• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Atingir volume da receita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaobeer

Member
Reaction score
2
Faço minhas receitas de 20 litros, o OG e FG ficam quase sempre dentro do esperado, mas não consigo engarrafar estes 20 litros, pois perco no fermentador uns 2 litros.
para conseguir atingir os 20 litros finais devo aumentar o volume para fervura e para que vai no fermentador?

Cara sou iniciante e tenho mesmo problema: acabo com cerca de 18 L no fermentador e engarrafo 16,5 L. As densidades ficam dentro do esperado e eu tenho medo de diluir a cerveja.

Isso faz parte do processo de conhecer seu equipamento. Eu consegui engarrafar exatamente o que eu queria dentro da densidade esperada apenas na 5ª brassagem. É muito importante você saber a taxa de evaporação do seu equipamento bem como possíveis perdas com trub e fermentador. Eu só resolvi isso fazendo marcações exatas nas panelas para ter 100% de certeza do volume que eu levava para cada parte do processo.

Outra coisa que me ajudou muito foi saber quanto da água usar para o sparge. Nas primeiras brassagens eu usava os perfis do BS que diziam X de água para Mash e Y para Sparge. Hoje eu controlo a quantidade de água baseada no corpo que eu quero para a cerveja e no sparge eu simplesmente adiciono a quantidade necessária que eu quero levar para a fervura sabendo o quanto vou perder nela e depois no fermentador.

Por exemplo, se eu quero engarrafar exatos 20 litros e eu sei que minha perda no fermentador é de 2 litros, para trub é 2 litros e em uma fervura de 60 minutos eu perco 4 litros...eu sei que devo levar para a fervura 20+2+2+4, ou seja, 28 litros.

Faço minhas receitas de 20 litros, o OG e FG ficam quase sempre dentro do esperado, mas não consigo engarrafar estes 20 litros, pois perco no fermentador uns 2 litros.
para conseguir atingir os 20 litros finais devo aumentar o volume para fervura e para que vai no fermentador?

Aumenta toda sua receita. caso hoje você calcula produção de 20 pro fermentador mas perde 2. Então na próxima calcula pra 22 que perdendo 2 sobra 20.

Aumente a receita, contabilize as perdas, e faça uma leva para engarrafar o que precisa.

Eu por exemplo, quando quero engarrafar pelo menos 20 litros, faço uma leva de 25 litros no final da fervura. De trub perco de 1 a 2 litros, mais 1 a 2 de borra no fermentador, e sempre sobram entre 20 e 22 litros. Tudo depende da receita, etc. Mas sinceramente.... eu não dou muita bola pro volume final, e sim pro volume no final da fervura, que é o que vai fazer eu conseguir atingir meus objetivos de cor, amargor, etc.

Abraço,

Guenther

Aumente a receita, contabilize as perdas, e faça uma leva para engarrafar o que precisa.

Eu por exemplo, quando quero engarrafar pelo menos 20 litros, faço uma leva de 25 litros no final da fervura. De trub perco de 1 a 2 litros, mais 1 a 2 de borra no fermentador, e sempre sobram entre 20 e 22 litros. Tudo depende da receita, etc. Mas sinceramente.... eu não dou muita bola pro volume final, e sim pro volume no final da fervura, que é o que vai fazer eu conseguir atingir meus objetivos de cor, amargor, etc.

Abraço,

Guenther

Você quer dizer com volume final da fervura o volume que vai pra fervura, correto?

Abraço,

Guenther

Bom dia! Quando vocês falam aumentar a receita, quer dizer aumentar a quantidade dos ingredientes e não só a quantidade de agua que vai para a panela?

Bom dia! Quando vocês falam aumentar a receita, quer dizer aumentar a quantidade dos ingredientes e não só a quantidade de agua que vai para a panela?

Sim, toda a receita, se aumentar somente a água você "desconfigura" toda sua cerveja, vai ficar com menos álcool, menos corpo, menos cor. Precisa ajustar tudo.

Vocês usam o BeerSmith pra fazer as receitas?
Busquem ajustar corretamente quanto perdem em cada etapa. Na filtragem, na evaporação, no trub e no fermentador. Aí a quantidade vai começar a bater.

@lpera
Como vc fez as marcações nas panelas, com aquelas canetinhas fixadoras? To querendo fazer isso também, colocando 1L por vez, mas se fizer do lado de fora não terei exatidão (a olho), e fazendo do lado de dentro a tinta da canetinha entra em contato com o líquido quente, fico com receio de dar merda.

@BrunoMiguell
To na 4ª brassagem, há uns 10 meses estudando sobre, mas ainda não consegui configurar meus equipamentos no Beersmith corretamente. Sabe se tem algum tópico aqui que explica um passo a passo? Ou tem alguma orientação pra me dar?

Abs.

Eu configurei segundo esse vídeo: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=O7stiypaj4E[/ame]
Aí pra tu saber o que colocar em cada campo, tem que arrumar uma forma de medir quanto perde em cada etapa.
Eu fiz uma espécie de régua de inox com as marcações de litro em litro. E tem também essa opção de marcar a panela.

Back