• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Carbonatação X Clarificação + Carbonatação X Headspace

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rockclubelive

Well-Known Member
Reaction score
13
Amigos... continuando a saga da minha primeira produção... gostaria de pedir uma explicação aos amigos do fórum mais experientes... não chega a ser uma dúvida seria mais pra nível de conhecimento mesmo!

Carbonatação X Headspace
1 - Envazei a cerveja sexta (13/01), ontem abrir 2 garrafas pra teste, uma com headspace maior e outra com headspace menor, como sou iniciante eu vacilei na hora de parar o envaze no momento certo. Abri as duas pra efeito de teste pois sou iniciante e quero ver bem de perto toda evolução da cerveja. Envazei as duas com tampa flitop, a 1ª com headspace menor deu um back menor quando abri e pensei... carbonatou pouco por ter pouco espaço no headspace, pra minha surpresa ela já estava carbonatada sendo bem visivel as bolhas de gás subindo na cerveja. Já a 2ª garrafa com headspace maior, o back na hora de abrir a tampa fliptop foi muito maior, achei que estaria mais carbonatada... mas não, imagino então que por ter um maior espaço maior no headspace a pressão é menor e leva mais tempo pra cerveja absorver o co2, isso faz sentido? é realmente isso?

Carbonatação X Clarificação
2 - Essa é uma dúvida mesmo. Deixei maturar e clarificar a cerveja no balde por 20 dias antes do envaze (por conta do atraso dos correios que demorou demais na entrega do meu sedex com as tampas Fliptop), fiz um teste tbm ontem, a cerveja do final do balde já está carbonatada, e as primeiras do envaze ainda não carbonatou bem... pergunto: como clarifiquei bem a cerveja, teoricamente a menos levedura na garrafa levando mais tempo pra finalizar a re-fermentação do que as garrafas do final do balde onde ja temos que inclinar o balde pra envasar quando a cerveja fica abaixo da torneira, procede esse meu pensamento? De que cervejas mais clarificadas vão levar mais tempo pra finalizar a re-fermentação pois tem menos leveduras na garrafas?

Desculpa estar fazendo essas perguntas bobas, mas sou iniciante e estou tentando aprender ao máximo... agradeço quem puder me ajudar! valeu! :tank:

Acredito que o problema das suas duas perguntas se resume em NÃO HOMOGENIZAR de forma adequada o priming.

Vamos deixar os mais experientes responder suas dúvidas.

tinha respondido e não foi... na minha opinião ainda mais com essa declaração, é sim para ambas.

Valeu marqueze! É minha primeira produção... nem deu 7 dias de envaze ainda... aguardar mais então, no domingo vou abrir mais umas 2 pra teste... valeu mesmo! :mug:

PS: Esqueci de mencionar tbm, que tinha pouco co2 residual na cerveja, por conta de ficar 20 dias no balde maturando e clarificando! Esse detalhe deve influenciar bem na carbonatação tbm!

Valeu!:mug:

Back