Carbonatar a temperatura ambiente ou controlada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mthmilani1

Member
Joined
Aug 4, 2015
Messages
19
Reaction score
1
Boa noite pessoal,

Procurei aqui no forum um post sobre o assunto mas não encontrei nada específico.

Como tenho o TIC17 no meu freezer, tenho feito a carbonatação nas garrafas com temperatura controlada. O ponto positivo é que tenho mais controle por outro lado meu freezer fica ocupado para q eu possa fazer outra fermentação.

Como tem mta informação diferente na internet, qria saber se vcs recomendam uma carbonatação a temperatura ambiente mesmo correndo o risco da temperatura subir em excesso.

Isso pode causar algum problema? Fico preocupado com a elevação da temperatura causar algum off flavor.

Obrigado

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Tem gente que prefere carbonatar em temperatura de fermentação...
Eu já fiz os dois e não tive diferença alguma.
Claro, desde que sua temperatura de fermentação não seja acima de 30 graus rsrs

Na carbonatação a fermentação já acabou... Logo, se vc deixar nas condições ideias (local seco e longe da luz), não vejo maiores problemas...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tem gente que prefere carbonatar em temperatura de fermentação...
Eu já fiz os dois e não tive diferença alguma.
Claro, desde que sua temperatura de fermentação não seja acima de 30 graus rsrs

Na carbonatação a fermentação já acabou... Logo, se vc deixar nas condições ideias (local seco e longe da luz), não vejo maiores problemas...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Obrigado Igor.
Meu medo é exatamente os 30 graus.
Mas acho q vale uma experiencia com algumas garrafas.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Eu só faço carbonatação em temperatura ambiente. Nunca tive problemas, mas também nunca fiz um comparativo em carbonatar algumas com temp. controlada e outra em temp. ambiente
 
Eu só faço carbonatação em temperatura ambiente. Nunca tive problemas, mas também nunca fiz um comparativo em carbonatar algumas com temp. controlada e outra em temp. ambiente

Estou engarrafando uma leva de Lager amanhã. Vou fazer o teste de deixar carbonatando em temperatura ambiente. Assim já aproveito e libero o freezer para fermentar outra.

Fizemos um teste com uma leva de Weiss e a carbonatação em si foi tudo ok.
Tivemos o caso de uma explosão, mas foi mais por conta do excesso de calor de onde a pessoa guardou a cerveja e tbm por conta do nosso primming exagerado.
 
A minha pergunta é agora no inverno, deixar na temperatura ambiente é deixar nos 15 graus. Agora se controlar a temperatura com estufa a 25 graus é aconselhável?
 
Bom, a carbonatação vai acontecer de forma bem lenta... Procura não deixar abaixo da temperatura ideal de trabalho da levedura que vc usou...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mas é possível, após terminada a fermentação, resfriar o balde para clarificar, e só então trasfegar para um balde, fazer primming, engarrafar e deixar voltar a temperatura de fermentação (20ºC) para carbonatar (até estabilizar em 2,5 kg) e depois resfriar novamente?
Abç
 
Eu moro em Salvador e carbonato as cervejas em temperatura ambiente (por muitas vezes acima de 30 graus). Só tomo o cuidado de guardar as garrafas em local escuro e fechado. Não percebi off flavors, e inclusive o sabor melhora com o tempo. Obs: Nunca fiz lagers.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Mas é possível, após terminada a fermentação, resfriar o balde para clarificar, e só então trasfegar para um balde, fazer primming, engarrafar e deixar voltar a temperatura de fermentação (20ºC) para carbonatar (até estabilizar em 2,5 kg) e depois resfriar novamente?
Abç

O procedimento é esse mesmo, Caio.

Quando vc gela o fermentador, o excesso de levedura decanta, porém ainda haverá levedura em suspensão na breja, que estará "adormecida".
Aí quando a breja já engarrafada e com priming voltar a temperaturas mais altas, a levedura "acorda" e acontece a refermentação.
 
Por mais que a temperatura ambiente seja de 30 graus, acredito que na casa sempre vai ter algum lugar mais fresco...Talvez embaixo da pia a temperatura seja bem menor...
 
Agora no inverno eu estou colocando as brejas em uma estufa, como anda meio frio está chegando a 18 graus, fiz isso durante 7 dias, depois mais 1 semana na temperatura ambiente mesmo estando frio. Ficou top.
 
Minha última leva em temperatura ambiente, entre 15c e 16c deixou a cerveja com baixa carbonatação...

Provavelmente o fermento floculou mais cedo na garrafa e não chegou onde eu queria...

Mas em resumo, por mais que a quantidade refermentada seja pouca, o ideal é carbonatar na mesma temperatura de fermentação, pelo mínimo que seja o fermento vai produzir diacetil, acetaldeido e etc o que irá desaparecer ao longo de uma ou duas semanas na garrafa, mas se puder carbonatar em temperatura de fermentação...melhor.

Como os amigos mencionaram acima, pode ser até imperceptível...Mesmo assim, sempre que posso, faço a carbonatação sob temperatura controlada
 
Boa noite, cervejeiros!

Engarrafei ontem ua red e uma belgian..

Red 8g/litro e belgian 7/l

Uma red vazou e algum as belgian estão tipo chiando...como que saindo o gás.

Reforcei no enrollhador e vedei com papel filme.

Algum conselho?
 
Boa noite, cervejeiros!

Engarrafei ontem ua red e uma belgian..

Red 8g/litro e belgian 7/l

Uma red vazou e algum as belgian estão tipo chiando...como que saindo o gás.

Reforcei no enrollhador e vedei com papel filme.

Algum conselho?


Rapaz, tu encheu demais as garrafas?
estar vazando com 1 dia é muito estranho.

Usou a tampa correta para o tipo de garrafa utilizado?
certifique de não ter usado tampa comum para garrafa twist-off

fez a medição de densidade pra ter certeza de que a fermentação encerrou?
 
Cara eu fiz exatamente essas cervejas na minha última leva. Coloquei 7 gramas para as 2. Não tive problema de vazamento, porém percebi que ficou muito carbonatada. Creio se tivesse posto 8 gramas iria correr risco de vazamento ou estourarar. Acho que a solução agora é você baixar a temperatura pra reduzir os riscos.


Boa noite, cervejeiros!

Engarrafei ontem ua red e uma belgian..

Red 8g/litro e belgian 7/l

Uma red vazou e algum as belgian estão tipo chiando...como que saindo o gás.

Reforcei no enrollhador e vedei com papel filme.

Algum conselho?
 
Boa noite, cervejeiros!

Engarrafei ontem ua red e uma belgian..

Red 8g/litro e belgian 7/l

Uma red vazou e algum as belgian estão tipo chiando...como que saindo o gás.

Reforcei no enrollhador e vedei com papel filme.

Algum conselho?

Cara, há algo importante para se atentar antes de fazer o priming na garrafa...

- Em que temperatura a cerveja fez sua fermentação?

Quanto mais alta a temperatura durante a fermentação, menos CO2 residual haverá em sua cerveja, o que te permitirá caprichar um pouco mais no priming.
Agora, se a temperatura de fermentação foi mais baixa, o CO2 residual estará mais elevado, o que te levaria a ser mais comedido no priming.
Cabe observar, contudo, que cada estilo de cerveja tem seus próprios parâmetros de CO2, algumas como a English Strong Bitter tem menos CO2 enquanto a Dunkelweizen é bem carregada.
 
Amigo pode deixar elas carbonatarem fora da geladeira observando o manômetro para não passar de 3 ou 3,5 kgf, se passar deve mandar para a geladeira. Quanto aos offflavors gerados nessa refermentacao da garrafa a quantidade é tão insignificante que não é perceptível ao olfato humano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Amigo pode deixar elas carbonatarem fora da geladeira observando o manômetro para não passar de 3 ou 3,5 kgf, se passar deve mandar para a geladeira. Quanto aos offflavors gerados nessa refermentacao da garrafa a quantidade é tão insignificante que não é perceptível ao olfato humano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ola @muhhamad

Eu sempre ouvi que carbonatação em temp ambiente não gera problemas.

Mas minha experiência recente com uma levedura inglesa liquida em uma bitter está me inclinando a pensar diferente...
Depois de uma carbonatação em temp ambiente (quase 30C) surgiram frutados elevados desagradáveis e indesejados que detonaram a cerveja...

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 
Bom dia Alex!

Para eu entender melhor, quando acabar de clarificar (próximo dos 0º) posso ir direto para o primming e envase?
Obrigado pela ajuda e abraço.

Alan
 
Bom dia Alex!

Para eu entender melhor, quando acabar de clarificar (próximo dos 0º) posso ir direto para o primming e envase?
Obrigado pela ajuda e abraço.

Alan

Sim, sem problema. É exatamente o que faço. Acabou o tempo de clarificação (próximo de 0ºC), transfiro para outro balde junto com o primming e começo a engarrafar. Como as garrafas ficarão geladas, costuma suar um pouco. Aí espero secar antes de colocar no armário.
 
Sim, sem problema. É exatamente o que faço. Acabou o tempo de clarificação (próximo de 0ºC), transfiro para outro balde junto com o primming e começo a engarrafar. Como as garrafas ficarão geladas, costuma suar um pouco. Aí espero secar antes de colocar no armário.

Uma pergunta quanto a tal da cerveja choca:
Depois de clarificar, envasar e esquentar, se eu precisar resfriar a cerveja novamente por conta do excesso de carbonatação, não posso mais deixá-la esquentar, certo?
 
Uma pergunta quanto a tal da cerveja choca:
Depois de clarificar, envasar e esquentar, se eu precisar resfriar a cerveja novamente por conta do excesso de carbonatação, não posso mais deixá-la esquentar, certo?

Errado...

Não se aplica a cervejas artesanais, pode gelar e depois deixar esquentar que não vai dar problema, imaginando que tipo, você gela as garrafas, acaba não consumindo e tem que tirar da geladeira e guardar em local ao abrigo da luz e calor. E que não vai repetir isso várias vezes com as mesmas garrafas.

O que pode deteriorar sua cerveja após estar engarrafada é esquentar muito, tipo próximo aos 40ºC. Essa temperatura vai acelerar muito os processos de oxidação, que prejudicam muito a cerveja.

Deixar no sol também vai prejudicar, por mais que a garrafa retenha a luz, sempre passa um pouquinho, e tem o fator temperatura.

Armazenar em temperatura ambiente por longos períodos também prejudica, por conta da oxidação, ainda mais aí no Pará...

Para garantir a preservação da sua cerveja, e que você vai beber ela na mesma qualidade que foi produzida, o ideal é guardar sempre gelada.
 
Errado...

Não se aplica a cervejas artesanais, pode gelar e depois deixar esquentar que não vai dar problema, imaginando que tipo, você gela as garrafas, acaba não consumindo e tem que tirar da geladeira e guardar em local ao abrigo da luz e calor. E que não vai repetir isso várias vezes com as mesmas garrafas.

O que pode deteriorar sua cerveja após estar engarrafada é esquentar muito, tipo próximo aos 40ºC. Essa temperatura vai acelerar muito os processos de oxidação, que prejudicam muito a cerveja.

Deixar no sol também vai prejudicar, por mais que a garrafa retenha a luz, sempre passa um pouquinho, e tem o fator temperatura.

Armazenar em temperatura ambiente por longos períodos também prejudica, por conta da oxidação, ainda mais aí no Pará...

Para garantir a preservação da sua cerveja, e que você vai beber ela na mesma qualidade que foi produzida, o ideal é guardar sempre gelada.


Aqui no Pará é quente, mas diferente do senso comum, não é tanto. Nosso inverno faz 25 graus, e o verão faz 25. É quente por estabilidade.
Hehehe
Voltando:
Essa temperatura é prejudicial mesmo? Achei legal esclarecer isso, pois muita gente acha que aqui faz 40 graus igual no RJ.

Pergunto por que comprei insumos pra fazer 340L de cerveja, e pretendo terminar com eles até o fim de julho. Haja geladeira.
 
Back
Top