• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Atingir volume da receita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaobeer

Member
Reaction score
2
Faço minhas receitas de 20 litros, o OG e FG ficam quase sempre dentro do esperado, mas não consigo engarrafar estes 20 litros, pois perco no fermentador uns 2 litros.
para conseguir atingir os 20 litros finais devo aumentar o volume para fervura e para que vai no fermentador?

Cara sou iniciante e tenho mesmo problema: acabo com cerca de 18 L no fermentador e engarrafo 16,5 L. As densidades ficam dentro do esperado e eu tenho medo de diluir a cerveja.

Isso faz parte do processo de conhecer seu equipamento. Eu consegui engarrafar exatamente o que eu queria dentro da densidade esperada apenas na 5ª brassagem. É muito importante você saber a taxa de evaporação do seu equipamento bem como possíveis perdas com trub e fermentador. Eu só resolvi isso fazendo marcações exatas nas panelas para ter 100% de certeza do volume que eu levava para cada parte do processo.

Outra coisa que me ajudou muito foi saber quanto da água usar para o sparge. Nas primeiras brassagens eu usava os perfis do BS que diziam X de água para Mash e Y para Sparge. Hoje eu controlo a quantidade de água baseada no corpo que eu quero para a cerveja e no sparge eu simplesmente adiciono a quantidade necessária que eu quero levar para a fervura sabendo o quanto vou perder nela e depois no fermentador.

Por exemplo, se eu quero engarrafar exatos 20 litros e eu sei que minha perda no fermentador é de 2 litros, para trub é 2 litros e em uma fervura de 60 minutos eu perco 4 litros...eu sei que devo levar para a fervura 20+2+2+4, ou seja, 28 litros.