Calculo Starter paga Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celsimar

Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
13
Reaction score
1
Caros Amigos Cervejeiros, podem por favor me ajudar.

Sou novo nessa arte de fazer cerveja e agora vou me aventurar com uma Vienna Lager (Receita abaixo).

Estou tentando economizar levedura fazendo um starter mas de todas as literaturas que encontrei as recomendacoes estao muito acima do meu equipamento, ja que tenho somente com agitador magnetico com um erlenmeyer de 1 litro. Por exemplo a calculadora do brewersfriend me indica um starter de 5 litros com 500g de DME, oque e muito para meu equipamento.

Pela experiencia de voces pra receita abaixo esse volume de starter esta correto ?

Receita:
Volume 50 litros
OG 1056
Malte Vienna 95%
Malte Cara Clair 5%
Wirflock 2 un
Lupulos Magnum(20g) e Mittelfrueh(73g)
Levedura 5 pct S-23 (Aqui e onde eu quero economizar)

Parametros do Starter recomendado pelo brewersfriend:
Target Pitch Rate: Pro Brewer 1.5 (Lager)
Yeast Type: Dry Packages
Dry Yeast Amount: 22g (1 pct)
Cell Density: 10 (billion cells / gram)
Cells Available: 220 billion cells
Pitch Rate As-Is: 0.32M cells / mL / °P
Target Pitch Rate Cells: 1035 billion cells
Difference: -815 billion cells
Yeast Starter
Starter Size 5.7L
Gravity 1.037
Growth Model and Aeration: Braukaizer - Stirplate
DME Required: 20.7 oz, 585.4 g
Growth Rate:1.4
Intial Cells Per Extract (B/g): 0.38
Ending Cell Count: 1040 billion cells
Resulting Pitch Rate: 1.51M cells / mL / °P

Muito Obrigado Pela Ajuda,
Celsimar
 
Caros Amigos Cervejeiros, podem por favor me ajudar.

Sou novo nessa arte de fazer cerveja e agora vou me aventurar com uma Vienna Lager (Receita abaixo).

Estou tentando economizar levedura fazendo um starter mas de todas as literaturas que encontrei as recomendacoes estao muito acima do meu equipamento, ja que tenho somente com agitador magnetico com um erlenmeyer de 1 litro. Por exemplo a calculadora do brewersfriend me indica um starter de 5 litros com 500g de DME, oque e muito para meu equipamento.

Realmente o preço não está fácil para fazer lager com fermento seco.

É ruim te informar inclusive, mas pela contagem da calculadora, se vc fosse usar fermento seco apenas, ia dar em torno de 100g, calculou? isso dá uns 10 pacotes, não 5...

Infelizmente não tem milagre. Com um pacote e um erlenmeyer de 1 litro vc não chega lá. Se vc pretende seguir com essa prática, aconselho comprar um erlenmeyer de 5 litros. No final sai mais barato do que comprar os 10 pacotes de fermento pra uma vez só.

Abraço
 
Muito Obrigado Tiago.

A calculadora de 6 pct(66g) de fermento seco.

Eu vou usar 5 pcts(55g) hidratados, voce acha que vai funcionar ?
 
O que seria uma boa solução para o caso é fazer uma leva menor, uns 20 litros quem sabe, pega a lama dele e reutiliza pra fazer 50l, atinge facilmente o pitching necessário. Mas igual calcula bem quando for utilizar pra ter certeza que deu certo.
 
Muito Obrigado Tiago.

A calculadora de 6 pct(66g) de fermento seco.

Eu vou usar 5 pcts(55g) hidratados, voce acha que vai funcionar ?

Vc modificou o quadro "cell density" pra chegar nesse valor?

Achei estranho e coloquei ali, na calculadora do brewer's friend, os dados do mosto e o valor de fermento pra 10 pacotes de 11g:

Wort Gravity (OG): 1.056
Wort Volume: 50
Target Pitch Rate: 1.5 (Lager) (million cells / ml / degree plato)
Yeast Type: Dry Packets
Dry Yeast Amount: 110 (grams)
Cell Density: 10 (billion cells / gram) cell count estimates

Cells Available: 1100 billion cells
Pitch Rate As-Is: 1.59M cells / mL / °P
Target Pitch Rate Cells: 1035 billion cells
Difference: 65 billion cells
 

Latest posts

Back
Top