• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

BrewmaniacEX

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
...Como faz para comprar original e não falsificado? Não sei.

Cara, infelizmente não tem como saber o que é original e o que é falso. Eu uso ssrs com o dobro da corrente q preciso. Pra fervura eu comprei um SSR com o quádruplo da minha necessidade. A diferença de preços entre eles é pequena. Outra dica é comprar um ssr nacional, como o da Novus.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Um é brassagem e o outro é fermentação. O brewpi less é top demais também. Ele cuida da fermentação.

Brewpi less é top mesmo. Fico distante de minhas geladeiras (mais de 100km) e só vejo meus baldes de 15 em 15 dias. Eu programo as temperaturas desejadas e só troco de geladeira para o cold crash antes do envase. No HBT gringo eu coloquei algumas fotos:

http://www.homebrewtalk.com/showpost.php?p=7869615&postcount=169

Achei muito interessante esse outro projeto do Vito (BrewManiacEx). Mas acho que não se encaixa em um novo equipamento de brassagem que irei iniciar a montar no próximo mês com uma panela de mostura e outra para fervura (resistências dedicadas). Não vai ter panela para água de lavagem.
Ou eu acho como modificar o código, ou faço malabarismo.

Brewpi less é top mesmo. Fico distante de minhas geladeiras (mais de 100km) e só vejo meus baldes de 15 em 15 dias. Eu programo as temperaturas desejadas e só troco de geladeira para o cold crash antes do envase. No HBT gringo eu coloquei algumas fotos:

http://www.homebrewtalk.com/showpost.php?p=7869615&postcount=169

Achei muito interessante esse outro projeto do Vito (BrewManiacEx). Mas acho que não se encaixa em um novo equipamento de brassagem que irei iniciar a montar no próximo mês com uma panela de mostura e outra para fervura (resistências dedicadas). Não vai ter panela para água de lavagem.

Ou eu acho como modificar o código, ou faço malabarismo.

Eu uso brewpi também a um ano. Sem comparações.

Sobre o seu sistema, vc poderia usar dois Ssrs e dois sensores (brassagem e fervura) e chavear os mesmos quando passar para etapa de fervura. Vc pode fazer isso com uma simples chave HH.

https://produto.mercadolivre.com.br...-alavanca-6-polos-6-amp-onoffon-kit-4-pcs-_JM

Ou... usar um craftbeerpi.

Eu uso brewpi também a um ano. Sem comparações.

Sobre o seu sistema, vc poderia usar dois Ssrs e dois sensores (brassagem e fervura) e chavear os mesmos quando passar para etapa de fervura. Vc pode fazer isso com uma simples chave HH.

https://produto.mercadolivre.com.br...-alavanca-6-polos-6-amp-onoffon-kit-4-pcs-_JM

Ou... usar um craftbeerpi.

Pelo o que eu entendi no manual em pdf do BrewmaniacEX, os Ds18B20 (total de 5) são endereçados como principal ou auxiliar. O problema é que cada um tem um endereço diferente de fábrica. Ou eu compraria dois com o mesmo endereçamento (hex) igual e usaria uma chave HH, ou usava apenas um Ds18B20 e trocaria ele de panela (tiraria do poço termométrico da panela de brassagem e colocaria ele no poço da panela de fervura). Seria muito malararismo. Não sei se eu teria outra opção. Abraço !

Pelo o que eu entendi no manual em pdf do BrewmaniacEX, os Ds18B20 (total de 5) são endereçados como principal ou auxiliar. O problema é que cada um tem um endereço diferente de fábrica. Ou eu compraria dois com o mesmo endereçamento (hex) igual e usaria uma chave HH, ou usava apenas um Ds18B20 e trocaria ele de panela (tiraria do poço termométrico da panela de brassagem e colocaria ele no poço da panela de fervura). Seria muito malararismo. Não sei se eu teria outra opção. Abraço !

Verdade. Melhor pensar no craftbeerpi mesmo. Aliás, teclando com o próprio Vito, ele me recomendou o craftbeerpi. Kkkkkk

b80566f33016ad6dca4fe0c8426f8aba.jpg

Então a fonte é realmente 5v para essa placa que ele criou. E ele recomenda 1,5A. Isso significa que você não pode comprar uma fonte com menos de 1,5A, mas se vc comprar uma maior (tipo 5V 5A) não tem problema nenhum, pq o sistema só "puxa" o que ele precisa.

Quanto ao teclado, realmente o cabo dele é pequeno. Mas dependendo de como for feita a montagem, não precisa de extensor não. Eu tenho dois desse tecladinho aqui e o comprimento é satisfatório. É só otimizar a montagem que dá.

Sobre os relés: realmente o da bomba não precisa ser um SSR de 40A como eu postei. Eu comprei os 2 iguais só pq sim mesmo ^^
Precisa do dissipador. Eu comprei sem, mas estou procurando um dissipador separado pra comprar. É importante.
E sobre as falsificações... China né... Vai ser impossível ter certeza que é original. De qualquer forma, meus 2 relês são de 40A, e pelos meus cálculos o sistema que eu estou montando não passa de 25A. Se ele aguentar os 25, já está ótimo pra mim.
Já encomendei a placa do Vito. Agora é só esperar.

Sobre os relés, se cada user utilizar um relé com corrente diferente não é necessário fazer algum ajuste na programação? Porque se o caboclo colocar um relé de 100A e o sistema mandar potência de 100%, vai aquecer a água demais (isso se não queimar algo antes pelo fato de o sistema não ter sido preparado para tal)?

Outra, o Wemos D1 utiliza tensão de 3.3V mas a placa principal será alimentada com 5Vdc. É isto mesmo? Isto é corrigido na programação?

O Vito tinha mencionado também a utilização de um resistor de 4.7 kiloohms mas não vi a aplicação deste resistor na montagem dele. Isso era da versão antiga que ele esqueceu de rifar?

Valeu pela paciência.

A amperagem do Relê não significa que ele USA aquela corrente.
Significa que ele suporta aquela corrente.
O que vai definir a corrente realmente em uso é o seu sistema, principalmente a potência/tensão da resistência, que é o que mais puxa. Então não tem problema nenhum usar um relê de 100A, só é meio desnecessário, mas não atrapalha.
----
Sobre a alimentação do D1, sim, a placa corrige essa diferença, então não se preocupe, não vai queimar o D1 (só se a placa estiver com defeito xD)
----
Essa parte do resistor que você disse, eu não vi em lugar nenhum, então nem sei pra que serve (além de eu não manjar de eletrônica xD)
Eu acho que é só pegar o D1, ligar na placa e pronto. Se vc ficar sabendo de algo a mais avisa a gente pls.
----
Eu tbm queria encomendar logo essa placa, mas como eu disse, não tô podendo gastar AGORA.
Talvez mês que vem eu possa, aí encomendo a minha....
----
Qualquer novidade vai falando com a gente, e posta algumas fotos quando chegar :)

Galera estou pensando em montar um BrewmaniacEX ou um CraftBeerPi (estou com o Rpi2 parado pois comprei um Rpi3 para usar com o Osmc+sickrage).
Queria saber de vocês se alguém já usou um PT100 industrial no lugar deste DS1820. Alguém já conseguiu fazer a placa do Webmos nos moldes da do Vito?

Mas pra quem vai usar a placa do Vito isso não é necessário, certo?
Já está tudo lá.... né? ^^

Sim. Note que eu não tenho o Shield. Peguei a foto do colega @felipealex e comparei com o esquema. Trata-se do R8 marcado na foto.

Tem outro colega já desenvolvendo um shield_BR. Muito bom ! Vamos aguardar !

Attachments

• 4K7.jpg
    4K7.jpg
    186.4 KB
Olhando por cima da placa do Vito e analisando a WeMos D1 R2 parece que daria para usar a D1R2 sem precisar da placa do Vito. Talvez seja necessária alguma alteração na programação, mas aparentemente funcionaria. Só estou pensando se esses Mosfets podem fazer diferença na proteção das saídas.

Olhando por cima da placa do Vito e analisando a WeMos D1 R2 parece que daria para usar a D1R2 sem precisar da placa do Vito. Talvez seja necessária alguma alteração na programação, mas aparentemente funcionaria. Só estou pensando se esses Mosfets podem fazer diferença na proteção das saídas.

Se você for usar a D1 Mini, esses FETs tem função de conversão de nível lógico, a D1 funciona com 3,3Vcc e as entradas e saídas do PCF8574 são 5Vcc, por isso a necessidade deles.

Segue uma prévia da minha placa, só falta corroer para teste.

Attachments

• PCI1.JPG
    PCI1.JPG
    75.9 KB
Se você for usar a D1 Mini, esses FETs tem função de conversão de nível lógico, a D1 funciona com 3,3Vcc e as entradas e saídas do PCF8574 são 5Vcc, por isso a necessidade deles.

Mas como o PCF eh um expansor de I/Os e pelo q entendi o R2 já teria um expansor daria para utilizá-lo então. Vou pesquisar mais sobre o assunto. E sua placa ficou muito bem feita.

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk

Top!!!!

FICOU BONITONA, HEIN!
Eu já comprei o Wemos, display e sensores da china. Vai demorar um século, mas....
Relês eu já tenho do meu ArdBir que ainda está em processo de montagem xD
Vai dando notícia para a gente sobre sua placa. Tô empolgado por isso xD

Agora q entendi melhor o d1 r2 e o circuito feito, não dá pra ficar sem a placa do vito ou parecida. Talvez de pra fazer algo nessa linha, mas perderia funcionalidade. Agora é ficar na torcida pela placa do abel.

Agora q entendi melhor o d1 r2 e o circuito feito, não dá pra ficar sem a placa do vito ou parecida. Talvez de pra fazer algo nessa linha, mas perderia funcionalidade. Agora é ficar na torcida pela placa do abel.

Se eu não me engano, o Vito postou no blog dele que ele tentou utilizar o controlador "puro". Não era o Wemos, mas um parecido. Ele tentou usar sem placa nem nada, e chegou à conclusão que a "potência" (desculpa os termos leigos, não entendo de eletrônica) que o controlador opera não é suficiente pra operar os relês, por exemplo. Assim precisa da placa pra "fornecer mais energia" pra esses componentes.

Se eu não me engano, o Vito postou no blog dele que ele tentou utilizar o controlador "puro". Não era o Wemos, mas um parecido. Ele tentou usar sem placa nem nada, e chegou à conclusão que a "potência" (desculpa os termos leigos, não entendo de eletrônica) que o controlador opera não é suficiente pra operar os relês, por exemplo. Assim precisa da placa pra "fornecer mais energia" pra esses componentes.
Sim direto ctz q não da, mas acredito q com aqueles relés shields pra arduino de. Mas depois de ver as opções, a placa do abel e do vito, estou partindo pra uma delas.

Eu dei uma olhada novamente no manual, e agora eu tive outra interpretação, diferente que eu tinha escrito no post anterior:

In the second step, the primary sensor for temperature control and the auxiliary sensor reading to be displayed are assigned for each step, including Pre-Mash, Mashing, Boiling, Cooling, Manual mode, and Main screen.

Only two readings can be displayed on the 20x4 LCD, and the p rimary one is used in temperature control while the auxiliary one is for display only. The primary and auxiliary sensors can be set for the following stages: Pre-Mash, Mashing, Boiling, Cooling, Manual Mode, and Main screen.

Sendo assim, eu iria conseguir usar dois sensores principais. Um controla a mostura e outro a fervura. O acionamento do SSR para a fervura, eu descubro depois. Bola para frente.

Eu tenho aqui sobrando um D1 mini e um nodemcu (ESP-12). Tentei ontem compilar mas aparece um erro na linha 289 ( lcd.updateAddress(address); ) na aba "ui.h":

ui.h:289: error: 'class LiquidCrystal_I2C' has no member named 'updateAddress'

lcd.updateAddress(address);

'class LiquidCrystal_I2C' has no member named 'updateAddress'

Alguém teve este mesmo problema ? Pode dar uma luz ? Grato !

Final de semana remodelei a PCI, agora está em sua versão definitiva.
Essa semana ainda vou corroer uma para fazer os testes, acredito estar tudo OK, mas não vou liberar os arquivos para impressão antes de ter certeza.

Attachments

• brewmaniacshield1.jpg
    brewmaniacshield1.jpg
    97.4 KB
  • brewmaniacshield2.jpg
    brewmaniacshield2.jpg
    75.7 KB
  • brewmaniacshield3.jpg
    brewmaniacshield3.jpg
    78.8 KB
  • brewmaniacshield4.jpg
    brewmaniacshield4.jpg
    88.5 KB
  • brewmaniacshield6.jpg
    brewmaniacshield6.jpg
    78.5 KB
Essa semana ainda vou corroer uma para fazer os testes, acredito estar tudo OK, mas não vou liberar os arquivos para impressão antes de ter certeza.

Ficou dahora também!
Mas tem algum motivo pra ter mudado tanto?
Eu não manjo nada disso, então não sei a diferença, mas acho que mudou bastante, né?
Tomara que dê tudo certo!

Excelente placa @abelCarmo. Te mandei uma mensagem privada. Quando der veja lá. Valeu

Excelente placa @abelCarmo. Te mandei uma mensagem privada. Quando der veja lá. Valeu

A única diferença ficou na disposição dos componentes na placa e agora ela é quadrada e não mais retangular, assim fica mais resistente, no restante é tudo igual a anterior.

Posso ajudar com as PCIs.
Saca só. mazzag-tec.com.br

Posso fornecer o SSR tbm, desenvolvi um aqui na placa do Ardbier, mas posso fazer um especial para a ocasião aqui.

Qualquer coisa me contatem e espero poder contribuir aqui.
Me forte é eletrônica, não programação. srsrrsrsrs

Abrass

Posso ajudar com as PCIs.
Saca só. mazzag-tec.com.br

Posso fornecer o SSR tbm, desenvolvi um aqui na placa do Ardbier, mas posso fazer um especial para a ocasião aqui.

Qualquer coisa me contatem e espero poder contribuir aqui.
Me forte é eletrônica, não programação. srsrrsrsrs

Abrass
Olhando o layout do Abel, você conseguiria fazer uma estimativa aproximada de quanto fica a confecção de um pequeno lote dessa placa?
Não precisa ser muito preciso... Só para a gente ter uma ideia enquanto o Abel termina os testes...

Preciso ter uma ideia do tamanho da placa.
Supondo o tamanho e se for face simples em Composite (muito melhor que fenolite, mas inferior a fibra), numa média de R$25 cada placa.
Em fibra uns R$30.

Back