• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Carbonatação Lenta

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renancartila

New Member
Reaction score
0
Boa noite,

Comprei 3 kits de receita do Lamas (Witbier, Stout e American Blonde Ale). Primeiramente fiz uma Witbier, depois de uma semana fiz a Blonde Ale e a Stout.

A Witbier fermentou em 16 dias(um pouco demorado) com o fermento T-58 e em temperatura ambiente, após a fermentação transferi de balde pra tirar o fermento do fundo e coloquei pra maturar na geladeira por 5 dias a 10°C.

A Stout fermentou em 10 dias, com o fermento S-04 e também em temperatura ambiente, também fiz o mesmo processo e coloquei pra maturar a mesma temperatura.

Depois da maturação da Witbier, fiz o priming na garrafa e fiz o envase. Aproveitei e tirei uma garrafa pequena da Stout e Blonde Ale pra ver como ficariam.

A Blonde Ale também foi usado o fermento S-04 e foi fermentada a temperatura ambiente, porém na hora do envase da Witbier, ela ainda não tinha ido pra maturação devido ao espaço.

Depois de 7 dias abri uma Witbier e estava com pouca carbonatação e surgiu algumas variáveis possíveis de porque ela estar com pouco gás:
1 - A garrafa era uma long neck (Era a primeira vez que engarrafei uma long neck, porém usei a tampinha correta);
2 - O açúcar pra priming que veio do kit podia estar incorreto;
3 - Podia ter colocado pouco açúcar na garrafa;
4 - Por causa do frio a refermentação poderia estar demorando mais (Moro em Sorocaba - SP), a temperatura por esses dias está entre 16~24°C;

Aí resolvi abrir outra depois de 10 dias de engarrafada e vi que estava com baixa carbonatação. E tentei ir eliminando as possíveis causas:
1 - Abri uma garrafa normal e estava com baixa carbonatação também, eliminando a questão da garrafa;
2 - Seria meio improvável ter errado o açúcar em 3 garrafas;
3 - Abri a Blonde Ale e vi que ela estava com a carbonatação normal (e estava boa hehe) e também eliminei a questão do frio, pois as mesmas refermentaram a mesma temperatura e confirmei mais ainda que a long neck não é o problema, pois ela estava em uma long neck;
4 - Abri a Stout e ela estava com baixa carbonatação também (um pouco mais que a Wit, mas ainda abaixo do esperado.

Disso tirei algumas conclusões e queria saber se elas estão certas, se devo fazer algo ou apenas esperar:
1 - As cervejas que foram maturadas provavelmente possuem menos leveduras em % e consequentemente demoram mais pra realizar a refermentação;
2 - A maturação talvez tenha diminuído o "metabolismo" da levedura (não sei se pode acontecer isso, pois já li algo sobre isso, porém com nomes diferentes).

Obs.: Todas as garrafas que abri estavam com pressão, ou seja, houve carbonatação, mesmo que pouca.

Caso tenham alguma experiencia ou sugestão sobre meu caso, será de grande ajuda!

Por experiencia posso te dizer que usar garrafas long neck é complicado se vc não souber fecha-la direitinho.

Como ela é de rosca, se vc não apertar corretamente, ela vaza gás e isso pode ser o que esta acontecendo.

Bom Dia Renan!

O problema que eu vejo aí é a famosa "ejaculação precoce cervejeira" kkkk tem que esperar pelo menos uns 15 dias para abrir a garrafa!

Fazer cerveja é um exercício de paciência, aguarda mais alguns dias para abrir outra garrafa e o resultado deve ser melhor.

Renan, como comentei no outro post. A minha leva de wit com T-58 não carbonatou. O que vou tentar é abrir uma de 600 e dividir em.duas garrafas menores, por levedura em uma e açúcar na outra é ver o que dá. Fiz uma IPA com S04 e carbonatou de boa.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

@renancartila:

Teu caso é falta de paciência, caso clássico, as vezes incurável, do qual eu também sofro com alguma frequência.

Vai dar uma volta no parque pra diminuir a ansiedade e deixa essas garrafas quietas mais umas duas semanas e você vai se surpreender como resultado. :)

O CO2 foi gerado e está na garrafa, porém a incorporação deste pelo líquido não é instantânea. Leva tempo, geralmente de 15 a 30 dias pra ficar perfeita, dependendo da temperatura ambiente.

Last edited:
Alexandre, no meu caso acredito que não. O trub da mesma leva com resto de levedura atenuou e carbonatou perfeitamente. Aí ou matei as leveduras, sei lá como, ou esqueci de por açúcar. Fica a pergunta, onde foi parar este açúcar. Certeza que preparei a calda e de que lavei o pote. Onde foi, é nebuloso

Alexandre, no meu caso acredito que não. O trub da mesma leva com resto de levedura atenuou e carbonatou perfeitamente. Aí ou matei as leveduras, sei lá como, ou esqueci de por açúcar. Fica a pergunta, onde foi parar este açúcar. Certeza que preparei a calda e de que lavei o pote. Onde foi, é nebuloso

Eu estava falando do caso do @renancartila e esqueci de fazer o quote.

No caso dele, houve geração de CO2, mas este ainda não foi incorporado pelo líquido, ou seja, ainda é cedo pra abrir as garrafas.

Eu não vi teu tópico, não sei do que se trata. Se eu ver e tiver uma pista, comento por lá. :)

Abraços,

Tranquilo Alexandre, eu que não li que a dele tinha algum gás. [emoji106]

Latest posts

Back