Pessoal, nem entrei no link, mas lembrem-se.... não pode compartilhar PDF de material autoral no fórum.
Parabéns pelo excelente post, Guenther!
Como sempre muito elucidativo!
Se puder me ajudar...
Fiz minha primeira hefe weizen:
Volume de mosto no fermentador 17 L ( esperava mais..)
Fermentador de 30 L com airlock + poço térmico
Fermentação: 7 dias a 21,5ºC
Secundaria ñ fiz
Maturação no mesmo balde: 5 dias a 9,5ºC+ 4 dias a 4,3ºC
Transferi pra um balde de 22L e baixei pra 0ºC por 1 dia, envasei com7,6 g/l
Após fermentação a cerveja estava bem aromática, cravo( fiz parada do felúrico. Banana...) atenuou bem, de 1055 pra 1009. Ficou " seca" no final.
Porém, apos 5 dias de maturação ela havia perdido muito daquele aroma!! E sabor tambem!
Ficou bem carbonatada, espuma creme persistente. Viscosidade e corpo de hefe, porem o aroma e sabor ficaram devendo!
Perguntas
O oxidou durante a maturação? Com todo o ar entrando, embora ñ tivesse trocado de balde? O CO2 ñ protege totalmente? O headspace era muito grande. Ajudaria se fosse um balde de 22 L ao invés de 30, certo?
Deveria ter baixado abruptamente pra 0ºC após a fermentação?
Por quanto tempo antes de envasar?
Diante do exposto o que sugere pra manter o aroma e sabor presentes na fermentação?
Outra duvida, se ajustar o volume de mosto pra 19-20 Litros poderia usar um balde de 22l, ou seria pouco esse headspace pra fermentação?
Grato
Abraço
Arnaldo
Uma pergunta sobre fermento:
Meu fermento está armazenado no congelador, vou utilizá-lo (hidratado) sábado. Quando é o recomendado para tirá-lo do congelador? Devo deixar na geladeira ou em temperatura ambiente?
Ou ainda: não devo colocá-lo no congelador?
Abcs
Tira no início da brassagem.Uma pergunta sobre fermento:
Meu fermento está armazenado no congelador, vou utilizá-lo (hidratado) sábado. Quando é o recomendado para tirá-lo do congelador? Devo deixar na geladeira ou em temperatura ambiente?
Ou ainda: não devo colocá-lo no congelador?
Abcs
Arnaldo, crie um tópico específico pra essa pergunta, isso ajuda a organizar os assuntos em cada área e facilita com que iniciantes achem assuntos de seus interesses justamente pelo título do tópico."Qual fermento você utilizou?
Aconteceu a mesma coisa comigo utilizando o WB-06. Fiquei bem desapontado com o resultado final frente a minha empolgação durante a fermentação"
Usei o WB06. Desculpe a demora na resposta..., só agora achei meu post...
Agora to fermentando uma A.amber Ale
Dessa vez acertei a mão e deu 19,5 L a 1047.
Pretendo maturar 10 a 15 dias a 0C.
Sei que tem outros posts que falam disso, mas se alguem puder dar uma dica:
Ta num balde de 30 l com air lock( pus solução de peracetico dentro- sei que só mantem seu poder sanitizante por 1 a 2 dias..)
Enquanto ta fermentando, blza...
Mas quado baixar temp pra 0 vai entrar ar: que faço?
Mantenho nesse balde com air lock?
Corro risco de oxidar ou contaminar a cerveja, com esse ar entrando por 10 a 15 dias?? Sugestoes bem vindas...
Agradeço desde já
Abraço
Galera, alguém saberia me explicar se tem problemas maturar uma cerva Ale a 3°C? a geladeira aqui de casa ta fazendo isso, mas meu plano é comprar uma velha e colocar em 10°-12°C por mais tempo, e ta aí outra coisa, será que posso deixar a cerveja (ALE) durante umas 2 semanas a 3°C passar para a outra geladeira depois e deixar maturando mais tempo em 10-12°C? falei duas semanas a 3° pq será o tempo até eu comprar a geladeira velha.
vlw moçada abraço!
Cara... "atravessar o verão" é um termo muito vasto... pode ser 25 em Curitiba, e 40 em Porto Alegre.Guenther, uma leva que atravessa o verão tende a sofrer muito? As mais fracas sofrem mais?
>> Então quando eu botei minha cerveja para Clarificar, automaticamente ela já está maturando???Maturação - quanto tempo? - Bom, notaram que eu falei "cerveja clarificando/MATURANDO dentro do fermentador"? Pois é, e é isso mesmo. Maturação, ou seja, "amadurecimento" da cerveja, é um processo interminável. No momento que ela parou de fermentar, já está maturando, amadurecendo, e depois... envelhecendo (o que pode ser ÓTIMO)
Então quando eu botei minha cerveja para Clarificar, automaticamente ela já está maturando???
depois que a cerveja clarificou, quanto tempo mais devo deixar a cerveja no fermentador para maturar a 2º? ( optei em maturar no fermentador)
estou fazendo uma weiss, alguém tem uma dica de temperatura para maturar? o 2º fica legal?
Após acabar a fermentação é necessária a troca de fermentador para maturar ou basta eu abaixar a temperatura da geladeira?
É necessária a retirada da lama do fundo do fermentador?
aproveitando o topico que e sobre fermentação, gostaria de tirar uma duvida...
posso fazer duas brassagens no mesmo dia e por a fermentar junto? caso possa, como devo proceder?
se for repetido desculpe, eu realmente procurei sobre isso no forum e nao achei!
aproveitando o topico que e sobre fermentação, gostaria de tirar uma duvida...
posso fazer duas brassagens no mesmo dia e por a fermentar junto? caso possa, como devo proceder?
se for repetido desculpe, eu realmente procurei sobre isso no forum e nao achei!
quero fermentar 2 brassagens da mesma receita no mesmo fermentador...
Vasculhei este e outros tópicos e não encontrei a resposta para uma dúvida bem específica e até meio besta da minha parte:
==> não fiz descanso de diacetil, e já foi pra câmara fria a 5ºC há mais de uma semana. Ainda dá tempo de fazer, ou já era?
English Pale Ale, 20L, OG/FG= 1,047/1,009
Nao que eu tenha notado, André, mas como meu fermentador é aqueles com torneirinha bem embaixo, as provas que eu fiz veio um pouco de lama junto, então, o sabor ficou mascarado. (eu não quis abrir em cima antes de terminar)
sim, medi com dois dias de intervalo, 1,009. Ficou 15 dias fermentando a 16ºC, com Nottingham. Não tenho dúvidas quanto ao término da fermentação e nem quanto à atenuação.
Eu nao sabia que diacetil era não-preocupante em Ales. Então, geralmente (dependendo do estilo, claro) é mais importante fazer o descanso de diacetil para Lagers? Por isso eu só vejo o pessoal falar em Pilsner sem diacetil.
Valeu, Karkassa!