• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja Trapista

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Só pra dividir a vontade com a galera,
Sexta fui no Empório alto de pinheiros tomar umas, e não e que me deparo com caixas da Westvleteren.. porém o preço? a 190 reais cada!
Ai eu já soltei um.. "cara..., na Europa custa 4 Euros.." e a vendedora riu e falou. "Não.. EUR 2!!, mas vende viu? olha pro lado" e tinha um cara levando uma..

Bom, quem tiver disposto a pagar, lá tem.. inclusive o kit com copo. Mas nem quis saber o preço dele.. já já, se meu celular ajudar, posto as fotos pra aguçar a vontade do pessoal.

Realmente na Europa é mais barato. Mas 4 Euros acho que só talvez comprando direto no monastério. Nunca vi relatos de menos de 10 euros "na rua". Se conseguir a 12 Euros tá valendo. O normal é uns 14, 16... mas mesmo assim, nem se compara com os R$ 190,00.

Foto das garrafinhas

Attachments

• uploadfromtaptalk1413822323014.jpg
    uploadfromtaptalk1413822323014.jpg
    214.3 KB
Apenas jogando lenha na fogueira rs...

Andei relendo o BJCP e achei na Belgian Specialty Ale (16E) http://www.bjcp.org/2008styles/style16.php#1e

Comments: This is a catch-all category for any Belgian-style beer not fitting any other Belgian style category. The category can be used for clones of specific beers (e.g., Orval, La Chouffe); to produce a beer fitting a broader style that doesn’t have its own category; or to create an artisanal or experimental beer of the brewer’s own choosing (e.g., strong Belgian golden ale with spices, something unique). Creativity is the only limit in brewing but the entrants must identify what is special about their entry. This category may be used as an “incubator” for recognized styles for which there is not yet a formal BJCP category. Some styles falling into this classification include:

• Blond Trappist table beer
  • Artisanal Blond
  • Artisanal Amber
  • Artisanal Brown
  • Belgian-style Barleywines
  • Trappist Quadrupels
  • Belgian Spiced Christmas Beers
  • Belgian Stout
  • Belgian IPA
  • Strong and/or Dark Saison
  • Fruit-based Flanders Red/Brown

Parece que têm alguns estilos novos vindo numa nova versão do BJCP!? E a Quadrupel aparentemente reside em dois..?

Sei que a classificação não importa, mas sim o resultado (pelo menos penso assim). Mas como vocês classificariam uma Quadrupel? Belgian Dark Strong Ale ou Belgian Specialty Ale?

O critério seriam as especificações (OG/SRM/IBUs..) de cada estilo ou existe algo mais "conceitual" por trás?

Abraços,

Oi Masiero,

Dá uma olhada aqui, na versão nova e ainda não oficial do guia do BJCP:
http://www.bjcp.org/docs/2014 BJCP Style Guidelines (DRAFT).pdf

A quadruppel está dentro das Dark Strong Ale. Nos comentários está escrito "most are simply known by their strength or color designation.", acho que isso ajuda a responder sua pergunta sobre os critérios. Acho que sim, nesse caso as subdivisões são feitas a partir dessas propriedades...

Abraço

Galera, olhando uma receita da west 12, achei estranho o perfil de fermentação.

Traduzido do inglês:
Fermentar a 24°C por 7 dias.
Passar pro maturador a 12°C por 4 dias ou até atingir a FG desejada (guardar a levedura que estava no fermentador).
Colocar a levedura novamente e deixar a 7°C por 8 semanas.

Alguém pode ajudar?

segue a receita
http://www.candisyrup.com/uploads/6/0/3/5/6035776/westvleteren_12_clone_-_040.pdf

Galera, olhando uma receita da west 12, achei estranho o perfil de fermentação.

Traduzido do inglês:
Fermentar a 24°C por 7 dias.
Passar pro maturador a 12°C por 4 dias ou até atingir a FG desejada (guardar a levedura que estava no fermentador).
Colocar a levedura novamente e deixar a 7°C por 8 semanas.

Alguém pode ajudar?

segue a receita
http://www.candisyrup.com/uploads/6/0/3/5/6035776/westvleteren_12_clone_-_040.pdf

Li o pdf ali, ele não está dizendo exatamente o que vc entendeu. O que ele coloca é o seguinte:

Resfriar e oxigenar a 17ºC e inocular o fermento (subentendido), deixar a temperatura subir até 25ºC durante 6 ou 7 dias (provavelmente de forma lenta, atingindo os 25ºC só nos ultimos dias).

Dai ele fala pra transferir a cerveja pra outro recipiente, pra tirar de cima do fermento quando tiver em 1,013 e baixar pra 15ºC até atingir a FG, depois "descartar o fermento" novamente (não colocar mais) provavelmente transferindo mais uma vez. E então manter a 7ºC por 8 semanas.

Agora assim... isso está prescrito pelo site da Candi Syrup. Eu não sei se foi alguem que realmente sabe o que está fazendo, que montou essa indicação...

Minha dica seria vc inocular nessa temperatura indicada, deixar pelo menos uns 3 dias nela pra só então começar a subir a temperatura em direção aos 25ºC. Como é uma cerveja de alta OG, vai levar bastante tempo pra parar de fermentar. Muito provavelmente mais do que 6 ou 7 dias. Então vc pode subir algo como 0,5ºC por dia. Quando atingir os 25ºC mantenha assim pelo menos uma semana depois que terminar de atenuar (verifique a densidade), sem transferir, sem baixar a temperatura. Essa seria a "secundária". Quando estiver OK, aí vc pode prosseguir pra uma clarificação. Abaixo de 5ºC é mais eficiente.

Se sente necessidade de maturar a 7ºC, faça isso com a cerveja pronta, já na garrafa, senão vai demorar muito pra clarificar.

E não esquece de usar muito fermento nessa receita. A OG é alta...

Abraço

Estranho, não entendo como a levedura continuará em atividade para atenuar após a redução da temperatura para 15 graus. Pelo que sei o estímulo à atenuação é o aumento progressivo e contínuo da temperatura. Essa receita tá estranha, depois comparece com as receitas do Brew like a monk.

Back