• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aveia na etapa de Fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
Pessoal,

Vou produzir 10 litros de cerveja do estilo stout com extrato de malte. Gostaria de saber se posso no momento que estiver fervendo a água para depois adicionar o extrato, colocar um grain bag com aveia em flocos.

Minha ideia da aveia é que li em alguns topicos que ajuda na formação da espuma e como o estilo Stout pede uma espuma mais cremosa, estou pensando em usar.

Alguma dica?

obrigado!

jalexandre, obrigado!

Eu tinha visto esse tópico, mas nele o pessoal diz que o ideal é na mosturação e eu estou querendo colocar ja na etapa de fervura só com a água inicialmente, e depois acrescentar o extrato.

Além disso nao sei calcular o tempo que ficaria no grains bag e nem a quantidade de aveia para 10 litros.

Se puder dar uma luz!

Abcs

A questão é, você pretende usar outros grãos para dar cor, sabor e aroma? Acredito que sim, pois o estilo pretendido é Stout.

O John Palmer, na receita que ele dá no 'How to Brew', sugere uma mosturação de grãos especiais por 30 minutos a 68ºC, creio eu.

Pode botar a aveia junto com esses grãos, não precisa separar. Em relação a quantidade, sugiro um tiro inicial de 10% da receita, baseado em receitas que andei olhando na internet.

Está usando kit, ou montando a receita na mão?

Abraço!

Estou usando o kit de extrato de malte da alquimia da cerveja, creio que esteja com tudo que preciso para ter a cerveja dentro do estilo stout, mas quero dar uma melhorada na espuma. Cor, Aroma e etc acho que o kit deve conseguir cumprir com o minimo.

Obrigado!

Estou usando o kit de extrato de malte da alquimia da cerveja, creio que esteja com tudo que preciso para ter a cerveja dentro do estilo stout, mas quero dar uma melhorada na espuma. Cor, Aroma e etc acho que o kit deve conseguir cumprir com o minimo.

Obrigado!

Sinto muito, mas se comprou na Alquimia da Cerveja não tenha muitas expectativas. Eu também quis começar com extrato de malte, comprei duas vezes dessa loja e não deu pra tomar a cerveja, joguei fora. Até que eu resolvi por mim próprio comprar o que precisava em outra loja e montar a receita, deu certo na primeira.

Os kits deles normalmente vão açúcar onde não precisa e já vi usar lúpulos alemães em receita de American Pale Ale. Até hoje não entendi que tipo de drogas o cara usou pra montar esses kits.

Pessoal,

Vou produzir 10 litros de cerveja do estilo stout com extrato de malte. Gostaria de saber se posso no momento que estiver fervendo a água para depois adicionar o extrato, colocar um grain bag com aveia em flocos.

Minha ideia da aveia é que li em alguns topicos que ajuda na formação da espuma e como o estilo Stout pede uma espuma mais cremosa, estou pensando em usar.

Alguma dica?

obrigado!

Aveia é um grão não maltado, contém amido. Se vc adicionar na fervura esse amido não será convertido em açucar, portanto não será fermentável.

O amido pode engrossar bastante a cerveja, mas também pode se tornar um risco, porque oportuniza contaminação. A levedura não consome amido, mas alguns microorganismos são capazes de degradá-lo.

Embora eu já tenha visto sobre adicionar aveia na fervura (madfermentationist) não recomendaria fazer com esse propósito.

Abraço

Sinto muito, mas se comprou na Alquimia da Cerveja não tenha muitas expectativas. Eu também quis começar com extrato de malte, comprei duas vezes e não deu pra tomar a cerveja, joguei fora. Até que eu resolvi por mim próprio comprar o que precisava e montar a receita, deu certo na primeira.

Os kits deles normalmente vão açúcar onde não precisa e já vi usar lúpulos alemães em receita de American Pale Ale. Até hoje não entendi que tipo de drogas o cara usou pra montar esses kits.

Não quero desistimular o David, mas devo concordar com você, @Fagner!!

Alquimia da Cerveja tem umas paradas mega estranhas mesmo.

@davidnunesandrade, o kit desse fornecedor tem má fama justificada. Ingredientes que não batem, receitas incompletas, esse tipo de coisa.

Você pode tentar reproduzir o estilo com o que você tem ai, deixando a aveia por 30 minutos à 55ºC, mas sem malte junto não sei se vai ser tão eficaz, ou aproveitar parte do kit e complementar com grãos, fazendo uma infusão de grãos especiais (cor, sabor, aroma) e depois completando a fervura com o extrato.

Mosturar no saco não é tão dificil, se optar por all-grain, e muitas lojas já vendem o malte moído.

Abraços!

Você pode tentar reproduzir o estilo com o que você tem ai, deixando a aveia por 30 minutos à 55ºC, mas sem malte junto não sei se vai ser tão eficaz, ou aproveitar parte do kit e complementar com grãos, fazendo uma infusão de grãos especiais (cor, sabor, aroma) e depois completando a fervura com o extrato.

Mosturar no saco não é tão dificil, se optar por all-grain, e muitas lojas já vendem o malte moído.

Abraços!

Não resolve mosturar aveia a 55ºC, ela não tem enzimas, não vai acontecer nada além de amolecer um pouco o amido.

Adicionar junto aos grãos de um kit vai depender dos grãos que o kit tem. Se forem apenas maltes caramelo ou torrado, não terão enzimas também, então também não resolve. O açucar deles já está convertido no próprio grão, basta solubilizá-los. Pra fazer um mini-mash, tem que ter grão com poder diastático (preferencialmente alto).

Abraço

Pessoal, sei que muitos tiveram problemas com os kits da alquimia. Comprei 5 kits de estilos diferentes e ja fiz 4 deles... ontem abri a primeira garrafa do kit da English Pale Ale. A cerveja ficou muito boa. Compraria novamente. Já os outros kits ainda nao ficaram prontas depois eu posto minhas impressoes...

Com relacao a stout, vou fazer entao soh com o kit mesmo.

E já estou me preparando para fazer receitas com all grains e ter mais flexibilidade nas receitas e resultados...

Obrigado a todos!

Não resolve mosturar aveia a 55ºC, ela não tem enzimas, não vai acontecer nada além de amolecer um pouco o amido.

Abraço

Fui pesquisar agora e entendi melhor essa questão enzimática. Valeu pelo toque.

Back