• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

aumento de produção

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rômulo Augusto

New Member
Reaction score
0
Olá pessoal, minha primeira vez aqui nos fóruns, já faço ceva faz uns 2 anos, nesse tempo fiz algumas brassagens... todas com sucesso.. kkk deu pra beber tudo... rsrs

Estou querendo aumentar minha produção. Hoje minhas panelas são pra receitas de 30 litros, mas com as perdas e acho que alguma perda de eficiência no processo, sempre da uns 21 a 23 litros final!!!

O que vcs sugerem para que eu possa aumentar a produção! e pra que quantidade. tipo 60, 80 ou 100 litros???
basicamente meu kit é composto por:
1 panela 38 lts com bazooca
1 panela 30 lts
1 fermentador 30 lts
1 maturador 3o lts
1 chiller para resfriamento que eu ligo direto na mangueira de casa (preciso ver o que pode ser melhor pra economizar água)
seria isso, tem as outras coisas básicas, mas que não influenciam na quantidade de ceva!!!!

se alguém puder ajudar.... agradeço

Buenas amigo, eu fiz um upgrade a poucos dias, e é similar o que você pretende fazer, parti de duas panelas de 32,5 litros, com bazuca, para
duas panelas de 68 litros e uma com fundo falso, até agora fiz somente uma leva, mas consegui levar para o fermentador aproximadamente 52 litros
de mosto, antes não conseguia mais do que 23.
Para mim é a quantidade suficiente, pois as minhas produções são somente para o meu consumo junto com familiares/amigos, mas tem que vez o teu
objetivo com o aumento de produção.
O motivo de ter optado por essas panelas é que consigo fazer tanto levas de 25 litros quanto 50 litros, e assim consigo continuar com as minhas
"experiências" no mundo cervejeiro. Segue umas dicas abaixo:

Uma coisa que você vai ter que pensar, é na fonte de calor, na primeira utilizei os meus fogareiros antigos, mas demorou muito para esquentar a
água e para iniciar a fervura, então agora comprei 2 caga-fogo;

Quanto ao resfriamento eu utilizo um chiller de alumínio de 15 metros de 1/2" junto com um pré-chiller de cobre, que fica imerso em um balde com
água e gelo, com isso o resfriamento foi relativamente rápido, como utilizo água de nascente para o resfriamento do mosto não preciso me preocupar
com o consumo, pois após o uso a água volta para o mesmo curso inicial, então não sei o que seria mais eficiente para você, mas utilizar um pré-chiller
já dá um belo auxílio.

Buenas amigo, eu fiz um upgrade a poucos dias, e é similar o que você pretende fazer, parti de duas panelas de 32,5 litros, com bazuca, para
duas panelas de 68 litros e uma com fundo falso, até agora fiz somente uma leva, mas consegui levar para o fermentador aproximadamente 52 litros
de mosto, antes não conseguia mais do que 23.
Para mim é a quantidade suficiente, pois as minhas produções são somente para o meu consumo junto com familiares/amigos, mas tem que vez o teu
objetivo com o aumento de produção.
O motivo de ter optado por essas panelas é que consigo fazer tanto levas de 25 litros quanto 50 litros, e assim consigo continuar com as minhas
"experiências" no mundo cervejeiro. Segue umas dicas abaixo:

Uma coisa que você vai ter que pensar, é na fonte de calor, na primeira utilizei os meus fogareiros antigos, mas demorou muito para esquentar a
água e para iniciar a fervura, então agora comprei 2 caga-fogo;

Quanto ao resfriamento eu utilizo um chiller de alumínio de 15 metros de 1/2" junto com um pré-chiller de cobre, que fica imerso em um balde com
água e gelo, com isso o resfriamento foi relativamente rápido, como utilizo água de nascente para o resfriamento do mosto não preciso me preocupar
com o consumo, pois após o uso a água volta para o mesmo curso inicial, então não sei o que seria mais eficiente para você, mas utilizar um pré-chiller
já dá um belo auxílio.

olá parceiro, valew pela contribuição!!!
o que seria esse caga-fogo?

pq do fundo falso e não continuar com a bazooka?
somente uma panela de 68 litros não seria suficiente para fazer receitas desse tipo? junto com a de 38 que tenho?

abraço!!!

Com panelas de 68l ou maiores, para levas de 50l, tudo muda. Precisa de um fogareiro maior e mais potente, vais ter uma cama de grãos mais pesada, então tua filtragem tem que ser revista.

Hoje eu e meu sócio dividimos os equipamentos: duas panelas de 68l, duas panelas de 22l, fogão industrial, e mais coisas.

Eu faço levas de 23l e ele de 55l. Meu tempo total de brassagem do início até tudo estar limpo e o fermentador na geladeira é em no mínimo 2h menor do que o dele.

A pergunta é qual a intenção do aumento da produção? mais brassagens no setup atual não atenderiam ? Algo como uma micro cervejaria, cozinha de 500l e produção de 5000l.

olá parceiro, valew pela contribuição!!!
o que seria esse caga-fogo?

pq do fundo falso e não continuar com a bazooka?
somente uma panela de 68 litros não seria suficiente para fazer receitas desse tipo? junto com a de 38 que tenho?

abraço!!!

Caga-fogo é um tipo de fogareiro de alta pressão, é só pesquisar no google que você já acha uma imagem dele, e vai entender o nome.

O intuito do fundo falso é realizar recirculação continua e não mexer na cama de grão enquanto faço a mostura, melhorando assim
a clarificação do mosto.

Já o fato de optar por duas panelas de 68 litros, é porque gosto de cerveja de OG alta, com isso posso fazer, por exemplo, uns 40 litros de RIS ou
Dark Strong Ale em uma única brassagem.

Por isso é importante você ter o objetivo definido antes de realizar a compra dos novos equipamentos. Pois para aumentar a quantidade
de mosto que vai para o fermentador, será necessário aumentar a quantidade de grãos da mostura também, então de nada serve uma panela de
fervura grande se a panela de mosturação for pequena.

Claro que você poderá realizar duas mosturações na panela menor e somente uma fervura, ou usar BIAB. Meios e alternativas existem mas tudo
depende de quanta mão de obra e tempo no processo de produção você tem disponível.

Com panelas de 68l ou maiores, para levas de 50l, tudo muda. Precisa de um fogareiro maior e mais potente, vais ter uma cama de grãos mais pesada, então tua filtragem tem que ser revista.

Hoje eu e meu sócio dividimos os equipamentos: duas panelas de 68l, duas panelas de 22l, fogão industrial, e mais coisas.

Eu faço levas de 23l e ele de 55l. Meu tempo total de brassagem do início até tudo estar limpo e o fermentador na geladeira é em no mínimo 2h menor do que o dele.

A pergunta é qual a intenção do aumento da produção? mais brassagens no setup atual não atenderiam ? Algo como uma micro cervejaria, cozinha de 500l e produção de 5000l.

opa!! td beleza?

então quer dizer que uma bazooca não daria certo para uma produção com essas panelas maiores? o motivo de manter bazzoca é so por achar mais facil mesmo.

a intenção é ter mais ceva numa brassagem do que com os equipamentos que ja tenho. assim teria mais ceva disponivel. e estou querendo começar a vender para alguns conhecidos. nada profissional, somente pq o pessoal me pede e ficar dando de graça é foda ne... e penso com essa quantidade que tenho, se vender fico sem.. kkkkkk

fazer mais brassagens, demanda tempo disponivel, o que eu não tenho muito... e um maior numero de processo! ai pensei, se aumentar o equipamento, diminui o numero de brassagens.

micro cervejaria tem um valor bem alto né? dei uma olhada na internet. e valores partem de 7 a 10 mil!!
ou vc conhece algum outro tipo?

Aumentar a produção também vai demandar mais tempo e mais equipamentos. Fermentadores maiores, Erlenmeyer maiores, bombas para as trasfegas (não é fácil mover um fermentador de 60-100l).

Aumenta também os controles e cuidados pois qualquer falha vai impactar em um volume muito maior de produto final.

Quanto a bazuca, dependendo do tamanho da panela e a quantidade de malte, pode haver problemas na velocidade de filtragem do mosto. Cozinhas maiores possuem facas giratórias para "afofar" a cama de grãos.
opa!! td beleza?

então quer dizer que uma bazooca não daria certo para uma produção com essas panelas maiores? o motivo de manter bazzoca é so por achar mais facil mesmo.

a intenção é ter mais ceva numa brassagem do que com os equipamentos que ja tenho. assim teria mais ceva disponivel. e estou querendo começar a vender para alguns conhecidos. nada profissional, somente pq o pessoal me pede e ficar dando de graça é foda ne... e penso com essa quantidade que tenho, se vender fico sem.. kkkkkk

fazer mais brassagens, demanda tempo disponivel, o que eu não tenho muito... e um maior numero de processo! ai pensei, se aumentar o equipamento, diminui o numero de brassagens.

micro cervejaria tem um valor bem alto né? dei uma olhada na internet. e valores partem de 7 a 10 mil!!

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando o Tapatalk

ou vc conhece algum outro tipo?[/QUOTE]

Cada vez mais penso que a solução é a gente se articular pra conseguir a regulamentação de nós, cervejeiros artesanais caseiros. Nada contra as pequenas indústrias, mas acho que o nosso perfil é outro.

(QUOTE) então quer dizer que uma bazooca não daria certo para uma produção com essas panelas maiores? o motivo de manter bazzoca é so por achar mais facil mesmo.

Tem ainda o lance da lavagem menos eficiente com a bozooca. E quanto maior a panela, mais "perda". Claro que cada um com o seu cada qual, o seu processo, mas é bom ter também isso em mente.

opa!! td beleza?

O maior problema que eu vejo em utilizar bazuca em panela maiores, é a chance de caramelização ou até mesmo queimar os
grãos no fundo da panela, pois enquanto o fogo está acesso você vai ter que ficar mexendo a cama de grãos.

A questão de eficiência na hora da lavagem pode ser contornada utilizando a técnica de batch sparge na lavagem dos grãos,
vai demorar mais para clarificar, mas a remoção dos açucares fica mais eficiente.

Segue um link onde tem várias informações e inclusive uma imagem ilustrativa postada pelo Guenther sobre a dinâmica de fluidos
que ocorre na mosturação/filtragem: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/dica-para-nova-panela-bazoka-o-fundo-falso.403842/

Pessoal, eu simplesmente faço uma segunda brassagem com o próprio mosto, fazendo-o concentrado e diluindo no final já no fermentador, consigo dobrar o volume de cerveja com uma panelinha de 15l.

Back