Já que ressuscitaram o tópico, estou ultimamente usando bastante água corrente e depois deixo escoar e por fim levo para o AutoClave, vocês acham que isto já resolve ou tem que usar algum sanitizante?
Autoclave não adianta pra limpar. Autoclave esteriliza.Já que ressuscitaram o tópico, estou ultimamente usando bastante água corrente e depois deixo escoar e por fim levo para o AutoClave, vocês acham que isto já resolve ou tem que usar algum sanitizante?
Cara, não existe regra.... então vou te dizer o que eu faço.
Depois de cada brassagem, eu passo água quase fervendo no sentido contrário, bastante, e depois disso passo sanitizante (iodophor), e guardo ele com sanitizante dentro.
Fazendo isso toda a brassagem, eu uso soda uma vez a cada 1 ou 2 meses, digamos assim, e não sai nada se sujeira visível.
Se em uma dessas limpezas com soda sair sujeira visível, isso quer dizer que as limpezas com água quente, etc, não estão sendo muito eficazes, então é preciso melhorar esse processo.
Eu faço assim.
Abraço,
Tipo... 5.. 7 mil.
Cara, não existe regra.... então vou te dizer o que eu faço.
Depois de cada brassagem, eu passo água quase fervendo no sentido contrário, bastante, e depois disso passo sanitizante (iodophor), e guardo ele com sanitizante dentro.
Fazendo isso toda a brassagem, eu uso soda uma vez a cada 1 ou 2 meses, digamos assim, e não sai nada se sujeira visível.
Se em uma dessas limpezas com soda sair sujeira visível, isso quer dizer que as limpezas com água quente, etc, não estão sendo muito eficazes, então é preciso melhorar esse processo.
Eu faço assim.
Abraço,
1) Pergunto, consigo limpar ele completamente?Guenther, passei soda no meu chiller no fim de semana e realmente a água saiu escura, não preta, mas escura. Pergunto, consigo limpar ele completamente? ou agora sempre vai ficar o risco de contaminação.
Posso também inverter os lados, começar a passar o mosto aonde antes passava a água e a água aonde passava o mosto?
Outra dúvida, posso colocar o chiller inteiro na soda? todo ele dentro da panela(inox) com soda?
Obs: Peguei confiança e vou começar a passar soda com mais frequencia
1) Pergunto, consigo limpar ele completamente?
3) Posso também inverter os lados, começar a passar o mosto aonde antes passava a água e a água aonde passava o mosto?
Não, por isso os chillers vem com uma indicação de onde se deve usar mosto, e onde se deve usar água.
Abraço,
Ai eu já não sei de cabeça. Teria que olhar o chiller de placas que possuo e interpretar a lógica dele.Guenther, não achei indicação nenhuma no meu chiller, apenas que não é possível o uso com amônia.
Geralmente o mosto passa pela entrada da esquerda (utilizava assim) Posso continuar ou existe algum modo de descobrir qual seria o fluxo certo, já que não está explicito no rotulo?
usar a soda nessa concentração de 20g por litro que indicaram, é muito perigoso?
Vi umas fotos agora de mão aparecendo até osso por conta de soda!!!! fiquei receoso!
Meu equipamento agora é 99% de aço inox! posso preparar a soda na agua, esquentar e recircular em tudo!
e onde encontro esse fenolftaleina pra fazer o teste?
Pessoal,
vi no site do Lamas para vender um chillher de placas porém a descrição me chamou atenção em um ponto:
....
é isso mesmo? ou estou confundindo o processo?
(Meu processo atual é com chiller de imersão)
Além dos alcalinos (Soda), alguém também usa detergentes ácidos?
Procurei informação a respeito da efetividade dos detergentes alcalinos na eliminação dos biofilmes e considerando a dificuldade da ação mecânica, estou pensando seriamente em usar (associar) detergentes ácidos eventualmente.
Alguém tem algo pra contribuir?
Cara o que exatamente tu quer remover?
Em geral o mais recomendado pra limpeza de sujeira orgânica são soluções alcalinas. O ácido é bom pra remoção de impurezas minerais. Normalmente é assim que acontece a associação, base pra limpeza de organicos e ácido pra limpeza dos minerais que a limpeza anterior deixou.
Tiago, dentre as opções de limpeza acida, o que você recomenda?
Vi sobre o acido oxalico no inox, mas não tenho ideia de uma concetração adequada para limpeza branda, nem tempo ou temperatura de contato. Você teria essa info.?
Percebo muita mineralizaçao nos trocadores de placas, principalmente na parte da agua, acompanhado de um azinhavre que não devia aparecer ali, ao menos na teoria de sua contrução...