• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Bombona 60L

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

spoock

Well-Known Member
Reaction score
14
Pessoal,

Alguém já usou esta bombona para fermentar levas de 60L?

Na especificação esta que a capacidade real média é de 64,2L, é pouco estes 4,2L de head space?

Será que da pra arriscar 60L?
Qual foi o maximo que ja tentaram?

[ ] 's

Attachments

• bombona.png
    bombona.png
    232.2 KB
Pessoal,

Alguém já usou esta bombona para fermentar levas de 60L?

Na especificação esta que a capacidade real média é de 64,2L, é pouco estes 4,2L de head space?

Será que da pra arriscar 60L?
Qual foi o maximo que ja tentaram?

[ ] 's

Eu uso para minhas levas de 60L...

Já fermentei com US-05, W34/70, Mangrove Bavarian Wheat e T-58, nunca tive problemas de vazamento...

Todavia eu utilizo Fermcap e ao invés de Airlock, utilizo Blow-Off...

Acredito que não terá problemas tb ;)

Coloquei os fermentos que utilizo, pq cada levedura se comporta de uma forma...

O que eu faço é na primeira receita do equipamento, mudar a receita para 55 litros e qd sinto que dá pra aumentar um pouco, então aumento ;)

Eu uso para minhas levas de 60L...

Já fermentei com US-05, W34/70, Mangrove Bavarian Wheat e T-58, nunca tive problemas de vazamento...

Todavia eu utilizo Fermcap e ao invés de Airlock, utilizo Blow-Off...

Acredito que não terá problemas tb ;)

Coloquei os fermentos que utilizo, pq cada levedura se comporta de uma forma...

O que eu faço é na primeira receita do equipamento, mudar a receita para 55 litros e qd sinto que dá pra aumentar um pouco, então aumento ;)

@tomazela, exatamente o que estou pensando em fazer.

Primeira leva, aquela IPA do outro topico (link) eu dimensionei para 55L a medida que for conhecendo melhor o equipo vou subindo até onde der.

Valeu pela informação, muito valiosa.

Aproveitando a oportunidade: o furo para a torneira você fez a qual distancia do fundo?
Nas minhas bombonas de 30L eu deixei coisa de 3 a 4cm, mas nunca fiz Dry Hop ou cervejas que sobrasse muito material decantado, acredito que se manter a mesma altura será pouco.

[ ] 's

@tomazela, exatamente o que estou pensando em fazer.

Primeira leva, aquela IPA do outro topico (link) eu dimensionei para 55L a medida que for conhecendo melhor o equipo vou subindo até onde der.

Valeu pela informação, muito valiosa.

Aproveitando a oportunidade: o furo para a torneira você fez a qual distancia do fundo?
Nas minhas bombonas de 30L eu deixei coisa de 3 a 4cm, mas nunca fiz Dry Hop ou cervejas que sobrasse muito material decantado, acredito que se manter a mesma altura será pouco.

[ ] 's

Eu uso essa torneira: http://loja.weconsultoria.com.br/to...iametro-3-4-para-fermentador-vermelha-p45137/

Com esse redutor de sedimentos: http://loja.weconsultoria.com.br/redutor-de-sedimento-para-torneira-modelo-28e-vermelho-p45128/

Acredito ter deixado um volume morto de 3 a 5 litros...

Como essa torneira pode ser rotacionada em falso, não precisa instalar de forma que a ponta da torneira não encoste no chão, pois eu só viro quando vou esvaziar...Dessa forma tenho menos perda por trub e o redutor de sedimentos ajuda bastante quanto a isso...

Sinceramente não fiz DH ainda nela, farei amanhã....precisaria testar...

Tenho 2 bombonas...uma com furo mais próximo do fundo e outra mais alta (onde o bico da torneira virado para baixo não encosta no fundo). Sinceramente para esse modelo, a segunda opção desperdiça muita breja...
Uns 3 litros de trub deve ser suficiente ;)

Back