• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aroma e sabor de casca na cerveja pronta

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eloklein

Member
Reaction score
0
Boa noite pessoal.

minhas últimas levas tem ficado com leve sabor e bastante aroma de casca de grãos de cevada.
O que poderia ser isto, tendo em vista que corrijo o ph da água, fervo a água para retirar o cloro, etc?

Abraço

Boa noite pessoal.

minhas últimas levas tem ficado com leve sabor e bastante aroma de casca de grãos de cevada.
O que poderia ser isto, tendo em vista que corrijo o ph da água, fervo a água para retirar o cloro, etc?

Abraço
O que é sabor e aroma de casca?

Pra mim o aroma da casca é o mesmo aroma do grão.

E o gosto, também nunca provei, mas nem consigo imaginar o que seja.

Agora, se tu descreveres de outra forma, aí talvez facilite.

Abraço,

Obrigado pela Resposta Guenther

Vou explicar melhor e colocar mais algumas explicações:

1 - O sabor é semelhante a "serragem" ou "madeira", quando digo a casca me refiro ao sabor dela no final da brasagem, já quase sem açucares e amido. Acredito ser extração de taninos.

2 - Faço cerveja a vários anos e nunca tive este tipo de problema, pois tenho ótimo controle de temperatura de mosturação e Ph.

3 - Este problema começou a ocorrer nas duas últimas brasagens. Comprei uma máquina para amostras para a cervejaria que estou abrindo. É uma máquina da Palenox, de Bento Gonçalves. Funciona semelhante a Mec Bier.
Aquecimento por resistência e o malte fica retido em uma espécie de cesto de inox.

Minha duvida é: será que a "poeira" da moagem pode se acumular na resistência, aumentando a extração de taninos, por exemplo?

Para tentar corrigir este problema, comecei a moer os grãos de forma a deixar as cascas mais íntegras, mas não resolveu o problema.

Taninos não deviam ter gosto adstringente(escreve assim?)? Que eu me lembre isso é tipo comer banana verde, a boca "amarra" toda.

Posso estar errado.

Esquece tanino.

Tanino se extrai com temperaturas MUITO altas, ou pH muito alto. Nada disso aconteceu? Não é tanino. Esquece moer mais fino ou grosso.

Ou seja, o que está sentindo (sinceramente, não faço idéia do que seja pela tua explicação) vem de outro problema, não de taninos.

Pode ser até problema de passivação do equipamento.

Exatamente por este motivo estou confuso. Ela apresenta certa adstringência sim, mas muito leve perto do sabor de "serragem/casca de grãos". Procurei em literaturas e todas falam em moagem muito fina, porém deixei as cascas bastante inteiras.

Sempre fiz cervejas clarificando com fundo falso. O sistema desta máquina é semelhante a BIAB. O que acho que pode estar ocorrendo é que a temperatura do mosto próximo a resistência deve passar de 80°C.

Alguém tem uma Mecbier ou alguma máquina semelhante e teve um problema parecido?

Guenther a passivação faço da seguinte forma: passo água, água com com Kalyclean s330 e no final ácido peracético.

Exatamente por este motivo estou confuso. Ela apresenta certa adstringência sim, mas muito leve perto do sabor de "serragem/casca de grãos". Procurei em literaturas e todas falam em moagem muito fina, porém deixei as cascas bastante inteiras.

Sempre fiz cervejas clarificando com fundo falso. O sistema desta máquina é semelhante a BIAB. O que acho que pode estar ocorrendo é que a temperatura do mosto próximo a resistência deve passar de 80°C.

Alguém tem uma Mecbier ou alguma máquina semelhante e teve um problema parecido?

Guenther a passivação faço da seguinte forma: passo água, água com com Kalyclean s330 e no final ácido peracético.
O que você fez não tem nada de "passivação".

Passivação é em relação ao aço inox, e isso precisa ser feito com um ácido, como ácido nítrico, por exemplo.

O que você NÃO deve usar nesse equipamento é a única coisa que afeta o Inox..... Cloro, justamente o que há em abundância no S330.

A Kalikim tem produto específico pra isso, mas não me lembro o nome. Teria que ligar pra eles.

Abraço,

Olha achei esse texto no HominiLupulo, espero que ajude:
Cascas / Grãos
"Esses sabores são parecidas com sabores adstringente produzidos a partir das cascas de grãos. Esses sabores são mais evidentes em todas as cervejas all-grain, devido à deficiente moagem dos grãos ou práticas de sparging. Se as cascas dos grãos são retalhadas por esmagamento durante a utilização de um moedor de cereais, por exemplo, estes sabores são mais susceptíveis a serem extraídos durante o sparge. Siga os mesmos procedimentos recomendados para evitar adstringência para corrigir o problema.
Sabores de grãos podem ser também ser provocados por malte muito tostados ou uso de muito malte tostado. Se você está fazendo o seu próprio malte torrado, deixe-os guardados pelo menos duas semanas após a moagem para os compostos aromáticos mais fortes posam dissipar-se. Maturar a cerveja gelada por um mês ou dois ira muitas vezes diminuir estes compostos fortes pela levedura."

O link é esse aqui:
http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/off-flavours-os-defeitos-mais-comuns-nas-cervejas/

Obrigado pela força pessoal.

Fiz uma nova brasagem no final de semana e fiz algumas alterações.
Lixei muito bem a resistência que estava queimando, moi o malte de forma a deixar os grãos mais íntegros, baixei um pouco mais o PH - para 5, e fiz uma receita que não continha trigo.

A cerveja está fermentando ainda, mas na vez passada o sabor e aroma já eram perceptíveis. Creio que seja apenas algum ajuste por tratar-se de uma máquina semi-automática.

Abraço

Back