chiller de cobre

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GabrielStange

New Member
Joined
Dec 15, 2013
Messages
4
Reaction score
1
Boa noite, estou juntando equipamento ja faz algum tempo para minha primeira brassagem, tive dificuldade de comprar um chiller por um preço aceitável para minha condição de estudante. Comprei um tubo de cobre em uma loja que vende equipamentos para refrigeração e fiz o meu chiller. Até aí tudo bem, o tubo não amassou e ficou na forma esperada, mas agora não sei se posso realmente utilizar este chiller que eu fiz ou se tenho que cobrir ele com algum tipo de esmalte para não contaminar a cerveja. Alguém sabe algo sobre isso?
 
Não cobre nada.

Cobre é totalmente seguro, e inclusive, não deve ser limpado ao extremo (até ficar brilhando). Ele deve manter uma cor mais escura e fosca comparado a quando tu compra ele (brilhando).

Só não guarde ele sujo, pois corre o risco de oxidar e gerar zinabre, uma oxidação feia, verde/azulada.

No resto, cobre é naturalmente anti-bacteriano.

Abraço,
 
Estou pesquisando para montar o meu de imersão em cobre também.
E quanto à impressão das medidas que vem por fora de alguns tubos de cobre. Vcs sabem como ela é feita?, se é com tinta?, se não vai contaminar o mosto?
 

Attachments

  • Captura de Tela 2017-05-27 às 11.52.45.png
    Captura de Tela 2017-05-27 às 11.52.45.png
    282.4 KB · Views: 52
Este tipo de impressão é feita com laser, sem apresentar problemas algum para a cerveja. Mesmo assim, quando eu comprei uma tubulação de cobre para fazer um chiller ele veio com estas mesmas marcas eu removi elas com lã de aço.
 
Corrigindo o que eu escrevi acima, nem todos os tubos são marcados a laser, pois diante de uma busca na internet eu vi que alguns podem serem marcados com jato de tinta mesmo. Independente de como são marcados, o bom seria remover estas marcações. Um método bom para isso, como citei na resposta anterior, é esfregando com lã de aço, pois sai muito fácil.
 
Back
Top