Batch Sparge com Fundo Falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Boa Tarde Pessoal

Na minha próxima brassagem vou fazer Batch Sparge, sendo que uso uma panela com fundo falso.

O procedimento que pensei em fazer é o seguinte:

Depois do Mash Out, drenar o primeiro mosto, completar com água a 78ºC, mexer bem com a pá, recircular até formar a cama de grãos novamente e limpar bem o mosto e então drenar este "novo" mosto. As duas drenagens com a válvula aberta ao máximo.

Tá certo?
 
Não recomendaria a válvula aberta no máximo não. O batch sparge na maioria das vezes já possui uma eficiência um pouco mais baixa que o fly sparge (claro se os dois procedimentos estiverem sendo feitos corretamente).

Depois que mexer bem e recircular para formar a cama de grãos, o ideal é fazer uma drenagem mais devagar, para que a cama funcione muito bem como filtro e você tenha uma eficiência maior. Mas, é só a minha opinião, aguardo os colegas mais experientes pois só utilizei batch sparge uma vez.
 
Não recomendaria a válvula aberta no máximo não. O batch sparge na maioria das vezes já possui uma eficiência um pouco mais baixa que o fly sparge (claro se os dois procedimentos estiverem sendo feitos corretamente).

Depois que mexer bem e recircular para formar a cama de grãos, o ideal é fazer uma drenagem mais devagar, para que a cama funcione muito bem como filtro e você tenha uma eficiência maior. Mas, é só a minha opinião, aguardo os colegas mais experientes pois só utilizei batch sparge uma vez.
Na verdade não. Batch sparge normalmente recomenda-se remover o mosto de forma rápida para que a cama volte a assentar.... o princípio é bem diferente do Fly Sparge.

No entanto, eu nunca recomendaria fazer Batch Sparge com fundo falso... só há desvantagens na minha opinião.

Abraço,
 
Concordo com o guenther, fly sparge faz muito mais sentido com fundo falso.
Por que exatamente tu quer fazer batch sparge e não fly sparge? O fly sparge tem a tendência de dar maior eficiência e reduzir a turbidez... No batch sparge as partículas pequenas que estão sobre a cama de grãos depois da recirculação tem a tendência de se misturar novamente no mosto
 
Na verdade não. Batch sparge normalmente recomenda-se remover o mosto de forma rápida para que a cama volte a assentar.... o princípio é bem diferente do Fly Sparge.

No entanto, eu nunca recomendaria fazer Batch Sparge com fundo falso... só há desvantagens na minha opinião.

Abraço,

Poise Guenther, mas se depois de adicionar nova agua ele faz recirculação, a cama já estaria formada, e ele conseguiria uma maior eficiencia abrindo menos a torneira, não/?
 
Poise Guenther, mas se depois de adicionar nova agua ele faz recirculação, a cama já estaria formada, e ele conseguiria uma maior eficiencia abrindo menos a torneira, não/?
Não.

A questão é o seguinte... vamos ver se explico de forma mais completa e compreensível do que antes (quando fui preguiçoso). :)

No Fly/Continuous Sparge, a água que flui constantemente de cima pra baixo é responsável por "enxaguar" os grãos que estão parados, removendo os açúcares. Veja bem, a ÁGUA faz isso sozinha, a ÁGUA remove os açúcares. Desse modo, o que se quer é fazer isso gentilmente pra evitar caminhos preferenciais, ou seja, rachaduras na cama de grãos.

No Batch Sparge, a coisa é COMPLETAMENTE diferente. Primeiro, drena-se o mosto todo. Depois, adiciona-se mais água, MEXE-SE bastante os grãos para que ESSA AGITAÇÃO REMOVE OS AÇÚCARES E DISSOLVA-OS NA ÁGUA, então espera-se um POUQUINHO para que a cama de grãos assente um pouco, recircula-se RAPIDAMENTE (umas 5 ou 7 vezes, até sair relativamente limpo), e então drena-se o novo mosto....... mas aqui está a questão... notem que estamos lidando SEMPRE com os açúcares que já estão dissolvidos no mosto, e quando drenamos o mesmo, estamos simplesmente tirando o mosto cujos açúcares foram removidos não por este fluxo de drenagem, e sim pela agitação eficiente depois que adicionamos água, ou seja, não espera-se que esse ato de drenar remova mais açúcares das cascas.

Ou seja, se o Batch Sparge é BEM EXECUTADO, drenar devagar ou rápido não deveria ter diferença nenhuma, e ainda há teorias de que como a recirculação em cada etapa é pequena, não assentando completamente a cama de grãos, a alta velocidade ajuda a compactar melhor...... e se a cama está compacta, ocupando menos espaço, isso quer dizer que ao final da extração ela fica menos encharcada de mosto, o que gera até uma suave maior eficiência.

Normalmente, se a pessoa faz Batch Sparge e tem eficiência maior por drenar lentamente, é porque está cometendo outros erros, como não mexer direito os grãos, ou até uma mosturação incompleta.

Sinceramente, a última vez que eu pesquisei sobre o assunto deve ter sido lá em 2010 ou 2011 quando estava fazendo pesquisas pesadas sobre essas várias técnicas, mas lembro que um cara famoso que defende a técnica dessa forma é o Denny Conn, respeitado homebrewer americano.

É preciso lembrar que cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, e tem seu motivo original de ser executada dessa forma. Batch Sparge é uma técnica recomendada essencialmente para tinas de mosturação com filtro ruim com único ponto de coleta, como as clássicas caixas térmicas americanas com bazooka. Se fizer um fly sparge com bazooka simples, o resultado não é bom porque o malte logo acima da bazooka vai ser lavado demais, e nas laterais, não vai ser lavado. A técnica de Batch Sparge elimina esse problema, pois a cada drenagem (run-off), mistura-se novamente toda a cama de grãos, e isso faz com que os grãos sejam lavamos de forma uniforme, na mesma intensidade depois de todos os "batchs". Outra coisa que deve-se levar em conta é que o Batch Sparge é pra ser algo fácil, rápido, ágil.

Abraço,
 
Muito bom o texto!!

Aproveitando o assunto, queria alguma sugestão de melhoria na minha lavagem, sendo que uso apenas duas panelas (por restrição de espaço pra guardar hehehe) e não quero usar líquidos quentes em baldes plasticos...

Eu faço assim, batch sparge com fundo falso, pois não tenho HLT pra fazer fly sparge... Dreno o mosto todo pra segunda panela, depois tiro o malte (uso grain bag, sim, com fundo falso...) e coloco a água na mesma panela da mosturação, pra aquecer com a resistência. Aí volto a grain bag pra mesma panela com água já aquecida (deveria considerar a temperatura do grão, mas...) e mexo bem, deixo 15min e dreno novamente.

Tem como melhorar usando esse equipamento simples?
 
Muito bom o texto!!

Aproveitando o assunto, queria alguma sugestão de melhoria na minha lavagem, sendo que uso apenas duas panelas (por restrição de espaço pra guardar hehehe) e não quero usar líquidos quentes em baldes plasticos...

Eu faço assim, batch sparge com fundo falso, pois não tenho HLT pra fazer fly sparge... Dreno o mosto todo pra segunda panela, depois tiro o malte (uso grain bag, sim, com fundo falso...) e coloco a água na mesma panela da mosturação, pra aquecer com a resistência. Aí volto a grain bag pra mesma panela com água já aquecida (deveria considerar a temperatura do grão, mas...) e mexo bem, deixo 15min e dreno novamente.

Tem como melhorar usando esse equipamento simples?
Caraca, que processo maluco. :)

Olha, se tu não usar uma 3a panela ou balde como HLT, ou mesmo usar um fermentador para acumular o mosto enquanto filtra e usar a panela de fervura como HLT durante esse período, não vejo como melhorar.

No entanto, com toda a sinceridade, eu acho que tu precisas te decidir sobre qual técnica queres usar...... e nesse momento tu estás totalmente no meio do caminho entre várias técnicas totalmente diferentes, com objetivos diferentes, e aí obviamente... o resultado é uma técnica trabalhosa e talvez não muito eficiente.

Veja, as técnicas mais utilizadas são essas, e todas tem seus prós e contras:

---------------------------------------------------------

- 3 panelas

----- 3 tier (3 nívels): uma panela em cada altura
---------- PRÓS: permite transferência totalmente por gravidade, e trabalho braçal mínimo em termos de ter que levantar panela, etc.
---------- CONTRAS: precisa de espaço, maior custo com panelas, etc.

----- 2 tier: 2 panelas em uma altura, 1 outra panela em outra altura, seja o HLT mais alto que as outras, ou somente o BK (boil kettle - panela de fervura) mais baixa que as outras
---------- PRÓS: mesma coisa que 3 tier, e um brewstand menos complexo de ser construído
---------- CONTRAS: mesma coisa que 3 tier, só que precisa gastar mais com a bomba, e com conexões, mangueiras, etc

----- Single tier: 3 panelas no mesmo nível
---------- PRÓS: mesma coisa que os outros dois, e ainda por cima talvez nem precise de brewstand... uma mesa grande já serve.
---------- CONTRAS: precisa de duas bombas

---------------------------------------------------------

- 2 panelas: processo parecido com utilizar 3 panelas, e com suas variações de single ou 2 tier, mas se for lavar os grãos, precisa decidir entre algumas opções:

---------- A) Aquecer a água da lavagem num balde alimentício com ebulidor, e durante a lavagem (seja Batch com bazooka, ou Fly com fundo falso) ir adicionando essa água para a panela de mosturação com uma jarra.

---------- B) Usar água fria na lavagem - parece muito estranho, mas já vi um artigo do Braukaiser.com onde ele fez lavagem com água fria e a eficiência não baixou muito - CONTRA: o mosto que sai será mais frio, e vais demorar mais posteriormente pra levantar fervura

---------- C) Não fazer lavagem, ou seja, é quase um BIAB sem grain bag - particularmente, não vejo porque fazer isso pois sempre dá pra aquecer pelo menos um pouco de água em uma chaleira, ou balde alimentício com ebulidor, ou mesmo usar água fria em último caso.

---------------------------------------------------------

- 1 panela

----- BIAB - Brew in a Bag - BIAB deve ser rápido, prático, sem complicações, e com pouco equipamento. BIAB não deveria levar mais do que umas 3 horas do início ao fim de uma brassagem. Faz infusão, espera o tempo de mosturação, retira o malte, e começa a levantar fervura, fazendo ou não diluição.... mas veja, deve ser rápido! Eu vejo um MONTE de gente utilizando BIAB, mas querendo ter eficiência de equipamento normal, e isso é um contra-ponto pois os caras acabam fazendo TANTAS coisas (espremendo o malte, largar água quente por cima da grain-bag, etc, que torna o processo tão braçal quando um equipamento normal, e tão demorado quanto... ou seja, perde completamente o sentido de fazer BIAB.

----- Processo semi-normal com 1 panela: conheço gente que usa só uma panela, faz mosturação, e começa a fazer filtragem com Batch Sparge, acumulando o mosto em fermentadores, e adicionando água com chaleira ou mesmo água fria. Ao final da filtragem, limpa a panela de mosturação, retira o filtro, e devolve todo o mosto dos fermentadores para essa panela, seguindo com a fervura..... e enquanto isso lava os fermentadores e sanitiza. É o trabalho mais braçal e trabalhoso que pode ter, mas funciona, é rápido, e precisa somente de uma panela. Tem um amigo meu que faz levas de 100 litros assim, com panela de 127 iltros.


Ou seja, no teu caso, EU não tenho a mínima dúvida do que eu faria:

- Grain Bag >>>>>> guarda pra fazer algum dry-hopping, sei lá, mas nunca usaria grain-bag com duas panelas.

- Balde alimentício branco + ebulidor pra servir como HLT.... pode ficar no chão mesmo.

- Fly Sparge, adicionando a água de lavagem lentamente com uma Jarra.

Já fiz isso várias vezes, e funciona perfeitamente tal qual um Fly Sparge com 3 panelas.... tudo vai depender da tua execução.

Abraço,
 
Last edited:
Na verdade gostaria de tentar o Batch Sparge para ver se consigo a mesma eficiência (ou muito próxima) e economizo um pouco de tempo, e também para medir direito quanto de mosto consigo escoar da panela.

Estou tendo um pouco de dificuldade de acertar o tanto de mosto que levo para a fervura, estou tirando mais mosto do que deveria, e com OG menor do que deveria. Quero medir direito quanto mosto vai escoar da panela, após a mostura. Aí vou poder medir direito quanta água adicionar no Fly Sparge para conseguir o tanto de mosto desejado.

Então seria uma tentativa para ver como funciona a técnica e também para conhecer mais minhas panelas.
 
Na verdade gostaria de tentar o Batch Sparge para ver se consigo a mesma eficiência (ou muito próxima) e economizo um pouco de tempo, e também para medir direito quanto de mosto consigo escoar da panela.

Estou tendo um pouco de dificuldade de acertar o tanto de mosto que levo para a fervura, estou tirando mais mosto do que deveria, e com OG menor do que deveria. Quero medir direito quanto mosto vai escoar da panela, após a mostura. Aí vou poder medir direito quanta água adicionar no Fly Sparge para conseguir o tanto de mosto desejado.

Então seria uma tentativa para ver como funciona a técnica e também para conhecer mais minhas panelas.
@AntônioMartins, não estou entendendo.

Por que está tendo problema em tirar a quantidade de mosto que queres?

Basicamente, independente se está usando Batch ou Fly..... tens que retirar o mosto e medir o volume que já tens na panela de fervura.

Digamos que queira fazer 25 litros, e pré-fervura precise de 30 litros na panela..... quando chegar nesse ponto, pare de lavar.

Esse tipo de erro só acontece quando a pessoa fica se baseando na quantidade de água que adiciona pra lavar, o que não tem importância alguma..... o que interessa é a quantidade de mosto que se extrai, então quando já tens o que precisa.... simples.... pare de filtrar. Sobrou água ou mosto na panela de mosturação? Vai fora.... e não, isso não baixa eficiência nem nada.

O que não deves fazer é justamente uma mistura de Batch com Fly, ou seja, retirar todo o mosto.... depois começar a adicionar água como se estivesse fazendo um Fly Sparge.... isso por si só gera baixa eficiência.... já fiz vários testes. E se ao adicionar água tu mexer... bom, aí na realidade está fazendo um Batch.

Abraço,
 
@AntônioMartins, não estou entendendo.

Esse tipo de erro só acontece quando a pessoa fica se baseando na quantidade de água que adiciona pra lavar, o que não tem importância alguma..... o que interessa é a quantidade de mosto que se extrai, então quando já tens o que precisa.... simples.... pare de filtrar. Sobrou água ou mosto na panela de mosturação? Vai fora.... e não, isso não baixa eficiência nem nada.

Abraço,

Oi Guenther.

Obirgado pela resposta!!

Era exatamente isso que acontecia! Enchia a panela de fervura e ainda sobrava alguma coisa na panela de mostura.

Fiz a cerveja semana passada e usei o Fly Sparge mesmo, me acertei com as quantidades e foi tudo tranquilo, boa eficiência (OG levemente mais alta que o esperado), panela de fervura cheia até o limite e nada de sobra na panela de mostura.

Vou deixar de lado a experiência com o batch sparge.

Abraço!
 
Um problema de não ter nada na panela de mostura é você ter tirado o final do mosto com gravidade baixa (menor que 1.010). Aumentam as chances de ter algo adstringente. Eu uso este controle: se saiu menos que o esperado, paciência. Se atingiu o volume da panela de fervura antes, então eu paro. Sempre coloco água a mais para a lavagem.
 
Eu sempre tenho a panela de água quente cheia, e nunca sei exatamente quanto de mosto sobra na panela de mosturação.... o que me interesse á o volume na panela de fervura.
 
Mas para o fly-sparge quando está executando mandando direto prs panela de fervura até chegar na quantidade desejada faz a medição da gravidade após o procedimento total do fly sparge? A medição de og é feito depois da lavagem certo?
 
Caraca, que processo maluco. :)

Olha, se tu não usar uma 3a panela ou balde como HLT, ou mesmo usar um fermentador para acumular o mosto enquanto filtra e usar a panela de fervura como HLT durante esse período, não vejo como melhorar.

No entanto, com toda a sinceridade, eu acho que tu precisas te decidir sobre qual técnica queres usar...... e nesse momento tu estás totalmente no meio do caminho entre várias técnicas totalmente diferentes, com objetivos diferentes, e aí obviamente... o resultado é uma técnica trabalhosa e talvez não muito eficiente.

Veja, as técnicas mais utilizadas são essas, e todas tem seus prós e contras:

---------------------------------------------------------

- 3 panelas

----- 3 tier (3 nívels): uma panela em cada altura
---------- PRÓS: permite transferência totalmente por gravidade, e trabalho braçal mínimo em termos de ter que levantar panela, etc.
---------- CONTRAS: precisa de espaço, maior custo com panelas, etc.

----- 2 tier: 2 panelas em uma altura, 1 outra panela em outra altura, seja o HLT mais alto que as outras, ou somente o BK (boil kettle - panela de fervura) mais baixa que as outras
---------- PRÓS: mesma coisa que 3 tier, e um brewstand menos complexo de ser construído
---------- CONTRAS: mesma coisa que 3 tier, só que precisa gastar mais com a bomba, e com conexões, mangueiras, etc

----- Single tier: 3 panelas no mesmo nível
---------- PRÓS: mesma coisa que os outros dois, e ainda por cima talvez nem precise de brewstand... uma mesa grande já serve.
---------- CONTRAS: precisa de duas bombas

---------------------------------------------------------

- 2 panelas: processo parecido com utilizar 3 panelas, e com suas variações de single ou 2 tier, mas se for lavar os grãos, precisa decidir entre algumas opções:

---------- A) Aquecer a água da lavagem num balde alimentício com ebulidor, e durante a lavagem (seja Batch com bazooka, ou Fly com fundo falso) ir adicionando essa água para a panela de mosturação com uma jarra.

---------- B) Usar água fria na lavagem - parece muito estranho, mas já vi um artigo do Braukaiser.com onde ele fez lavagem com água fria e a eficiência não baixou muito - CONTRA: o mosto que sai será mais frio, e vais demorar mais posteriormente pra levantar fervura

---------- C) Não fazer lavagem, ou seja, é quase um BIAB sem grain bag - particularmente, não vejo porque fazer isso pois sempre dá pra aquecer pelo menos um pouco de água em uma chaleira, ou balde alimentício com ebulidor, ou mesmo usar água fria em último caso.

---------------------------------------------------------

- 1 panela

----- BIAB - Brew in a Bag - BIAB deve ser rápido, prático, sem complicações, e com pouco equipamento. BIAB não deveria levar mais do que umas 3 horas do início ao fim de uma brassagem. Faz infusão, espera o tempo de mosturação, retira o malte, e começa a levantar fervura, fazendo ou não diluição.... mas veja, deve ser rápido! Eu vejo um MONTE de gente utilizando BIAB, mas querendo ter eficiência de equipamento normal, e isso é um contra-ponto pois os caras acabam fazendo TANTAS coisas (espremendo o malte, largar água quente por cima da grain-bag, etc, que torna o processo tão braçal quando um equipamento normal, e tão demorado quanto... ou seja, perde completamente o sentido de fazer BIAB.

----- Processo semi-normal com 1 panela: conheço gente que usa só uma panela, faz mosturação, e começa a fazer filtragem com Batch Sparge, acumulando o mosto em fermentadores, e adicionando água com chaleira ou mesmo água fria. Ao final da filtragem, limpa a panela de mosturação, retira o filtro, e devolve todo o mosto dos fermentadores para essa panela, seguindo com a fervura..... e enquanto isso lava os fermentadores e sanitiza. É o trabalho mais braçal e trabalhoso que pode ter, mas funciona, é rápido, e precisa somente de uma panela. Tem um amigo meu que faz levas de 100 litros assim, com panela de 127 iltros.


Ou seja, no teu caso, EU não tenho a mínima dúvida do que eu faria:

- Grain Bag >>>>>> guarda pra fazer algum dry-hopping, sei lá, mas nunca usaria grain-bag com duas panelas.

- Balde alimentício branco + ebulidor pra servir como HLT.... pode ficar no chão mesmo.

- Fly Sparge, adicionando a água de lavagem lentamente com uma Jarra.

Já fiz isso várias vezes, e funciona perfeitamente tal qual um Fly Sparge com 3 panelas.... tudo vai depender da tua execução.

Abraço,

Guenther, poderia dar sua opinião sobre o meu processo?

Seguinte, tenho 2 panelas de 68l e 1 de 32l e uma bomba, mas tenho um fogão de duas bocas só.

Como faço:
Faço a mistura em uma panela grande com fundo falso, depois do mash out recirculo com a bomba.
A água de lavagem aqueço na segunda panela grande na segunda boca do fogão.
Aí coloco a panela pequena em baixo da panela de mostura e começo a filtrar por gravidade e transferir com a bomba a água de lavagem.
Quando a 2ª panela grande esvazia começo a transferir o mosto filtrado de volta para a 2ª panela grande com a bomba onde será a fervura, enquanto a lavagem ainda está terminando.
Aí já ligo o fogo da panela de fervura pra ir ganhado tempo e não perder muito calor.
O que achas desse processo?
Alguma sugestão pra melhorar?
 
Guenther, poderia dar sua opinião sobre o meu processo?

Seguinte, tenho 2 panelas de 68l e 1 de 32l e uma bomba, mas tenho um fogão de duas bocas só.

Como faço:
Faço a mistura em uma panela grande com fundo falso, depois do mash out recirculo com a bomba.
A água de lavagem aqueço na segunda panela grande na segunda boca do fogão.
Aí coloco a panela pequena em baixo da panela de mostura e começo a filtrar por gravidade e transferir com a bomba a água de lavagem.
Quando a 2ª panela grande esvazia começo a transferir o mosto filtrado de volta para a 2ª panela grande com a bomba onde será a fervura, enquanto a lavagem ainda está terminando.
Aí já ligo o fogo da panela de fervura pra ir ganhado tempo e não perder muito calor.
O que achas desse processo?
Alguma sugestão pra melhorar?
Cara... me parece ok, é um processo normal.
 
Back
Top