• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Capacidade das Panelas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo Carvalho

New Member
Reaction score
0
Boa tarde!
Estou procurando panelas para começar a fazer 20L, com o sistema Tribloco.
Gostaria de entender como faço para calcular com quais capacidades de panela tenho que usar, li alguns pdf´s, mas não consegui entender essa parte!

obs: Quero começar com 20L com o tempo chegar até 40L, será que com essa panela aqui, https://produto.mercadolivre.com.br...ro-de-aluminio-linha-hotel-no40-45-litros-_JM, seria possivel chegar até 40L ??

Obrigado

Ola amigo, acredito que com panelas de 45 litros você não conseguirá levar para o fermentador 40 litros de mosto, muito menos engarrafar essa quantidade, já
para levas de até 30 litros será muito confortável, e provavelmente não terá boil over.

Você já faz cerveja ou está começando esse hobby?

Olá Fernando!
Ainda estou estudando, não cheguei a comprar nenhum equipamento.
Estou na duvida é em relação a capacidade necessários de cada panela, como é feito o calculo.

Por exemplo:
Quero de inicio fazer 20L (provavelmente não vou querer passar disso),
Panela 1: X Litros
Panela 2: X Litros
Panela 3: X Litros
Como faço para saber quais capacidades posso usar, sei que cada uma pode ser usada com diferentes capacidades.

Desculpe a pergunta, sei que é básica, é que realmente não entendi.

Obrigado

Boa tarde Gustavo, a minha produção é 20/25litros com capacidade de fazer levas maiores. Vou listar meu equipamento,
1 Panela nº 38 que possui a capacidade de aproximadamente 36 litros
1 Panela nº40 que possui a capacidade de aproximadamente 47 litros

Eu utilizo o sistema "biab com 2 panelas", ao inves de usar voal, faço a mostura em uma panela (nº40 de aprox. 47 litros, geralmente para 20 litros de cerveja, utilizo 32 litros de agua) e escorro para outra da fervura (nº38 de aprox. 36 litros, inicia a fervura com aprox. 28 litros).
Como faço 2 levas de cada vez, enquanto uma vai para fervura, a outra panela que está livre já vai para a segunda leva.
ps.: na verdade tenho mais 2 panelas que me auxiliam, mas o que escrevi é perfeito para 1 leva de 20 litros podendo fazer até 25 ou 30 litros em alguma necessidade.
Se puder aconselhar, compre uma nº38 e outra nº40.
att. Allan.

Back