• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Belle Saison - Atenuação monstruosa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexrnbr

Well-Known Member
Reaction score
61
Galera, quem aí já trabalhou com Belle Saison da Lallemand? Ela é meio monstra mesmo?

Tô com uma saison indo pra maturação hoje.

Mosturação foi iniciada a 67ºC, tampei a panela e deixei lá quieto por 90min. Ao fim da brassagem, tive uma OG de 1049 (medida no densímetro a 20ºC).

Fermentação correu meio solta, pois minha geladeira estava ocupada com uma outra breja fermentando a 19ºC (medido no poço termométrico). Assim, o baldinho com a saison ficou 5 dias nesse ambiente da geladeira (a temperatura interna da geladeira ficava ali na faixa dos 20ºC). Depois tirei e coloquei dentro de um armário em que a temperatura interna batia uns 25ºC por mais uns 3 dias.

Eis que minha FG chegou a 1000 (medição no densímetro a 20ºC)!!!!!!

É essa monstruosidade mesmo? Análise sensorial dela não demonstra nenhum tipo de contaminação.

Por experiência e por leituras na internet, cepas saison são fominhas assim mesmo, comem tudo e mais um pouco. Elas entram pra regaçar, igual Leandro Donizete.

Comigo foi da Mangrove. Um amigo meu usou da fermentis (se não me engano), e pra mim e pra ele FG 1000 igual a sua.

Com o mangrove Jacks eu fui de 1.052 a 0.998, fermentando a temperatura ambiente.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Só lembrando que essa é a atenuação aparente. Tem que descontar o álcool.

Cepas belgas costumam ser assim msm. Blow off sempre hahaha.

Valeu, galera. Fico mais tranquilo.

Já tinha usado uma cepa belga da mangrove (a M27), mas nunca tinha chegado a esse nível de fome, kkkkkkk.

Tive a mesma experiencia com uma Saison que engarrafei ontem, achei que era pelo mel. Existe alguma forma de reduzir essa fome?

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

Tive a mesma experiencia com uma Saison que engarrafei ontem, achei que era pelo mel. Existe alguma forma de reduzir essa fome?

O percentual de atenuação não vai variar muito. O que você pode tentar fazer é controlar a quantidade de dextrinas pra tentar deixar a cerveja menos seca.

Pra isso você pode usar temperaturas de sacarificação mais altas ou adicionar maltes caramelizados, maltes de dextrina (Carapils) ou até mesmo aveia.

O percentual de atenuação não vai variar muito. O que você pode tentar fazer é controlar a quantidade de dextrinas pra tentar deixar a cerveja menos seca.

Pra isso você pode usar temperaturas de sacarificação mais altas ou adicionar maltes caramelizados, maltes de dextrina (Carapils) ou até mesmo aveia.
Show! Valeu pela dica.

Show! Valeu pela dica.

Back