• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Brassagem em duas etapas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
No mesmo assunto "Brassagem em duas Etapas" estou com uma dúvida aqui pessoal:
Brassei e sobraram 9litros. Guardei eles na geladeira por aproximadamente 1 mês como "uma cama prona parra leveduras" comprei um fermento e agora pretendo passar esse mosto para um fermentador e inocular o fermento. Tem algum problema, em esse mosto ficar parado (fervido) por tanto tempo e inocular só agora???

PS: O que é "Quote" que aparece aqui no blog?

Aproveitando o tópico, como faço cerveja sozinho e sempre é um processo bem cansativo e acaba me tomando um dia inteiro, pensei em dividir o processo pra facilitar a minha vida: moer o malte na quinta de noite, brassar na sexta de noite, fazer a lavagem dos grãos no sábado de manhã e ferver logo em seguida.

Teria algum problema deixar a panela com o mosto e o malte parados durante umas 10-12 horas e só depois fazer a lavagem dos grãos?

Desde já, muito obrigado!
Abraços!

No mesmo assunto "Brassagem em duas Etapas" estou com uma dúvida aqui pessoal:
Brassei e sobraram 9litros. Guardei eles na geladeira por aproximadamente 1 mês como "uma cama prona parra leveduras" comprei um fermento e agora pretendo passar esse mosto para um fermentador e inocular o fermento. Tem algum problema, em esse mosto ficar parado (fervido) por tanto tempo e inocular só agora???

PS: O que é "Quote" que aparece aqui no blog?
"Quote" é pra copiar a mensagem anterior, em cima qual tu estás respondendo, como estou fazendo agora.

Cara, sobre o mosto, como já te disse, até dá, mas não é o ideal. Eu ferveria ele novamente.

Abraço,

Aproveitando o tópico, como faço cerveja sozinho e sempre é um processo bem cansativo e acaba me tomando um dia inteiro, pensei em dividir o processo pra facilitar a minha vida: moer o malte na quinta de noite, brassar na sexta de noite, fazer a lavagem dos grãos no sábado de manhã e ferver logo em seguida.

Teria algum problema deixar a panela com o mosto e o malte parados durante umas 10-12 horas e só depois fazer a lavagem dos grãos?

Desde já, muito obrigado!
Abraços!
Moer num dia e fazer a cerveja no outro, ok, eu faço isso direto.

Mosturar num dia e filtrar/lavar no outro, não era. É tanta coisa que pode acontecer que isso daria páginas de discussão.

Agora, mosturar e filtrar num dia, e no outro ferver o mosto e seguir o processo... aí sim, é possível. Existem pequenas consequências, mas dá pra fazer sim.

Abraço,

Valeu, Guenther!

Então vou moer hoje, brassar e lavar amanhã e sábado de manhã só faço a fervura.

Só mais uma dúvida meio idiota: o ideal é recircular o mosto antes de fazer a lavagem, né, pra que ele passe pelos grãos e se "filtre"?

Resumidamente, o meu processo é com uma grain bag, eu faço a brassagem, recirculo esse mosto, tiro o mosto para um balde, faço o batch sparge, tiro a grain bag com os grãos, coloco de volta o mosto que tinha ido pro balde e fervo.

Muito obrigado novamente!
Abraços!

Valeu, Guenther!

Então vou moer hoje, brassar e lavar amanhã e sábado de manhã só faço a fervura.

Só mais uma dúvida meio idiota: o ideal é recircular o mosto antes de fazer a lavagem, né, pra que ele passe pelos grãos e se "filtre"?

Resumidamente, o meu processo é com uma grain bag, eu faço a brassagem, recirculo esse mosto, tiro o mosto para um balde, faço o batch sparge, tiro a grain bag com os grãos, coloco de volta o mosto que tinha ido pro balde e fervo.

Muito obrigado novamente!
Abraços!
É isso aí mesmo, um processo BIAB clássico.

Latest posts

Back