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[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

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Boa tarde pessoal. Estou montando um brewuno sem interface (não achei prazo venda) porém quando eu aciono uma relé o termômetro para de funcionar. Alguém poderia me auxiliar? As vezes ele fica dando erro de leitura e depois volta ao normal, mas quando ligo e desligo a relé de novo, ele dá erro de novo.
possivelmente problema de ligacao ou alimentacao. esta usando uma boa fonte?
 
Olá amigos, tenho uma dúvida quanto a eletrônica. Para usar pwm no SSR não é necessário sincronizar com a passagem por zero da rede? Obrigado pela disposição dos colegas.

dele deveria ser compatível, mas nunca testei no esp32
 
Boa tarde!
Comprei uma placa da Mazza está com o brewmanicaEx queria utilizar o brewuno,
minha duvida oque preciso fazer para rodar de boa o brewuno nela?

precisa verificar se a pinagem é compatível com o bmex/ brewuno. se nao for, precisa recompilar com alteração da pinagem
 
Mais uma dúvida, é troquei meu módulo relé físico por um de estado sólido com 2 ssr.
Resolveu o problema dia erros de leituras do termômetro, porém eles ficam sempre acionado, têm como eu inverter para eles ficar em desligados, acionarem apenas quando for acionado o relé?
Segue uma foto do modelo.
você teria que recompilar. tem um parâmetro no platformio que inverte o ssr
 
Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao Brewuno. No meu processo de brassagem utilizo duas panelas e uma bomba. Uma panela para a mostura e outra para fervura. Não faço sparge. É possível com o Brewuno controlar as duas resistências? De acordo com o que eu li e encontrei na internet, o Brewuno controla uma resistência para a água de sparge e outra que é utilizada para a mostura e fervura.
 
Certo, mas se não tiver, o disparo não vai ocorrer aleatóriamente e causar oscilações no controle da temperatura? Digo pois no diagrama simplificado usando somente o esp8266 não é feita. Hoje utilizo arduino e triac e com estes o zero-crossing é obrigatório. Pretendo mudar para o brewuno mas ainda tenho essa dúvida. Obrigado mais uma vez.
Vai ocorrer no instante que o controlador der o pulso em qualquer fase, mas isso não interfere no controle da temperatura. Nossa rede é de 60Hz. Então uma lâmpada liga e desliga 120 vezes em um segundo, mas você não percebe isso pois é muito rápido para nosso cérebro acompanhar. A resistência vai ficar ligando e desligando nessa velocidade quando precisar, mas você ligar a resistência e ela dissipar todo o calor não são duas coisas que ocorrem necessariamente juntas. Quando você liga o fogão com uma panela ela não atingirá a temperatura de fervura instantâneamente, tem uma inércia. O melhor momento para você ligar um equipamento é quando ocorre esse zero, pois a tensão será zero, logo a corrente, mas caso isso não seja possível quem terá impacto é a sua rede elétrica, não o controle de temperatura.

Na figura 2 (anexo) temos sempre o acionamento em zero, mesmo o disparo (barra vermelha ou a bolinha no gráfico) sendo antes. Como temos 4 semiciclos desligados e 9 ligados, temos, na prática, um duty cicle de 9/(9+4)×100%, ie, de 69,23%. De 13 em 13 semiciclos isso se repete. Como a frequência é de 60 Hz, temos 120 semiciclos. Então casa semiciclos tem duração de 1/120 segundos, ie, de 0,0083333 segundos. Então, nesse exemplo, a resistência ficaria 4×(1/120) segundos desligada e 9×(1/120) segundos ligada, ie, 0,0333333 segundos desligada e 0,075 segundos ligada.
 

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Boa noite pessoal, montei o Brewuno com uma placa do Cucanunes, o Dumpa está sem por enquanto, mas estou tendo um problema e gostaria de saber se alguem já teve algo igual, procurei bastante mas não encontrei nada!
Minha resistência é 220v uma fase eu passei pelo rele de estado sólido, liguei a saída da placa da resistência no pino 3 e quatro, quando mexo no pwm a voltagem cai de uma vez (medindo com multimetro) tipo assim 100% da 220v, 98% da 198v, 95% ja da 96v. inicialmente achei que poderia estar desligando o ssr pois estaria mandando menos de 3v que seria o mínimo,mas não é isso, na saída da placa vai gradual de 5v! Alguém já teve esse problema?
 
Pessoal respondendo a minha própria questão, depois de pesquisar mais encontrei algo que seria necessário algum equipamento utilizando a energia para funcionar o PWM,não liguei a resistência porque vou trocar o rele tbm já que coloquei um fortek de 25A pra controlar uma resistência de 5000w e pelo que falaram não aguenta, mas testei com uma lâmpada! Quando tem algo ligado ele parece controlar correntemente!
 
Terminei de montar o brewuno a algum tempo e só ontem tive tempo de testar pra fim de semana fazer uma breja nele, ontem queria testar o tempo que leva pra chegar nas temperaturas, qual a temperatura de fervura, e como programar basicamente.
Tudo correu bem, só tive um problema na hora de chegar a temperatura de mash, programei 65 pra teste mas aí quando chegava em 64.94 o PWM baixava pra perto de 3% e como ontem tava 16°c a temperatura ficou nessa de baixar e subir o PWM e a temperatura não chegava em 65 ficou uns 2 min pra conseguir.
Domingo vou testar com malte e tudo pra ver como vai ser.
 
Terminei de montar o brewuno a algum tempo e só ontem tive tempo de testar pra fim de semana fazer uma breja nele, ontem queria testar o tempo que leva pra chegar nas temperaturas, qual a temperatura de fervura, e como programar basicamente.
Tudo correu bem, só tive um problema na hora de chegar a temperatura de mash, programei 65 pra teste mas aí quando chegava em 64.94 o PWM baixava pra perto de 3% e como ontem tava 16°c a temperatura ficou nessa de baixar e subir o PWM e a temperatura não chegava em 65 ficou uns 2 min pra conseguir.
Domingo vou testar com malte e tudo pra ver como vai ser.

tenta aumentar pouca coisa o pwm da mostura. qual sua resistencia e volume?
 
Terminei de montar o brewuno a algum tempo e só ontem tive tempo de testar pra fim de semana fazer uma breja nele, ontem queria testar o tempo que leva pra chegar nas temperaturas, qual a temperatura de fervura, e como programar basicamente.
Tudo correu bem, só tive um problema na hora de chegar a temperatura de mash, programei 65 pra teste mas aí quando chegava em 64.94 o PWM baixava pra perto de 3% e como ontem tava 16°c a temperatura ficou nessa de baixar e subir o PWM e a temperatura não chegava em 65 ficou uns 2 min pra conseguir.
Domingo vou testar com malte e tudo pra ver como vai ser.
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Também terminei faz pouco e brassei no domingo a primeira. Com o malte não mudou muito. Mesmo com os 100% do pmw ele reduz antes de chegar na temperatura alvo e fica nesse vai e vem.. demora uns minutos pra atingir.

Outra coisa que aconteceu algumas vezes era perder a leitura dos sensores quando a bomba desligava, daí atualizei a versão do brewuno e na brassagem em sí, não perdi. Perdeu quando pausei ela no final do mashout quando estava trocando as mangueiras pra transferir o mosto, mas como uso fogareiro pra fervura, não me atrapalhou.
 
Creio que o problema não seja o PWM ele reduz automaticamente quando está chegando na temperatura alvo, como o Rodrigo Dettmann comentou.
quem reduz é o pid, a % do pwm ajuda com a inércia.
outra coisa que pode testar é diminuir o grau para ativacao do pid... coloca 1c
 
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Também terminei faz pouco e brassei no domingo a primeira. Com o malte não mudou muito. Mesmo com os 100% do pmw ele reduz antes de chegar na temperatura alvo e fica nesse vai e vem.. demora uns minutos pra atingir.

Outra coisa que aconteceu algumas vezes era perder a leitura dos sensores quando a bomba desligava, daí atualizei a versão do brewuno e na brassagem em sí, não perdi. Perdeu quando pausei ela no final do mashout quando estava trocando as mangueiras pra transferir o mosto, mas como uso fogareiro pra fervura, não me atrapalhou.

faz a mesma configuracao do start do pid com 1c. sobre perder o sensor pode ser ligação ou sua bomba esta causando alguma variacao
 
Outra coisa que aconteceu algumas vezes era perder a leitura dos sensores quando a bomba desligava, daí atualizei a versão do brewuno e na brassagem em sí, não perdi. Perdeu quando pausei ela no final do mashout quando estava trocando as mangueiras pra transferir o mosto, mas como uso fogareiro pra fervura, não me atrapalhou.

Isso da bomba desligar e perder sensor é a bomba causando ruído elétrico, não são todas que fazem isso, normalmente bombas maiores de 1/2 cv para cima, mas tem relatos de que a 15R também causa ruído em algumas unidades. Sugiro colocar um filtro RC, existe no mercado da Full Gauge ou Icos, no google também acha como montar um

https://produto.mercadolivre.com.br...essor-snubber-rc-full-gauge-5w-_JM?quantity=1http://www.eicos.com.br/acessorios/componentes-eletricos/filtro-k8/
 
Vai ocorrer no instante que o controlador der o pulso em qualquer fase, mas isso não interfere no controle da temperatura. Nossa rede é de 60Hz. Então uma lâmpada liga e desliga 120 vezes em um segundo, mas você não percebe isso pois é muito rápido para nosso cérebro acompanhar. A resistência vai ficar ligando e desligando nessa velocidade quando precisar, mas você ligar a resistência e ela dissipar todo o calor não são duas coisas que ocorrem necessariamente juntas. Quando você liga o fogão com uma panela ela não atingirá a temperatura de fervura instantâneamente, tem uma inércia. O melhor momento para você ligar um equipamento é quando ocorre esse zero, pois a tensão será zero, logo a corrente, mas caso isso não seja possível quem terá impacto é a sua rede elétrica, não o controle de temperatura.

Na figura 2 (anexo) temos sempre o acionamento em zero, mesmo o disparo (barra vermelha ou a bolinha no gráfico) sendo antes. Como temos 4 semiciclos desligados e 9 ligados, temos, na prática, um duty cicle de 9/(9+4)×100%, ie, de 69,23%. De 13 em 13 semiciclos isso se repete. Como a frequência é de 60 Hz, temos 120 semiciclos. Então casa semiciclos tem duração de 1/120 segundos, ie, de 0,0083333 segundos. Então, nesse exemplo, a resistência ficaria 4×(1/120) segundos desligada e 9×(1/120) segundos ligada, ie, 0,0333333 segundos desligada e 0,075 segundos ligada.

Boa tarde, como o amigo ai em cima explicou, temos 2 possibilidades de atuar controlando a carga da resistência, essa forma de só atuar na passagem por zero (sendo o responsável por isso o SSR), e a possibilidade de atuar em qualquer instante da senoide (método utilizando em modulo dimmer com triac), creio que são 2 formas distintas de operar já que na primeira forma (SSR) devemos garantir um numero determinado de ciclos ativos a cada segundo para atingir a potência desejada, e na segunda forma (TRIAC) devemos garantir o disparo do triac todo ciclo após determinado tempo de passagem pelo zero cross afim de atingir a potência desejada mantendo a carga ativa durante uma parte de todo ciclo, certo?
O sistema BrewUNO foi programado pra trabalhar em qual das 2 abordagens?
 
Isso da bomba desligar e perder sensor é a bomba causando ruído elétrico, não são todas que fazem isso, normalmente bombas maiores de 1/2 cv para cima, mas tem relatos de que a 15R também causa ruído em algumas unidades. Sugiro colocar um filtro RC, existe no mercado da Full Gauge ou Icos, no google também acha como montar um

https://produto.mercadolivre.com.br...essor-snubber-rc-full-gauge-5w-_JM?quantity=1http://www.eicos.com.br/acessorios/componentes-eletricos/filtro-k8/
A minha é a 15R, vou instalar esse filtro. Obrigado.
 
quem reduz é o pid, a % do pwm ajuda com a inércia.
outra coisa que pode testar é diminuir o grau para ativacao do pid... coloca 1c

O pid estava a 0.5 alterei pra 0.3 e funcionou, não demorou pra alcançar a temperatura como antes. Talvez quem tenha uma resistência mais potente nem precise alterar.
 
Isso da bomba desligar e perder sensor é a bomba causando ruído elétrico, não são todas que fazem isso, normalmente bombas maiores de 1/2 cv para cima, mas tem relatos de que a 15R também causa ruído em algumas unidades. Sugiro colocar um filtro RC, existe no mercado da Full Gauge ou Icos, no google também acha como montar um

https://produto.mercadolivre.com.br...essor-snubber-rc-full-gauge-5w-_JM?quantity=1http://www.eicos.com.br/acessorios/componentes-eletricos/filtro-k8/

Outra possibilidade seria utilizar para o controle da bomba um relé com optoacoplador e alimentação independente.
 
Boa tarde, como o amigo ai em cima explicou, temos 2 possibilidades de atuar controlando a carga da resistência, essa forma de só atuar na passagem por zero (sendo o responsável por isso o SSR), e a possibilidade de atuar em qualquer instante da senoide (método utilizando em modulo dimmer com triac), creio que são 2 formas distintas de operar já que na primeira forma (SSR) devemos garantir um numero determinado de ciclos ativos a cada segundo para atingir a potência desejada, e na segunda forma (TRIAC) devemos garantir o disparo do triac todo ciclo após determinado tempo de passagem pelo zero cross afim de atingir a potência desejada mantendo a carga ativa durante uma parte de todo ciclo, certo?
O sistema BrewUNO foi programado pra trabalhar em qual das 2 abordagens?
eu usei ciclos no bu
 
Pessoal eu fiz a ligação do jeito simplificado sem placa ...
Liguei o lcd diretamente na ermos, ele fica com a tela azul ligada mas não aparece nada ... o chip do lcd é PFC 8574T ... dai fiz outro teste e liguei com a placa para os botões e o chip também é PFC8574T ... ligando com e sem a plaquinha dos botões ele fica acesso mas não aparece nada ...
Se alguém conseguir ajudar
 
Pessoal eu fiz a ligação do jeito simplificado sem placa ...
Liguei o lcd diretamente na ermos, ele fica com a tela azul ligada mas não aparece nada ... o chip do lcd é PFC 8574T ... dai fiz outro teste e liguei com a placa para os botões e o chip também é PFC8574T ... ligando com e sem a plaquinha dos botões ele fica acesso mas não aparece nada ...
Se alguém conseguir ajudar

Ajustou o contraste do LCD?
 
@Gu_MAZZA , consegue me ajudar novamente ...... instalei os botões, mas não estão funcionando .... como mencionei anteriormente tanto a ref do ic2 quanto da placa de expansão é PFC8574T. Tem alguma coisa que eu possa fazer para funcionar os botões ?
 
Com isso não consigo te ajudar, mas logo o Bruno aparece e te salva.
 
@Gu_MAZZA , consegue me ajudar novamente ...... instalei os botões, mas não estão funcionando .... como mencionei anteriormente tanto a ref do ic2 quanto da placa de expansão é PFC8574T. Tem alguma coisa que eu possa fazer para funcionar os botões ?
Eu acredito que esteja faltando uma ligação no esquema. Pelo que eu entendi do código, o pino INT do módulo PCF precisa estar ligado no D3. Alguém pode confirmar esta informação? Muito obrigado!
 
1 - O QUE É

É um controlador de brassagem com interface 100% WEB extremamente intuitivo, abriga múltiplos sensores, controle de água para sparge, pronto para operar com sistemas BIAB e Single Vessel, e em breve será lançado para sistemas tribloco.

A interface é 100% compatível com smartphone, PC e tablet, com controle configurável e individual do PWM para cada processo/resistência: Mostura, Lavagem e Fervura.

O código do projeto é completamente novo, com inovações não disponíveis em outros projetos como ArdBir e BrewManiacEx, que foram identificados por diversos cervejeiros ao longo de várias brassagens Brasil afora, sendo incorporados no código do projeto.

O projeto foi desenvolvido pelo Bruno @Leitao, membro cervejeiro do fórum.


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2 - ITENS NECESSÁRIOS

- 1 sensor de temperatura DS18B20 (2 se utilizar sparge);
- 1 resistência dimensionada adequadamente para o sistema (2 se utilizar sparge);
- 1 SSR para controle da resistência (2 se utilizar sparge)
- 1 buzzer;
- 1 resistor de 4.7 kiloohms;
- 1 Wemos D1 Mini;
- 1 relé de 1 canal 5V para a bomba;
- 1 bomba para recirculação;
- 1 LCD I2C 20x4 (é opcional já que todo o controle é feito via interface Web)


3 - DIAGRAMA

O diagrama é muito parecido com o do BMEx, sendo mantidas as mesmas portas para facilitar a vida do usuário. Quem tem o BMEx funcionando basta fazer o upload do arquivo BIN e sai usando um software bem mais evoluído, moderno e com interface intuitiva.

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4 - A PLACA

A placa de interface pode ser produzida de forma artesanal por qualquer pessoa com conhecimento em produção de placas de circuito impresso, ou de forma mais industrial/profissional, em grupos de cervejeiros que se organizarem para produção de pequenos lotes, ou até mesmo com os membros do HBT que já possuem estas placas, como o @dumpa

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5 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA

Para a instalação do arquivo BIN no Wemos D1 Mini é necessário conectá-lo via cabo USB de dados. Se o Wemos não for reconhecido é necessário instalar o driver CH340G do link: https://www.arduined.eu/files/CH341SER.zip

Em seguida basta seguir o tutorial:




6 - BrewUNO EM AÇÃO


7 - LINKS

Site oficial: www.brewuno.com
Github: uncodead/BrewUNO



8 - OBSERVAÇÕES

Tenham cuidado no desenvolvimento de qualquer dispositivo que utilize energia elétrica, principalmente no dimensionamento adequado de resistências, condutores e disjuntores quanto às tensões utilizadas e correntes de consumo.

Na dúvida, contrate um eletricista para uma rápida visita em sua casa para que ele verifique o dimensionamento da rede elétrica em função das resistências que você escolheu para seu sistema. É algo barato e que elimina possíveis dores de cabeça no futuro.

consigo usar solenoide no brewuno,?
 
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