Pois é, aí vai eu acho que vai da percepção das pessoas e do que elas estão esperando exatamente. Em relação ao aroma de banana, já tomei muita weiss caseira feita com wb-06 com muito mais desse aroma do que qualquer weiss comercial alemã que eu ja tenha tomado. Como ja disse, acho isso ruim, porque em nenhuma caso que isso ocorreu, era uma cerveja limpa de outros off-flavors.
Particularmente eu não gosto muito do wb-06, eu acho que ele não faz uma cerveja de trigo que tenha uma resultado fiel e característico ao perfil das weiss comerciais, representantes do estilo. Mas não penso isso por causa do aroma de banana, e sim por outros motivos, pelo caráter geral. Essa adstringência que vc descreve eu também percebo em muitos casos dessa fermentação e acredito ser do perfil dessa cepa de fermento.
Eu acho que se vc fez tantas tentativas com o mesmo fermento e não conseguiu o resultado que esperava, independente do que vc acha, pode não ser de mais ou menos ésteres apenas e sim o caráter geral de aromas que compõe a cerveja.
Abraço