• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Chiller de aluminio de 1/2

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Geo1

Well-Known Member
Reaction score
7
Fala pessoal,

Estou começando a montar meu equipamento para primeira brassagem, e estou vendo pra fazer o chiller em aluminio de 1/2 com 10 metros dentro da panela e 5 metros em um balde com gelo.

1 - É facil manusear/enrolar o aluminio de 1/2?
2 - Dessa forma consigo resfriar legal?

Obs: ia fazer de 3/8 mas não to encontrando aqui na minha cidade. Piracicaba SP, kkk.

Fala pessoal,

Estou começando a montar meu equipamento para primeira brassagem, e estou vendo pra fazer o chiller em aluminio de 1/2 com 10 metros dentro da panela e 5 metros em um balde com gelo.

1 - É facil manusear/enrolar o aluminio de 1/2?
2 - Dessa forma consigo resfriar legal?

Obs: ia fazer de 3/8 mas não to encontrando aqui na minha cidade. Piracicaba SP, kkk.

Opa.

1- Meu chiller é de aluminio de 1/2 e eu mesmo o enrolei, utilizando como molde uma lixeira (kkkk) mais rígida. Foi bem fácil de enrolar.
2- Eu diria para vc conectar seus 2 chiller em linha, deixando primeiramente o de 5m fora do gelo, circulando somente água da torneira. Quando a temperatura do mosto começar a querer estabilizar e custar a baixar, vc coloca o de 5m dentro do gelo.

Outra coisa que fiz esses dias, e que deu um resultado bom, foi deixar bastante gelo preparado desde o dia anterior. Usei potes, garrafas pet, o que eu tinha no momento.
Quando estava perto da hora de começar a resfriar o mosto, enchi meu fermentador de água e joguei todo aquele gelo dentro e deixei ele reservado, em um lugar mais alto (em cima da geladeira).
Comecei a resfriar o mosto com a água da torneira. Quando a temp começou a estabilizar, desconectei a mangueira da torneira e liguei no fermentador, deixando lentamente passar água gelada. Baixou para uns 20 graus.

Abraço!

Boa Carlos, valeu.

Vou fazer desse jeito mesmo, boa dica.
Com a agua da torneira direto no de 10m até estabilizar é rapido?
E quanto tempo chegou no 20 graus, quando ligou no fermentador?

abss

Boa Carlos, valeu.

Vou fazer desse jeito mesmo, boa dica.
Com a agua da torneira direto no de 10m até estabilizar é rapido?
E quanto tempo chegou no 20 graus, quando ligou no fermentador?

abss

Depende da quantidade de mosto a resfriar.
No meu caso, eram 15L. Foi rapidinho.
Depois, uns 15 min até baixar pra 20.

Valeu a dica, fiz nesse fim de semana e ficou show!

Attachments

• IMG-20160402-WA0002.jpg
    IMG-20160402-WA0002.jpg
    151.4 KB
  • IMG-20160402-WA0003.jpg
    IMG-20160402-WA0003.jpg
    193.5 KB
  • IMG-20160402-WA0004.jpg
    IMG-20160402-WA0004.jpg
    181.5 KB
  • WP_20160402_001.jpg
    WP_20160402_001.jpg