Guenther,
Nós montamos uma câmara baseado no teu sistema em um banheiro antigo (que ninguém usava) 3x2. Revestimos tudo com isopor e por cima uma manta metálica. Ficou 10. Usamos um Ar de 12.000 btus.
A câmara funciona bem a uns 4 meses. Estou tendo problema agora com o degelo, pois até então não fazia degelo nunca (coloquei uns coolers de computador na frente do evaporador para não congelar).
Ocorre que agora, tem congelado diariamente e quero montar um sistema de degelo. Vi que você falou que usava um controlador para fazer o degelo de 2 em 2h. Fiquei com algumas dúvidas, se puder auxiliar, obrigado:
1. Como é esse controlador? Ele funciona para ligar o frio da camara (para manter a temperatura fria) e ele liga o compressor a cada 2 horas? Como fez essa ligação?
Sei que já migrou de camara, mas se puder auxiliar, obrigado e abraço.
@ViniciusR
O Controlador pra fazer isso é o MT-900.
Basicamente, ele tem saída para:
C - Compressor
V - Ventiladores que sopram o ar
D - Acionamento de degelo
Bom, há vários modos de degelo possíveis.
A) Degelo por ventilação, ou seja, tu desliga o compressor, e mantem os ventiladores do ar-condicionado ligado, e o próprio ar descongela o evaporador (a parte que gela no ar-condicionado, cheio de aletas). Nesse caso, durante o degelo, fica somente a saída COMPRESSOR (C) acionada.
B) Degelo forçado por resistência elétrica - quando existe uma resistência elétrica junto ao evaporador. Nesse caso, durante o degelo, fica somente a saída DEGELO (D) acionada.
C) Degelo forçado por inversão de gás - nesse caso, só é possível com ar-condicionados que possuem sistema de ar quente. Nesse caso, o ar-quente é acionado por um solenoide que inverte o fluxo de gás dentro dos tubos do ar-condicionado, assim, o evaporador passa a aquecer, e o condensador que fica na parte de trás, passa a esfriar. Nesse caso, é necessário manter duas saídas acionadas, a COMPRESSOR (C), e também a saída DEGELO (D) que vai acionar o solenoide que inverte o fluxo de gás.
No meu caso, eu utilizava o degelo tipo C de 2 em 2 horas, ou seja, acionando a função de ar-quente do ar-condicionado, PORÉM, sem ligar os ventiladores. Com isso, o evaporador aquece e derrete o gelo, e a água sai lá por trás do ar-condicionado, retirando constantemente umidade de dentro da câmara, tornando-a frost-free.
Abraço,