• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Bombona / baldes

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JesseMatos

Well-Known Member
Reaction score
2
Boa tarde colegas cervejeiros... gostaria de perdi uma sugestão para compra de bombona/baldes para usar como fermentador. Atualmente uso balde atóxico de 20l (para levas de 18l /17l), mas quero fazer levas de 60 litros e então preciso mudar meus fermentadores. Estava pensando em comprar uma bombona para dar conta da produção. Fui à algumas lojas e encontrei uma bombona como a da imagem à seguir. Minha dúvida é: a bombona passa cheiro ou gosto para a cerveja?

Attachments

• prod_21.jpg
    prod_21.jpg
    14.7 KB
A princípio não passa, mas seria necessário se certificar disso.

Geralmente essas bombonas novas tem um cheiro bem forte, será que se deixar de "molho" esse odor passa? Vou arriscar... se passar gosto para água vai sevir como recipiente para malte rss

Jesse, confirme com o vendedor se a bombona é de HDPE ou PEAD (mesmo material, mas tem lugares q usam o nome em ingles e outros em portugues).

Se o material for este não tem risco de passar cheiro.

Elas realmente vêm com cheiro muito forte de plástico. Eu tirei o cheiro das minhas com agua fervente. Fervi água o suficiente pra encher as bombonas, espremi um limão dentro, misturei bem e deixei uma semana de molho. Saiu todo o cheiro.

Acabar com os odores não é fácil. Estou usando uma bombona que armazenava malte e que antes disso armazenava mel e o cheiro era muito forte de mel. Depois do primeiro uso passou a cheirar fermento, rsrs
Mas é muito boa - uma de 50 litros ocupa o mesmo espaço de um fermentador cônico de 25 litros.

*na foto, uma super fermentação que saiu pelo air lock, mas não pela vedação da bombona em si.

Attachments

• IMG_4529.jpg
    IMG_4529.jpg
    28.1 KB
Boa tarde colegas cervejeiros... gostaria de perdi uma sugestão para compra de bombona/baldes para usar como fermentador. Atualmente uso balde atóxico de 20l (para levas de 18l /17l), mas quero fazer levas de 60 litros e então preciso mudar meus fermentadores. Estava pensando em comprar uma bombona para dar conta da produção. Fui à algumas lojas e encontrei uma bombona como a da imagem à seguir. Minha dúvida é: a bombona passa cheiro ou gosto para a cerveja?

Já comprou JesseMatos? quais tamanhos?

Afinal seria melhor uma bombona de 60 litros ou duas de 30 litros?

E ai Rohde, tranquilo?
Então, andei pensando e principalmente pesquisando preços e resolvi comprar 2 de 50l, questão de head space e tudo mais..
No momento as bombonas estão com água para ver se tira um pouco do odor de plástico.
Preferi as de 50l por 2 motivos, a primeira foi o preço, comprei as bombonas por 60 cruzeiros cada e a de 60l estava 140 reais e nao teria head space na fermentação. O segundo motivo é que caso eu queira fazer levas de 40l não vou precisar de um trambolho enorme...

Enfim, espero que as bombonas supram as necessidades, final de semana que vem espero fazer uma weiss e posto a foto

Abraços

Me tirem uma dúvida confrades. Eu moro numa cidade de interior e aqui é aqui é bem difícil achar quase tudo, queria comprar uma bombona dessas de 50 litros, vocês geralmente acham delas em que tipo de loja? Será que casa de produtos agrícolas encontro delas?

Bom dia Marchi, também moro no interior (de Goiás no caso), mas para mim foi relativamente fácil pq minha cidade fica apenas 40 minutos da capital. Geralmente em casas agropecuárias se encontra bombonas específicas para leite, então se prepare para o choque. Pelo menos aqui em Goiás, uma bombona dessas usada em laticínios custa entre 140 à 200 reais.
As bombonas que comprei, as encontrei em uma loja de hidráulica e borrachas. Se tentar se desvencilhar de casas agropecuárias é melhor, pq tudo lá é mais caro.

Boa sorte =D

Me tirem uma dúvida confrades. Eu moro numa cidade de interior e aqui é aqui é bem difícil achar quase tudo, queria comprar uma bombona dessas de 50 litros, vocês geralmente acham delas em que tipo de loja? Será que casa de produtos agrícolas encontro delas?

Fala Marchi,
Encontra em casas agrícolas sim. Usam muito pra armazenar rações e grãos. Se não tiver, no mínimo vão saber te indicar onde comprar.

Abs

Latest posts

Back