• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Capacidade de produção x Fermentador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jromano

Member
Reaction score
2
Bom dia, galera. Tenho uma dúvida a respeito do processo de fermentação.

Vou começar a trabalhar com um equipamento maior (trabalhava com grainfather - 23L/Brassagem). Porém, minha dúvida é a seguinte:
- O equipamento tem capacidade de produção para 150L e o fermentador tem capacidade para 1.200L. A produção gira em torno de 4h. Como eu posso fazer para usar a capacidade máxima do fermentador sem afetar a fermentação, adicionando cerveja a cada 4h?
- Seria viável preencher todo o tanque (2 ou 3 dias de produção) e só então adicionar o fermento?

Obrigado desde já

Bom dia, galera. Tenho uma dúvida a respeito do processo de fermentação.

Vou começar a trabalhar com um equipamento maior (trabalhava com grainfather - 23L/Brassagem). Porém, minha dúvida é a seguinte:
- O equipamento tem capacidade de produção para 150L e o fermentador tem capacidade para 1.200L. A produção gira em torno de 4h. Como eu posso fazer para usar a capacidade máxima do fermentador sem afetar a fermentação, adicionando cerveja a cada 4h?
- Seria viável preencher todo o tanque (2 ou 3 dias de produção) e só então adicionar o fermento?

Obrigado desde já

Olá Jromano,

Os volumes e escalas que vc menciona são bem distantes da realidade dos cervejeiros caseiros aqui no fórum, então vc pode não conseguir uma resposta segura.

Não é muito comum, mas quando ocorre do pessoal deixar leva caseira num fermentador de 30~50 litros por muito tempo, como 2, 3 dias, é bastante frequente dar problema de contaminação.

Como seus volumes já são de uma estrutura mais comercial, indicaria vc arranjar alguem experiente pra te dar uma consultoria e ajudar a por na rua uma cerveja segura e com maior qualidade.

Abraço

Olá Jromano,

Os volumes e escalas que vc menciona são bem distantes da realidade dos cervejeiros caseiros aqui no fórum, então vc pode não conseguir uma resposta segura.

Não é muito comum, mas quando ocorre do pessoal deixar leva caseira num fermentador de 30~50 litros por muito tempo, como 2, 3 dias, é bastante frequente dar problema de contaminação.

Como seus volumes já são de uma estrutura mais comercial, indicaria vc arranjar alguem experiente pra te dar uma consultoria e ajudar a por na rua uma cerveja segura e com maior qualidade.

Abraço

Realmente, Tiago. Inclusive eu estou acostumado com esse tipo de levas caseiras também, mas, por conta da oportunidade, resolvi aceitar o desafio.
Já estou em contato com algumas pessoas mais experientes e tenho obtido algumas respostas interessantes. Aos poucos, vou me adaptando e espero dar conta do recado.

Abraço

Você poderia brassar um volume hiper denso e ir regulando a densidade com água fervida até atingir a OG pretendida.

Mas sendo bem sincero, os volumes de brassagem e fermentação estão muito distantes pra garantir funcione nesse cenário.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Back