me passa onde comprou os fundos falsos... o controle comprei um legal, caixa montada ja... no ml por 200... embaixo vou usar inox tb... bomba mandei vir da china... me passa teu mail por mp para eu te mandar como quero fazer o esquema de baixo no meu...
Eu pretendo usar algumas conexões a mais do que o projeto do Matho. Duas entradas de liquido (uma da panela e ontra com espigao para uma mangueira) e tres saídas (uma para dentro do tubo de malte, uma para o wirepool na lateral e uma com espigão para mangueira).
Todas fechadas com registros de esfera... assim posso fazer o trabalho normal, trasfegar, fazer o wirepool, adicionar agua por baixo ou mesmo fazer uma lavagem de grãos...
Esse teu amigo tem um mail para contato? O que fez os fundos?
Basicamente, com legenda:
EB >> SA - enchimento da panela para iniciar o trabalho, realizar limpeza, etc, através da bomba, sem precisar erguer galão, etc;
...
O meu estou terminando. Amanhã farei uma brassagem teste e aviso como ficou. .. se der mando fotos e vídeo.
Alan,
Muito bom seus experimentos !!!! Vou relatar algumas conclusões que cheguei com o uso do meu equipamento (postei fotos em msgs anteriores):
1) inicialmente meu sistema era com circulação ascendente. As conclusões para este sistema:
- a vedação entre as panelas (o fundo da panela menor e fundo da maior) é bem complicado. Por mais que eu tenha tentado, nunca consegui uma vedação completa, o que acabava ocasionando fluxo entre as panelas, indesejado;
- A bomba trabalha HIPER forçada. Torrei uma bomba de aquecimento solar e mesma a minha CHUGGER trabalhava muito (mas MUITO MESMO) quente neste sistema. E olha que a relação agua/grãos que usei foi no minimo 3;
- capacidade final do sistema acaba sendo menor - consegui fazer no máximo 12 litros de uma cerveja com baixa OG e ainda assim com acréscimo de agua pre fervura.
- melhor eficiencia na casa dos 60-62%
2) acabei, como vc, fazendo umas alterações para testar o sistema com fluxo descendente, aproveitando a bendita gravidade..... rsrsrs
- não tem o problema de vedação entre as panelas;
- a bomba CHUGGER está trabalhando agora tranquilinha.... mal esquenta;
- capacidade do sistema subiu para 20 litros (mais ou menos 4,2 kg no cesto de malte);
- eficiencia subiu, no primeiro teste, para 76% !!!!
Conclusão: não volto mais para o sistema de circulação ascendente.
O que preciso fazer:
1) um "chuveirinho" para o retorno do mosto recirculado no topo da panela. Por enquanto estou fazendo como vc: mangueira encostada na lateral da panela (tubo de malte);
2) colocar algumas opções de valvulas a mais para fazer pelo menos o whirflow com a bomba...
É isso ai !!! Abaixo algumas fotos no "novo" tubo de malte para o fluxo descendente:
Silvio Finotti
Alan,
Muito bom seus experimentos !!!! Vou relatar algumas conclusões que cheguei com o uso do meu equipamento (postei fotos em msgs anteriores):
1) inicialmente meu sistema era com circulação ascendente. As conclusões para este sistema:
- a vedação entre as panelas (o fundo da panela menor e fundo da maior) é bem complicado. Por mais que eu tenha tentado, nunca consegui uma vedação completa, o que acabava ocasionando fluxo entre as panelas, indesejado;
- A bomba trabalha HIPER forçada. Torrei uma bomba de aquecimento solar e mesma a minha CHUGGER trabalhava muito (mas MUITO MESMO) quente neste sistema. E olha que a relação agua/grãos que usei foi no minimo 3;
- capacidade final do sistema acaba sendo menor - consegui fazer no máximo 12 litros de uma cerveja com baixa OG e ainda assim com acréscimo de agua pre fervura.
- melhor eficiencia na casa dos 60-62%
2) acabei, como vc, fazendo umas alterações para testar o sistema com fluxo descendente, aproveitando a bendita gravidade..... rsrsrs
- não tem o problema de vedação entre as panelas;
- a bomba CHUGGER está trabalhando agora tranquilinha.... mal esquenta;
- capacidade do sistema subiu para 20 litros (mais ou menos 4,2 kg no cesto de malte);
- eficiencia subiu, no primeiro teste, para 76% !!!!
Conclusão: não volto mais para o sistema de circulação ascendente.
O que preciso fazer:
1) um "chuveirinho" para o retorno do mosto recirculado no topo da panela. Por enquanto estou fazendo como vc: mangueira encostada na lateral da panela (tubo de malte);
2) colocar algumas opções de valvulas a mais para fazer pelo menos o whirflow com a bomba...
É isso ai !!! Abaixo algumas fotos no "novo" tubo de malte para o fluxo descendente:
Silvio Finotti
Poderia detalhar mais de como foi feito essa peneira?!
O melhor que consegui até agora foi improvisar com uma forma toda furada
Penso que o fluxo invertido garante que a água garante que a água passe por todo malte, já que ele fica imerso nela. Já o fluxo descendente, dependendo de como a coisa for feita pode diminuir a eficiência, por causa do caminho preferencial.
Penso que o fluxo invertido garante que a água garante que a água passe por todo malte, já que ele fica imerso nela. Já o fluxo descendente, dependendo de como a coisa for feita pode diminuir a eficiência, por causa do caminho preferencial.
Uma coisa eu posso afirmar por experiência própria, essa ideia do chuveirinho não é boa, porque sempre entope. A bomba circula muito bagaço de malte e isso vai ficando nos furinhos desse chuveirinho e com o passar do tempo eles vão entupindo quase todos. E depois, como a gente lava isso?
Sobre a bomba, eu não vi o seu projeto, mas posso crer que vc deva estar colocando o malte em cima do furo que é a saída da bomba, dificultando a passagem do fluxo de liquido. Eu coloquei um fundo falso, com uns pés que deixam um espaço de uns 2 ou 3 cm entre a saída da bomba e o malte, assim fica uma câmara sem nada para ajudar a desafogar a saída da bomba.
Sobre a bomba esquentar, creio que ela fica na temperatura do liquido. Na verdade ela funciona até 78°C, depois disso a gente tira o malte e não precisa mais ligar a bomba.
O que posso dizer sobre o enrolamento desses motores (trabalhei com isso 28 anos) é que o esmalte desses fios resiste 180ºC. Se a bomba está funcionando sem nada tapando sua saída, não tem porque queimar.
Eu já usei bomba magnética (como essa do vídeo) IWAKI da mais fraca, bomba de circulação de aquecimento solar e até bomba de máquina de lavar louça e nunca nenhuma queimou. Eu já uso essa panela a mais de 1 ano, mas tinha outra que usei mais que isso.
Sobre a capacidade final do sistema, é estranho que vc tenha conseguido apenas 12 litros. Será que usou a quantidade ideal de água. Para uns 5 kg de malte eu começo com uns 28 litros e depois ainda lavo o bagaço com mais uns 6 litros. Consigo sempre mais de 20 litros.
Sobre a eficiência, creio que esse tipo de panela é mesmo menos eficiente que a forma convencional, mas acho que uma lavagem mais atenda do bagaço pode melhorar muito isso. Eu faço assim e consigo números bem melhores que no início. Eu nunca fiz contas para saber quantos % eu consigo, porque faço esses cervejas para meu consumo e não fico muito preocupado com isso.
Bem, espero ter podido ajudar com minha experiência.
Ao meu ver a melhor panela é aquela que nos facilita mais o uso. Para a mim, o jeito que a coisa acontece na minha me é satisfatório, por isso eu não pretendo mudar.
Um abraço a todos.
Alexandre
Ola,
Aguem tem o volume ou as medidas da braumeister 20 e 50 litros, da panela e do cesto? estou fazendo um clone mas estou em duvida do tamanho útil da panela e dos cestos.
Obrigado.