• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja de trigo com starter de malte pale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Reaction score
14
Existe algum problema em se fazer cerveja de trigo com starter de malte pale de outra leva? Em termos de sabor e outras características?

geralmente eu utilizo para o starter o DME, nunca utilizei mosto feito a base de grãos home made...de qualquer modo você pode decantar o starter antes de inocular no fermentador e assim creio que o impacto (caso haja) seja mínimo.

Tenho dúvidas só sobre a viabilidade de se fazer um mosto para o starter a base de grãos ou usar o DME(Relação custo x benefício)

Existe algum problema em se fazer cerveja de trigo com starter de malte pale de outra leva? Em termos de sabor e outras características?
Não há problema, o ideal é que o mosto utilizado tenha uma gravidade entre 1,030 e 1,040 (7 a 10 graus Plato) e também que se adicione nutriente para a levedura.

Muito obrigado pelas respostas. Com relação a fazer com DME é que, apesar de barato, o frete acaba encarecendo o produto e aqui em Bsb não se acha extrato de malte seco.
Como vou tentar fazer uma cerveja de trigo esse fim de semana, acabei fazendo um mini mosto de trigo mesmo e inoculando a levedura ontem. Vou deixar o mosto pale para uma próxima leva que irei fazer.

Não sabia que precisava adicionar nutrientes para levedura no starter. De qualquer forma, aqui em Brasília acho que só tem um loja que vende insumos cervejeiros e o que eles vendem como nutrientes para levedura (se não me engano, se chama Servomyces) custa algo em torno de R$ 30,00, algo bem salgado para o meu bolso.

Teria algum problema fazer sem os nutrientes? Meu mosto pra Starter têm ficado com algo em torno de 1,045.

Muito obrigado pelas respostas. Com relação a fazer com DME é que, apesar de barato, o frete acaba encarecendo o produto e aqui em Bsb não se acha extrato de malte seco.
Como vou tentar fazer uma cerveja de trigo esse fim de semana, acabei fazendo um mini mosto de trigo mesmo e inoculando a levedura ontem. Vou deixar o mosto pale para uma próxima leva que irei fazer.

Não sabia que precisava adicionar nutrientes para levedura no starter. De qualquer forma, aqui em Brasília acho que só tem um loja que vende insumos cervejeiros e o que eles vendem como nutrientes para levedura (se não me engano, se chama Servomyces) custa algo em torno de R$ 30,00, algo bem salgado para o meu bolso.

Teria algum problema fazer sem os nutrientes? Meu mosto pra Starter têm ficado com algo em torno de 1,045.
Quanto maior a densidade do mosto maior será o crescimento das leveduras porém irá gerar mais stress prejudicando a saúde das mesmas, se eu fosse você eu dava uma diluída. Quanto a não utilizar nutrientes vai funcionar só que terá um rendimento um pouco menor.
Quanto a fazer starter em um mosto de cerveja de tipo diferente não vai interferir no gosto se o volume do starter for inferior a 5% do volume da cerveja que for inocular.

nao precisa do nutriente mas é aconselhável e ajuda muito já o a função do starter também é melhorar a saúde das células. Com relação ao preço, estou utilizando um sugerido pelo Jamal se chama Levedo de Cerveja e é vendido em lojas de produtos naturais. Nao me recordo quanto paguei acho que uns 10,00 e sinceramente vai durar uma eternidade.

Levedo de cerveja não é a própria levedura? Ou vem a levedura e nutrientes juntos? Colocava na ração da cadela daqui de casa, seguindo recomendação da veterinária nutricionista.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Back