• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cheiro de Vinho

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gunther1

New Member
Reaction score
0
Pessoal, estou na fermentação secundária de uma lager. Fui dar uma provada para verificar os off flavors e senti um cheiro muito forte de vinho branco meio azedo. Porém, para minha surpresa o gosto da cerveja estava praticamente "pronto".

Será que se eu maturar esse cheiro será eliminado? Ou eu deixo mais tempo na fermentação secundaria para esse odor ser reabsorvido?

E qual a possível origem desse odor forte sem sabor na cerveja?

Alguns parâmetros:

Produção de 10L American Premium Lager

- 2,2kg Pilsen
- 0,4kg Chateau Munich Light
- 10g Cascade 60mim
- 10g Saaz 60mim
- 10g Saaz 5min
- 1pkg Lager 34/70

Mash:
- 75min - 64,5C
- 10min - 75C

- Pré-boil gravity: 1,032
- OG: 1,046

Fermentação:
- 11 ~ 12C 9 dias FG 1,009
- 14,5 ~ 15,5C 2 Dias

Não maturei ainda.

Hoje é terceiro dia de fermentação secundária. Odor de vinho não aumentou nem diminuiu.
Segundo o How to Brew, é contaminação por acetobacter e lactobacter, bactérias comuns em vinhos. Pelo que entendi não há muito o que fazer, não irá melhorar com a maturação.

Mas como li aqui no fórum, só jogarei a cerveja fora se eu provar e tiver que cuspir.

cara, relaxa e espera o final do processo.

matura a cerveja, pq muitos compostos que produzem esses aromas da fermentação são consumidos pela levedura posteriormente, com 3 dias de fermentação ainda não dá para afirmar nada, nem os açucares devem ter sido consumidos ainda. Seu processo está só no começo.

Back