Belgian Blond Ale.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcelo_N

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
145
Reaction score
23
Vou fazer minha primeira Belgian mas nao sei muito bem o que considerar nesse estilo. Pensei numa cerveja clara, levemente doce e aromática.
Quanto ao fermento pensei no Bio4 saison ou o wit. ou ainda no T-58 que tenho sobrando.
Fermentação em 22°. Vou aproveitar a temperatura ambiente do local baixa que tenho disponível e fermentar fora da geladeira.
No lúpulo gostaria de um cítrico no final destacando. Será que o citra dará isso?
Especiarias como casca de laranja ficaria interessante nesse estilo?
Será que poderiam me dar alguma sugestão?

Valeu, abraços!

QUANT. MALTE %

2.100 Kg Pilsen 76,9

0.150 Kg Aveia 5,5

0.150 Kg Viena 5,5

0.130 Kg Cara 50 (Rubi) 4,8

0.200 Kg Açúcar Cristal 7,3



16 g East Kent Goldings (5%aa) 60’

12 g Citra (12%aa) 15’



Levedura T-58 / Bio4_Saison / Bio4_BelgianWit



Mostura 80’ a 68°C



OG 1,058
 
Cara eu tiraria esse viena ai, que não ta fazendo nada praticamente, colocaria um cara blond ao inves do rubi e colocaria um pouco mais dele. Esse citra a 15 minutos finais vai dar aroma, que não é o desejado pra esse tipo de cerveja.
Seguindo mais fiel ao estilo seria melhor não colocar lupulos americanos, mas como tu quer um cítrico do lupulo é o jeito.
A temperatura de mostura não precisa ser tão alta, ela ficaria muito encorpada, normalmente a FG que os softwares te dão sempre ficam abaixo do que realmente fica.
A OG ta muito baixa a faixa pra belgian blonde é: OG: 1,062 – 1,075.

Da uma olhada no BJCP: http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf
 
Cara o viena é o que eu tenho sobrando aí vou tocar na receita, mas pensando bem vou se nao muda a coloração mas estou pensando em compensar no caramelado, talvez mesmo em um cara mais claro. boa idéia.

O fato do lúpulo e da densidade é porque estou me baseando em uma blond que provei e achei ótima. E ela tinha um cítrico muito bom. Fora do estilo, tudo bem, mas ficou legal na receita.

Era bem clara, não tão encorpada, um ótimo aroma condimentado e no sabor no final era cítrico. show de bola. Estou achando q o citra nesses 15 minutos finais vai conferir isso.

Será que o cara nessa proporção vai conferir algo adocicado perceptível? Por isso estava pensando em mosturar a 68°.

Abraço cara, valeu
 
O Citra casa muito bem com levedura belga.
Eu dispensaria o Cara e colocaria mais açúcar no lugar dele.

Qualquer um dos Bio4 produzirá uma boa cerveja, mas o Wit está mais perto do que se espera para uma Belgian blond. Se você usar o saison, terá uma... saison!
 
Uma belgian blond não precisa ter qq complexidade de malte. Ficaria com pilsen e vienna, até uns 10% de açucar, sem problemas... qto a especiarias, não colocaria. O fermento, utilizaria o Belgian da Bio4 ou T-58, e fermentaria a 20C. Se fores mexer na água, dá uma olhada no perfil da Antuérpia.
Abs e boa sorte!
 
Back
Top