Carbonatação em um dia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Pessoal, não sei o que aconteceu, mas coloquei priming ontem pela manhã e hoje a tarde ja tenho que levar ao refrigerador, quase 3 Kgf de pressão.
Dados da Breja:

Saison
Era pra dar 25 litros e resultou em 21, em face do entupimento da bazooka e a filtração (ou não filtração) ocorreu pessimamente, indo muito turvo o mosto pra fervura, resultado, ficou um monte no wirprol.
De resto ocorreu tudo normal
Fermentação com S-33.

O priming fiz com 7 g de açucar invertido.

Temperatura ambiente na carbonatação Ontem 32º hoje na casa dos 25º

Alguém saberia dizer o que pode ter acontecido?
 
qual tempo de fermentação e maturação? A densidade final foi a esperada?

Na hora de engarrafar vc tirou do balde de maturação e jogou o açúcar invertido em outro balde ou jogou por garrafa?
 
qual tempo de fermentação e maturação? A densidade final foi a esperada?

Na hora de engarrafar vc tirou do balde de maturação e jogou o açúcar invertido em outro balde ou jogou por garrafa?


Densidade OG 1,063
FG 1,016
Priming colocado por garrafa, mas experimentei outra e já está carbonatada.
 
Minha ultima leva carbonou perfeitamente em 6 dias com priming de mel. ia esperar 14 dias.. fui provar com 6 dias e ja tava otimo. coloquei tudo pra geladeira :) Mas 1 dia realmente é estranho.
 
Quantos dias fermentou e quantos dias maturou e a que temperatura? O mais provável é que os bixinhos (fermento) ainda não tinham acabado de trabalhar.

Deixou a garrafa com manômetro fora da geladeira? Se deixou ve se ele continua subindo.
 
Quantos dias fermentou e quantos dias maturou e a que temperatura? O mais provável é que os bixinhos (fermento) ainda não tinham acabado de trabalhar.

Deixou a garrafa com manômetro fora da geladeira? Se deixou ve se ele continua subindo.

Fermentou 8 dias, estabilizado, maturei uns 4 dias em 8º, aí engarrafei. Ontem a noite provei outra, está prontinha. Muito boa, com um sabor bem marcante de canela e aroma de lupulo, pois estes dois fiz dry hopping. por 4 dias. Mas ela estabilizou em 2,6 kgf.

O que me chamou atenção é que a carbonatação ocorreu em apenas 2 dias. Completa. Nunca vi nada igual.

Abraços a todos
 
Olha cara, é muito estranho carbonatar em 1 dia, provavelmente aconteceu alguma coisa aí. As possibilidades que vc tem ai são: Fermentação incompleta, contaminação no envase, ou dosagem errada no priming. Se vc calculou 7g/L (que já ta no limite superior de carbonatação) pra 25 sendo que deu 21 vc ficou com 8,3g/L.

Mas ainda assim é pouco provável que ocorresse em 1 dia, assim como contaminação. É realmente muito provável que não tenha fermentado até o final, o fermento a 8ºC ficou ali "na espreita" e no que vc colocou a temp. ambinente ele voltou. Tem que deixar mais tempo, subir a temperatura no final da fermentação...

Vc tirou o gás da amostra antes de medir com o densímetro? pq senao a SG vai la pra baixo, dando erro na leitura...
 
Vc precisa corrigir a temperatura para calcular a quantidade de açúcar para o priming.

Envasando a 8C com toda essa quantidade de açúcar, deveria gerar uma cerveja com cerca de 3,5 volumes de CO2, o que é acima do estilo (não ligo para estilos, mas isso é preocupante pois poderá gerar bombas caseiras se suas garrafas não estiverem 100%, portanto é importante que fiquem sempre na geladeira).

O CO2 fica mais solúvel conforme a cerveja está mais gelada, então, se vc está com a cerveja a 8C, vc já deve iniciar com cerca de 1,3 volumes CO2 residuais.

Dependendo da quantidade de volume de CO2 desejada na cerveja, vc calcula a quantidade de açúcar.

Esse site abaixo pode ajudar bastante no cálculo da quantidade de açúcar a usar:
http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carbonation.html?16619466#tag

Para ficar dentro do estilo(de 1,9 a 2,4 Vol. CO2), vc deveria ter usado no máximo 4,25 g/l.
 
Pessoal, não sei o que aconteceu, mas coloquei priming ontem pela manhã e hoje a tarde ja tenho que levar ao refrigerador, quase 3 Kgf de pressão.
Dados da Breja:

Saison
Era pra dar 25 litros e resultou em 21, em face do entupimento da bazooka e a filtração (ou não filtração) ocorreu pessimamente, indo muito turvo o mosto pra fervura, resultado, ficou um monte no wirprol.
De resto ocorreu tudo normal
Fermentação com S-33.

O priming fiz com 7 g de açucar invertido.

Temperatura ambiente na carbonatação Ontem 32º hoje na casa dos 25º

Alguém saberia dizer o que pode ter acontecido?

Meu amigo, acabou de acontecer comigo. Mesmo caso. Só a quantidade que foi de 6g/l.
A densidade estabilizou, foi feita a maturação a zero grau. porém o manometro da garrafa bateu 3 em 1 dia. Abri uma ontem ela estava carbonatada, porém com a retenção de espuma baixa. Hoje vou abrir outra. Se estiver ok vou passar para a geladeira.
Ps: a garrafa do manometro eu aliviei a pressão e fechei novamente. Ela atingiu 2,5kgf em 4 horas e estabilizou ali.
 

Latest posts

Back
Top