• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Belgian Blond Ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Reaction score
53
Pessoal, solicito a ajuda dos colegas na crítica da minha receita abaixo.

Será uma Belgian Blond Ale

A ideia é mosturar apenas entre 69-71 C para dar mais corpo para compensar a adição de açúcar (tende a ficar seca com açúcar).

A levedura deve ser uma S33 ou Nothingham.

Sds,

Fabiano da Mata

Attachments

• BBA.pdf
    16.9 KB
E ai cara, brassou ela? o que achou do processo/resultado?

Enbarrilhei ontem. Usei a Nottingham mesmo. Fiz dry hop com Cascade (100 g) 2 dias antes do cold crash. Ficou um excelente aroma. A quantidade de lúpulo da fervura resultou num amargor muito legal para o meu paladar (nao muito amargo). Diria que esta entre as top 3 (já estou na 21 brassagem).

Maravilha, parabens Fdamata, quado estiver pronta poste os resultados pra gente... abraços

Pessoal, solicito a ajuda dos colegas na crítica da minha receita abaixo.

Será uma Belgian Blond Ale

A ideia é mosturar apenas entre 69-71 C para dar mais corpo para compensar a adição de açúcar (tende a ficar seca com açúcar).

A levedura deve ser uma S33 ou Nothingham.

Sds,

Fabiano da Mata

Fdamata,

e aí, como ficou a cerveja?
Como tu fez a adição de açucar dela, na fervura ou posteriormente no fermentador? Atenuou legal?

@tiefensee, a cerveja ficou muito boa, porem um pouco mais escura do que eu queria. Em relação à adição de açúcar, estava previsto, mas esqueci. Eu adiciono geralmente 5 min antes do termino da fervura.

já adicionou açucar em quantidade tão alta (17,5%) na fervura? atenuou legal? não deu stuck fermentation?

Acho que ja adicionei tipo 1,5 kg em 9 a 10 kg de malte. Como o açúcar é 100% fermentável, a tendência é de atenuação legal!

hmmm.. beleza... é que o pessoal tem falado bastante aqui no fórum que quantidades grandes de açucar na fervura é "alimento fácil" pra levedura. Ela iniciaria pela conversão deste açucar e não iria mais agir na maltose (acho que é isto, corrijam se estiver errado), causando stuck fermentation.
Por isso, muitos sugerem colocar a calda de açucar no 4º ou 5º dia de fermentação, quando grande parte do açucar fermentável produzido pelo malte já foi fermentado.

Back