Brassagem tipo de panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fabio macedo

Member
Joined
Nov 20, 2014
Messages
7
Reaction score
1

Attachments

  • 466279_403454639665052_1627214476_o.jpg
    466279_403454639665052_1627214476_o.jpg
    94.6 KB · Views: 109
Cara, esse Thermocollar é apenas a capa branca em volta da Braumeister.
Pela descrição é pra reduzir a perda de calor e evitar queimaduras ao tocar na panela.

A braumeister é assim:
http://www.vigoltd.com/imagecache/7be1daa8-90f6-4893-a655-a17e009f884f_659x800.jpg

Quanto a utilizar fogo ou resistência, acho que isso é bem pessoal..
Na minha opinião, gás é um pouco mais rápido, barato e prático.. porém com uma dificuldade maior no controle de rampas de temperatura.

Já com resistências, se torna um investimento um mais caro inicialmente, da um trabalhinho antes de começar, mas te da maior controle do processo.

Porém, não há melhor.. depende mais do cervejeiro e dele conhecer seu equipamento, do que do equipamento por si.

A dificuldade inicial das panelas eletricas se da pelo fato da maioria precisar ser montada. Dificilmente vc acha alguma panela com resistencia pronta pra vender.. fora as automatizadas como braumeisters/clones, que custam de 5mil pra cima..

Abs!
 
Minha sugestão é que para as primeiras levas se façam levas menores (acho 10 Litros o ideal) e no gás mesmo. Dá pra ser até no fogão de casa. Fazer um passo a passo bem detalhado, consultando fontes para todas as etapas do processo, para não esquecer de nada (sistema de filtragem, tempos, temperaturas, momentos para as adições, forma de se aquecer e resfriar o mosto, SANITIZAÇÃO, hidratação e aeração do fermento, etc.) e anotando tudo que você consiga retirar de informação (o quanto seu fogão consegue esquentar / minuto, quanto tu perde de trub no final da fervura, quanto tu perde na fervura, quanto tempo para resfriar, etc.) e a partir daí começa a traçar o perfil do seu equipamento e comece a investir nos teus gargalos (por exemplo, tu morando no rio, talvez consiga montar receitas e comprar o malte já moído. Se as levas forem pequenas (até 20 litros), tu pode resfriar só na água com gelo. Então talvez valha mais a pena investir em uma geladeira usada + um controlador de temperatura que em um moedor de malte e em um chiller).

Acho que o ideal, se tu não quiser gastar muito ou gastar errado de início, é começar a produção da forma mais simples possível e identificar estes teus gargalos para aí sim partir para a compra de mais equipamentos (fogão todo mundo tem, já resistência tu tem que comprar).
 
Concordo com o @tiefensee , inicialmente é melhor ver se realmente vai gostar do processo antes de gastar milhares de reais em um equipamento. E as vezes, nem é o equipamento que vc vai gostar mais ou se adaptar.
Eu mesmo ja perdi muita grana que coloquei em algo que achei que me serviria e que poucas brassagens depois tava la encostado.

Compra um kit básico, de litragem baixa.. pra fogão mesmo. E com o tempo vai vendo o que gostaria de que fosse melhor, automático ou não.. etc.
Tem muita gente que prefere o esquema clássico de colher fogo e panela.. que eu mesmo acho fenomenal! Eu to montando meu elétrico pra facilitar um pouco a vida porque quero aumentar a litragem e faço tudo sozinho, mas minha panelinha vai ficar ali pras levas totalmente manuais que pra mim são as mais divertidas.

Abs
 
justamente @Luccasm
Eu acho que fazer cerveja é justamente um hobbie, e tu tem que ir pro lado que tu sentirá mais prazer em fazer.
Tem gente que gosta mesmo é de mão na massa, controle manual total.
Já tem gente que vai gostar mais de comprar sistemas automatizados já prontos.
E muitos outros que partem para o automatizado por gostar de fazer estes sistemas. Tem gente que é fissurado por automação e por ver aquelas coisas que ele mesmo fez funcionando tudo por si só!

Aqui no fórum temos muitas ideias inovadoras e interessantes feitas para todos os processos, bem como temos discussões desde os processos com os equipamentos mais simples quanto com as Braumeister de mais de dezenas de milhares de dilma$.

Só te liga nas coisas que são conceituais, independente do que tu quer gastar ou dos teus equipamentos, tipo moagem do malte, relação água/malte, controle (mesmo que seja com água e gelo) de temperatura para a fermentação, taxas e temperaturas de inoculação, etc.
 
Meus dois centavos:

O livro do Palmer, disponivel em howtobrew.com (em inglês, porém, tu acha tradução se precisar. Se não encontrar, me manda uma PM que eu te envio) dá a dica na primeira sessão.

Uma panela, um fermentador (pode ser caseiro ou comprado), extrato de malte (mais fácil/rapido que grão) e voi-lá. Vc tem algo que pode chamar de cerveja.

Fazendo uma matemática maluca, vc consegue começar por menos de 150 reais se já tiver algumas coisas em casa, como panelas de 7 litros, garrafas de agua para fermentar, termometro culinário, etc.

Comece assim nas primeiras brassagens, e depois, como os colegas disseram, veja o que te fez falta e vá investindo em equipamentos melhores.

Conheço gente que comprou kits comerciasi de 2000 reais, fez três cervejas e depois vendeu tudo porque não curtiu 'a trabalheira.'

Também conheço gente que comprou duas panelas, um pouco de malte e hoje produz levas de 100 litros ou mais. :D

O próprio forum está cheio de exemplos assim.

Resumindo: Comece em primeira marcha e vá aumentando conforme sente a necessidade.
 
Comecei em setembro com levas de 5 litros com um kit de equipamentos da Lamas.
Já fiz 6 brassagens (a 6ª agora a pouco - é feriado aqui!!) e, acredito, desenvolvi bastante.
Acho que e o BeerSmith é essencial (na minha segunda brassagem já estava com ele)! O How to Brew também é foda!
Optei por fazer levas pequenas, porém, mais vezes. Acredito que deu certo para mim, por isso, compartilho e sugiro à você.
Abraços.
 
Comecei em setembro com levas de 5 litros com um kit de equipamentos da Lamas.
Já fiz 6 brassagens (a 6ª agora a pouco - é feriado aqui!!) e, acredito, desenvolvi bastante.
Acho que e o BeerSmith é essencial (na minha segunda brassagem já estava com ele)! O How to Brew também é foda!
Optei por fazer levas pequenas, porém, mais vezes. Acredito que deu certo para mim, por isso, compartilho e sugiro à você.
Abraços.

@Tavares, estou iniciando nesse mundo cervejeiro com esse pensamento em mente.

Estou terminando de montar o equipamento para 10 litros com 2 fermentadores, pois assim eu posso experimentar mais receitas e aprender com meus erros e acertos.
 
Concordo. Beer Smith (ou outro software) é essencial para um bom desenvolvimento...
 
Obrigado pela respostas.

Pensei em algo mais automatico somente para garantir uma qualidade melhor no produto final, mas vou comecar na panela mesmo.

Sou do Rio mas atualmente moro em Londres e por aqui tb nao é tao facil encontrar panelas pequenas prontas. Entao vou comprar uma panela de 10L e adaptar uma torneira.

Estou pensando em comprar essa panela: http://www.amazon.co.uk/dp/B000SA9YMM/?tag=skimlinks_replacement-20

e essa torneira: http://www.ebay.co.uk/itm/Weldless-...1-2-BSP-Tap-Kit-Boiler-Mash-Tun-/111522672265

E como nao tenho muito espaco quero usar somente uma panela para a brassagem e fervura tipo desse video [ame]https://www.youtube.com/watch?v=m4JTH2JGdtA[/ame]
 
Last edited by a moderator:
@fmiller, po me deu inveja e sdds de londres agora.. pra mim é um dos melhores lugares do mundo.. mas cara.. aproveitando a dica de que voc~e ta aí! Aproveita, e se quer algo automatizado, porque não considera comprar este:

http://www.brewuk.co.uk/equipment/ag-equipment/electrim-mashing-boiler.html

É eletrico e bem em conta... e tem algumas versões um pouco mais caras (2x), mas mais bem feitas também:

http://www.brewuk.co.uk/equipment/ag-equipment/brewferm-27l-digital-boiler.html

http://www.brewuk.co.uk/equipment/ag-equipment/brupak-boiler.html

Abs
 
Obrigado pelas dicas Lucas.

Mas to achando que vou comecar com a panela mesmo. E depois eu penso eu equipamentos mais automaticos, pq ate mesmo eles nao sao tao caros pra gente que ganha em Libras, entao vale a pena.
 
Obrigado pelas dicas Lucas.

Mas to achando que vou comecar com a panela mesmo. E depois eu penso eu equipamentos mais automaticos, pq ate mesmo eles nao sao tao caros pra gente que ganha em Libras, entao vale a pena.
Minha indicação: nunca comece com equipamento caro e vendido como "automatizado", pois quem está começando, não sabe direito o que realmente está comprando, e pode acabar se viciando nisso, e por aí vai.

Partir pra um equipamento desses, na minha opinião, deve ser uma decisão tomada depois de você já ter uma boa experiência com homebrewing, e saber exatamente os "porquês" de estar fazendo aquela compra.

Sinceramente, conheço alguns caras que já começaram com esse tipo de equipamento, e quase todos eles acabaram caindo na mediocridade porque "o equipamento só faz cerveja daquele jeito" (na cabeça deles)..... ou seja... vício.

Abraço,
 
Back
Top