Não há problema, o ideal é que o mosto utilizado tenha uma gravidade entre 1,030 e 1,040 (7 a 10 graus Plato) e também que se adicione nutriente para a levedura.Existe algum problema em se fazer cerveja de trigo com starter de malte pale de outra leva? Em termos de sabor e outras características?
Quanto maior a densidade do mosto maior será o crescimento das leveduras porém irá gerar mais stress prejudicando a saúde das mesmas, se eu fosse você eu dava uma diluída. Quanto a não utilizar nutrientes vai funcionar só que terá um rendimento um pouco menor.Muito obrigado pelas respostas. Com relação a fazer com DME é que, apesar de barato, o frete acaba encarecendo o produto e aqui em Bsb não se acha extrato de malte seco.
Como vou tentar fazer uma cerveja de trigo esse fim de semana, acabei fazendo um mini mosto de trigo mesmo e inoculando a levedura ontem. Vou deixar o mosto pale para uma próxima leva que irei fazer.
Não sabia que precisava adicionar nutrientes para levedura no starter. De qualquer forma, aqui em Brasília acho que só tem um loja que vende insumos cervejeiros e o que eles vendem como nutrientes para levedura (se não me engano, se chama Servomyces) custa algo em torno de R$ 30,00, algo bem salgado para o meu bolso.
Teria algum problema fazer sem os nutrientes? Meu mosto pra Starter têm ficado com algo em torno de 1,045.
Muito obrigado pelas respostas. Com relação a fazer com DME é que, apesar de barato, o frete acaba encarecendo o produto e aqui em Bsb não se acha extrato de malte seco.
Como vou tentar fazer uma cerveja de trigo esse fim de semana, acabei fazendo um mini mosto de trigo mesmo e inoculando a levedura ontem. Vou deixar o mosto pale para uma próxima leva que irei fazer.
Não sabia que precisava adicionar nutrientes para levedura no starter. De qualquer forma, aqui em Brasília acho que só tem um loja que vende insumos cervejeiros e o que eles vendem como nutrientes para levedura (se não me engano, se chama Servomyces) custa algo em torno de R$ 30,00, algo bem salgado para o meu bolso.
Teria algum problema fazer sem os nutrientes? Meu mosto pra Starter têm ficado com algo em torno de 1,045.