pessoal vou usar o chiller pela primeira vez...podem me ajudar informando algum tópico de como instalar? Que bomba comprar etc? Outra coisa...a soda q vcs usam é a vendida em supermercado?
Abs

@lgandena a soda é a cáustica... kkkk não pude me controlar :fro:
Mas respondendo tua pergunta, é sim a mesma soda que compramos no mercado.

@lgandena eu já comprei duas bombas dessas link e estou muito satisfeito.
Tem um tópico sobre bombas que o pessoal cita alguns modelos.
Se tu procura algo mais profissional sugiro uma Chugger pump.

mais uma ...

Abraços
@Galhardo, eu estou terminando de montar um esquema desses. Eu comprei uma caixa dágua de 500 L que funcionara em circuito fechado para resfriar o mosto. Considerando que as minhas levas são de 45 L, vou arredondar para 50 L para facilitar a didatica. Então, supondo querer baixar a temperatura do mosto de 100°C para 30°C, ou seja, 70°C para o volume de 50L e considerando que as propriedades do mosto e da água são semelhantes (não são, mas nao vale a pena gastar tempo para calcular a capacidade calorifica do mosto para isso), entao da termodinamica temos que a quantidade de calor transferida é proporcional à massa (vale a simplificacao de massa ser igual ao volume (nao é mas nao vale a pena tambem)), proporcional à capacidade calorifica (cp) e à diferença de temperatura do fluido (temp inicial e final), ou seja Q=m.cp.(tinicial-tfinal).

Considerando que a quantidade de calor retirada do mosto é igual à quantidade de calor transferida à agua (sem considerar perdas para o meio ambiente), então temos:

magua.cpagua.(tinicial-tfinal)agua =
mmosto.cpmosto.(tinicial-tfinal)mosto

Como disse acima, considerando os cp iguais, então, no meu caso, temos algo proximo a:

500L.(24°C-tfinal)=50L.(100°C-tfinal)

Ou seja, num tempo bem longo, teoricamente seria possivel chegar a proximo a 30°C sem uso de prechiller.

Otimizando o uso temos então duas ou três opções:

1) descartar o volume de água enquanto estiver ate uns 80°C, pois o resfriamento até patamar é relativamente rápido. Assim perdemos um pouco de agua, porém resfria mais rapidp até proximo de 30°C.

2) parar o resfriamento proximo de 35-40°C para que não seja necessário usar muito tempo a bomba.

3) ou então no finalmente (la pelos 40-45°C) instalar um prechiller com gelo para resfriar a agua para conseguirmos chegar nos 25-30°C.

Como eu agora estou fazendo starter de levedura, então colocar o mosto na geladeira para concluir o resfriamento até uns 20°C não é problema para mim, pois preparo o starter na noite anterior (faço as minhas cervejas no interior e nos final de semana), assim as 24h do starter conclui praticamente quando o mosto chegar nessa temperatura!

O sistema ainda nao está operando, mas breve estará e ai eu passa mais infos para vcs.

Ah, foi necessário comprar uma bomba centrifuga (Ferrari) para fazer essa circulação.

Investimento de uns R$ 500 só com a caixa dágua e bomba, mas a consciência está limpinha. Cerveja com responsabilidade social.

Não vou reler o que escrevi acima.

Sds,

Fabiano

Fala pessoal

Recentemente comprei um chiller, esses duda diesel da vida.
Ja usei algumas vezes (sem problemas) mas estou com um receio danado de reusar pois tenho medo de contaminação... só dei aquela lavada basica com agua quente, de molho, após usar.

Pergunta: Alguem sabe se o Kalyclean S330 em conjunto com o S390 (sanitizante) é suficiente pra limpar ? Ou devo ir na soda caustica a uma alta temperatura recirculando um tempo como é consenso por aqui ?

Abraços!

Fala pessoal

Recentemente comprei um chiller, esses duda diesel da vida.
Ja usei algumas vezes (sem problemas) mas estou com um receio danado de reusar pois tenho medo de contaminação... só dei aquela lavada basica com agua quente, de molho, após usar.

Pergunta: Alguem sabe se o Kalyclean S330 em conjunto com o S390 (sanitizante) é suficiente pra limpar ? Ou devo ir na soda caustica a uma alta temperatura recirculando um tempo como é consenso por aqui ?

Abraços!

Se é consenso, vc já deve ter a resposta! :D

A soda e o sanitizante fazem papeis diferentes. A soda limpa, o sanitizante sanitiza... parece redundante, mas são coisas diferentes.

Se vc está com receio de que tenha sujeira mesmo ali dentro, mosto seco, partículas diversas, o recomendado é passar uma soda e depois o sanitizante. Um não substitui o outro, ou seja, a soda não sanitiza.

Se vc não tem bomba pode só fazer uma passagem de um recipiente pro outro também, ou várias, se tem bomba mais fácil, só recircular.

Abraço

Ei, Tiago !
Valeu pela ajuda !!!!!!

Você conhece esse chiller, da Duda Diesel ?
Ele pode levar soda ? É de inox ?
(Vejam só, sou dono da parada e não sei ) ... lamentável ! :p
Abri o bicho, joguei embalagem, tudo fora... nem deu tempo de ler.

Abraço!!

Ei, Tiago !
Valeu pela ajuda !!!!!!

Você conhece esse chiller, da Duda Diesel ?
Ele pode levar soda ? É de inox ?
(Vejam só, sou dono da parada e não sei ) ... lamentável ! :p
Abri o bicho, joguei embalagem, tudo fora... nem deu tempo de ler.

Abraço!!

Conheço, ele é de inox brasado em cobre. O cobre é usado pra unir as placas, porém não aparece na superfície da parte interna do chiller, que é então todo de inox. Sendo assim pode usar soda sem problemas. Lembre-se de enxaguar bem, preferencialmente com água quente, depois de usar a soda.

Abraço

Guenther, como e o processo que vc faz para testar residuos de soda com o Fenolftaleína. Tira um pouco de agua que passou por dentro do chiller e pinga uma gota do Fenolftaleina?

abracos,

Acabei de voltar dos EUA, e comprei um chiller de placas. Após ler esse topico inteiro, desanimei com força ... acho que vou continuar usando meu chiller de cobre mesmo.
E depois vendo o chiller de placas ...

Acabei de voltar dos EUA, e comprei um chiller de placas. Após ler esse topico inteiro, desanimei com força ... acho que vou continuar usando meu chiller de cobre mesmo.
E depois vendo o chiller de placas ...

Por que? :eek:
Acho chiller de placas uma boa opção.

Back