• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja: com breve cheiro de vinho branco e pouco amarga

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

André1001

Well-Known Member
Reaction score
2
Olá galera,

Fiz uma Belgian golden Strong ale (t-58) a OG (1.082) e FG(1.018) saíram certinhas, e devo ter tido poucos problemas no início da fermentação com a temperatura um pouco mais alta. foi feita trasfega no sétimo dia e deixei fermentando novamente por mais 5( de 18 para 20), depois fiz dois dias a 23,5. O próximo passo foi deixar a cerva por 18 dias a 4-7°, agora irei fazer a etapa da gelatina, e a cerva já está a -1° esperando.

Porémmm, tirei um pouquinho pela torneirinha e a cerveja está bem alcoolica e com um pouco de cheiro de vinho branco, e não tão amarga.

então não tenho certeza se deixo mais tempo a 4-7° ou se com a carbonatação esses aspectos possam melhorar.

Vlw galera, se alguém puder ajudar! abraço

Amigo, esta cerveja ainda está muito jovem e, por isso, vc está percebendo sabores que não deveriam estar lá.

Cervejas de alto teor alcoólico precisam de maturação longa. Esse estilo pede pelo menos seis meses de maturação. Acredito que todos os sabores agressivos ou destoantes da cerveja devem se amenizar com a maturação prolongada.

Nossa rapaiz, puta merda, e eu achando que já tava no tempo bom e coloquei gelatina tem 1 dia! mudei o estilo da cerva e acabei deixando o mesmo tempo que geralmente deixo as outras.

tem problema aumentar essa temperatura e deixar na temperatura de uns 4-5 graus por mais tempo,ou é melhor engarrafar com priming e deixar na temperatura de maturação por mais uns 30 40 dias, e só depois aumentar para carbonatar, ou mesmo ja envasar normal com primming pra ver no que dá?

O que vc acha? vlw pela atenção velho!

Nossa rapaiz, puta merda, e eu achando que já tava no tempo bom e coloquei gelatina tem 1 dia! mudei o estilo da cerva e acabei deixando o mesmo tempo que geralmente deixo as outras.

tem problema aumentar essa temperatura e deixar na temperatura de uns 4-5 graus por mais tempo,ou é melhor engarrafar com priming e deixar na temperatura de maturação por mais uns 30 40 dias, e só depois aumentar para carbonatar, ou mesmo ja envasar normal com primming pra ver no que dá?

O que vc acha? vlw pela atenção velho!

Se ja botou gelatina, eu iria engarrafar já com primming e esperar maturar na garrafa. Deixa uns meses ali e vai experimentando.

A melhor opção é fazer exatamente o que o Fagner falou, engarrafe tudo normalmente e depois deixe maturando nas garrafas por alguns meses.

Vinho branco, minha primeira aposta seria acetaldeído, numa cerveja de OG alta.

Quanto de fermento usou pra quantos litros? reidratou?

Vlw Kurt, Fagner e Tiago, irei fazer isso então de continuar maturando com primming e envasada.

Já que cometi esse erro acabei ficando com uma dúvida que seria a diferença entre a fermentação no maturador (com gelatina) e na garrafa já com o primming (após o uso da geltatina), inicialmente consigo imaginar a eliminação de odores desagradáveis pelo air-lock, ao contrário da cerva envasada, nesse caso se a gelatina não interagir e alterar a cerva de algum modo, aí ainda não tenho conhecimento, não seria melhor continuar no maturador? vi muitas pessoas deixando a gelatina por muito mais tempo que o Guenther, mesmo ele afirmando que não é necessário, e tendo bons resultados na clarificação, mas e quanto a maturação?

Tiago, reidratei e coloquei mais levedura do que o necessário, pelo que pesquisei o cheiro pode ter relação com a temperatura um pouco alta no começo da fermentação pela levedura T-58 ter sabor puxado para ésteres, e quanto ao acetaldeído não acho que seja, tenho bastante experiência em produção de iogurte pela minha facul e aquele cheiro sei identificar de longe, rsrs, lembra mais um vinho branco mesmo. Eu sou novíssimo aqui e espero não estar falando besteira, sou Eng de alimentos e pretendo cair matando nessa área por achar bastante interessante, só que minha experiência é mais literária do que prática em cerveja!

abraço galera, esse forum ta ajudando bastante!!!

Back