• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja para agradar desacostumados com artesanais

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Carbobiach

aqui tem a prova do crime (ou cream).

a12e68f7e8f6fe83943f84078a2bcbb8.jpg

nestas threads tem muita coisa sobre o uso do milho nas cream ales.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409349
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407974

Fiz para o verão, junto com uma Session IPA Cascade/Amarillo.

Na minha opinião (que já tentei muito agradar Skolzeiros/Brahmeiros) Weiss, Cream Ale ou Pale Ale.

Mas na verdade pode produzir qualquer coisa, pra Brahmeiro qualquer artesanal é forte, amarga e ruimzinha.... Já me decepcionei com isso até entender que é normal, a grande maioria das pessoas simplesmente acha e vai continuar achando que cerveja de verdade é Skol.

Pretendo fazer a cream ale também, mas eu faço em pequenas quantidades, tenho apenas uma estufa de fermentação e 3 fermentadores, então vou brincando conforme libera o equipamento hahahaha
Se você não se importar de compartilhar mais sobre a receita, iria ser ótimo para ter como norte (nunca fiz uma cream).

Abraço!

Fiz a seguinte receita, e me rendeu 48 litros com uma eficiência de ~65%:

Fermentáveis:

8 kg Pilsen agrária
0,4 kg Chateau Melano (Castle malting - 70 EBC)
1,5 kg Chateau Vienna (5-7 EBC)
0,4 kg Biscuit 50 (50-70 EBC)
0,5 kg Aveia (flocos)

Água:
Brassagem: 38,5 l (3,6 l/kg de grãos)
Sparge: 29 l TOTAL: 67,5 l

Lúpulo: Adição Lúpulo Quantidade
60' Zeus (pellet) 20g
10' Cascade (pellet) 35g

Dry hopping:
30g Zeus (no 6° dia de fermentação)

Brassagem: Tº Tempo
Mash in: 65° C
β amilase: 65° C 60 min
α amilase: 72° C 20 min
Mash out: 78° C 10 min
TOTAL: 90 min

Fervura: 60 min

Fermento:
(lama + starter) US-05

Fermentação:
Temperatura: 21º C nos pimeiros 4 dias, 23°C por mais 2 dias e 24°C por mais 1 dia

Maturação: 15 dias a 10º C
3 dias a 3°C (clarificação)

Primming: 7,5 g/l

Como disse, tá meio fora do estilo, mas ficou excelente e todo mundo adora.

Grande abraço!

@Carbobiach

afinal, vez a "agrada brahmeiros" ?

Qual o resuldo?

Fiz sim, irmão. Fiz uma Weiss tradicional, uma Camomila Weiss (dei uma inventada nessa receita) e uma SMASH APA Equinox. Todas muito suaves. As weizen fiz com BU/GU equilibrado, a APA fiz tendendo para o malte. Ajustei a água para não lúpulo não ser ressaltado, também.
Com isso não teve muito erro, não, gostaram bastante, ainda mais das Weizen. Vou fazer uma Wit agora para o verão, pra compartilhar com os skolzeiros da vida por aqui.

Fiz sim, irmão. Fiz uma Weiss tradicional, uma Camomila Weiss (dei uma inventada nessa receita) e uma SMASH APA Equinox. Todas muito suaves. As weizen fiz com BU/GU equilibrado, a APA fiz tendendo para o malte. Ajustei a água para não lúpulo não ser ressaltado, também.
Com isso não teve muito erro, não, gostaram bastante, ainda mais das Weizen. Vou fazer uma Wit agora para o verão, pra compartilhar com os skolzeiros da vida por aqui.

EQUINOX é muito verão. Adorei usar ele.

Acho que a minha receita que mais agradou tanto os novatos quanto os já iniciados nas artesanais foi uma Kölsch. Bem leve e refrescante, mas ainda bastante saborosa.

Fiz uma com 5% ABV e 25 IBU, usando maltes pilsen (80%) e vienna (20%) e lúpulo Hallertauer Spalter. Achei que ficou bem equilibrada e com um aroma levemente frutado da fermentação (usei o K-97). A aparência dourada e cristalina também agradou o pessoal.

Gostei da ideia do Equinox, nunca usei, vou colocar na lista de receitas pro verão que tá chegando, haha

Fiz uma blonde Ale para os não iniciados.

85 % de pilsen agrária
8 % de malte de trigo
5 % de cara blonde
2% de cara clair

1 h de mosturação a 65 ºC no método BIAB, com 6 L de água por kg de grão, 1 h de fervura com magnum (14 IBU), 25 minutos de cascade (4 IBU), 5 minutos de cascade (1 IBU).
Fermentação com S05 (fermentis), a 18 ºC por 4 dias na primária e 3 dias na secundária a 22 ºC, + pelo menos 3 dias de geladeira com gelatina.

Uma Ale bem próxima de uma Lager.

Attachments

• IMG_20171011_115733693.jpg
    IMG_20171011_115733693.jpg
    158 KB
Estou formulando uma Blonde parecida, com Pilsen, malte de trigo e um toque de Munique e Carapils, além dos lúpulos Perle (ou Willamete, estou decidindo rs) e Cascade, mas ainda não cheguei nas porcentagens certas.

O tópico tá meio antigo, mas vou deixar um breve relato de como meu pai que achava Heineken amarga, agora toma até as ipas de 60 a 70 ibu
Comecei a comprar umas Weiss, APAs, e session ipa bem refrescantes, antes mesmo de começar a fazer cerveja.
Quando comecei a fazer as minhas, fiz Witbier, apa, session ipa, fake hop lager, weiss, e aí lancei uma Ipa no limite inferior dos parâmetros do bjcp, a partir daí quebrou a barreira das ipas.
Hoje quando ele toma Heineken fala que é docinha haha

O tópico tá meio antigo, mas vou deixar um breve relato de como meu pai que achava Heineken amarga, agora toma até as ipas de 60 a 70 ibu
Comecei a comprar umas Weiss, APAs, e session ipa bem refrescantes, antes mesmo de começar a fazer cerveja.
Quando comecei a fazer as minhas, fiz Witbier, apa, session ipa, fake hop lager, weiss, e aí lancei uma Ipa no limite inferior dos parâmetros do bjcp, a partir daí quebrou a barreira das ipas.
Hoje quando ele toma Heineken fala que é docinha haha
Boa tática....
Comigo pessoalmente aconteceu isso, bem antes de começar produzir...
Engraçado que cheguei na fase do quanto mais amargo melhor, o que já passou.
Agora estou surfando na onda das trigo e pilsen mais amenas!!!
Eu, pelo menos, gosto de variar bastante... e tem muito campo para variações.
Abraços

Boa tática....
Comigo pessoalmente aconteceu isso, bem antes de começar produzir...
Engraçado que cheguei na fase do quanto mais amargo melhor, o que já passou.
Agora estou surfando na onda das trigo e pilsen mais amenas!!!
Eu, pelo menos, gosto de variar bastante... e tem muito campo para variações.
Abraços
Sim, fazer cerveja tem dessas mesmo, cada época é uma pegada ou uma escola diferente, pelo menos pra mim. Ultimamente fiz bastante da escola belga, aproveitei e fiz uma white ipa pra intercalar, tô fermentando uma dry stout, e por aí vai, o negócio é não faltar breja hahaha

Back