• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja Não Filtrada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lukasmontes

Member
Reaction score
3
Bom dia confrades! Estou iniciando o descanso de diacetil em minha primeira lager (depois de várias brassagens de ales), uma Munich Helles, e ao contrário do que a maioria visa na aparência de uma lager, eu gostaria de fazer uma cerveja turva, para não dizer suja, com as características das cervejas "não filtradas" que intensificam o aroma, sabor do malte, pão, biscoito e dá uma sensação maior de corpo e frescor. Quem já tomou a Abadessa Helles sabe do que estou falando.
Minha idéia é não fazer cold crash ou deixar pouco tempo em baixa temperatura, mas tenho receio que a quantidade de levedura em suspensão possa trazer algum problema, principalmente para o priming, dificultando o cálculo de quantidade.
Alguém já fez algo parecido ou tem alguma dica para ajudar?

Olá Lukas,

Costumo fazer Helles, gosto muito do estilo.
Não acho que o possível excesso de levedura irá dificultar o Priming, pelo contrário. O que acho é se de fato houver excesso de levedura os sabores que você busca serão ofuscados pela presença dela.

Lembrando que mesmo que você não faça o Cold Crash, o simples "lagering" da cerveja pronta irá , ao longo do tempo, precipitar as leveduras, logo tende a ficar cristalina com o tempo, se houver o Lager.

Entendo sua intenção, mas o processo em si não visa apenas a aparência, visa o refinamento do sabor também. Mas não deixo de ficar curioso sobre os resultados que terás...rsrsrs

Abs

Valeu pela opinião Persevalli,

To pensando em desistir e fazer o lagering tradicional. Caso contrário, posto os resultados aqui.

Abraço!

Back